domingo, 3 de julho de 2016

MUSEUS DE TIRADENTES PARTE 2 - CASA PADRE TOLEDO

A Inconfidência Mineira, movimento ocorrido em 1789 na capitania de Minas Gerais,  foi uma das conjurações mais importantes ocorridas durante a fase colonial da história brasileira e significou, em apertada síntese, uma luta pela liberdade do Brasil em relação a Portugal. A questão envolvendo impostos e extração de ouro foi a causa principal da revolta. Grande parte das reuniões e decisões do emblemático movimento ocorreram em duas cidades: Ouro Preto (então Vila Rica e principal foco) e Tiradentes.  Em Tiradentes, basicamente pela influência de um líder local: Carlos Correia de Toledo e Melo, mais conhecido como "Padre Toledo". 



Padre Toledo nasceu em São Francisco das Chagas de Taubaté, na capitania de São Paulo, em 1731. Veio de uma curiosa família de cristãos: duas de suas irmãs viraram freiras; um outro irmão era padre; outro era franciscano e, posteriormente, tornou bispo em Angola; e seu pai, depois de viúvo, tornou-se padre também. Outro irmão, Luís Vale de Toledo Pisa, envolveu-se, como Padre Toledo, na Inconfidência Mineira, sendo também preso em 1789. 

Ao chegar para o exercício do comando paroquial da Vila de São José Del Rei (hoje Tiradentes) pelo qual foi designado ainda em Portugal, Padre Toledo já era um homem muito rico. Assim, mandou construir um belo casarão na Rua do Sol (que hoje é o museu "Casa Padre Toledo"), com amplos salões, biblioteca, sala de jantar, sobrado e forros pintados.

A casa de Padre Toledo, hoje um museu em Tiradentes.
A primeira reunião dos inconfidentes em Rio das Mortes deu-se em 1788, tendo como pretexto o batizado de dois filhos de Alvarenga Peixoto (outro inconfidente) com Bárbara Heliodora. Padre Toledo era visto pelos colegas como radical.

Toledo e seu irmão, Luiz Vaz, foram condenados pela coroa portuguesa na sentença máxima, que era a morte na forca. No entanto, tiveram suas penas reduzidas: Luiz Vaz foi para Angola, onde morreu; e Padre Toledo foi para Lisboa, enclausurado até a morte, falecendo aos 72 anos, em 1803. 

Toda essa história e a beleza da Casa de Padre Toledo estão à disposição dos visitantes em Tiradentes. O museu conta, além dos fabulosos forros no teto, com salas bem interessantes  e um acervo de pinturas. Abaixo as salas da Casa de Padre Toledo e todas as explicações:





Sala dos Espelhos.

Forro do teto.








Serviço.

Casa Padre Toledo (Museu Padre Toledo)
Rua Padre Toledo. Tiradentes
Entrada paga.
Inaugurado em dezembro de 2012.
Funciona de terça a domingo, das dez da manhã às dezesseis e trinta da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário