domingo, 20 de março de 2016

GENT, A MARAVILHOSA CIDADE BELGA!

Fundada no século VII no entorno de duas abadias, "Saint Baaf" e "Saint Peter", Gent (Ghent, Gante em português), chamada de Ganda naquela época, é uma das cidades mais bonitas da Bélgica, embora com menos fama que a vizinha Bruges.
A bela cidade de Gent, na Bélgica.
Mais uma vista da bela cidade de Gent.
 A cidade, localizada no Flandres, a riquíssima região belga, repousa entre os rios Schelde e Leie. Seu centro histórico, um dos mais bonitos da Bélgica, foi construído entre os séculos XIII e XIV. A produção de tecidos fez da cidade um importante centro comercial. Posteriormente, a urbe se destacou também na produção têxtil e se tornou um importante centro universitário. Hoje abriga uma população jovem que a torna um vibrante local. 
 
Vista de Gent a partir do Belfort.

No século nono, vale dizer, a cidade foi destruída pelos normandos. A partir daí foi construído um dos ícones locais, a fortaleza chamada "Gravensteen", habitada pelos condes que dominavam a cidade.  O mais famoso deles foi "Balduíno Braço de Ferro".  O castelo hoje abriga um museu, sendo um interessante exemplo de arquitetura medieval. Há uma sala com objetos de torturas que ocorreram no local.

Gravensteen de Gent.


No Gravensteen de Gent. A visita vale a pena.

Dentre as outras grandes atrações da cidade, algumas se destacam.

Em primeiro lugar, devemos ressaltar a "St. Baafskathedraal" ou "Catedral de São Bavão". São Bavão, nome pouco conhecido até nos meios católicos, é um santo que nasceu em Gent, no século  É um belíssimo monumento de arquitetura gótica. No interior, o destaque vai para o púlpito, arte rococó pura derivada do trabalho de Laurent Delvaux, que foi completado em 1745. Destaque também para a maravilhosa pintura "Adoração do Cordeiro de Deus", localizada numa capela especialmente construída para guardá-la. A obra de arte é atribuída a dois irmãos, Jan e Hubert Van Eyck.


A magnífica "Adoração do Cordeiro de Deus".
Talvez o maior símbolo de Gante seja o Belfort, construído nos séculos 13 e 14. É possível subir a torre e ver o seu sino, um dos maiores do mundo. A vista também compensa, embora Gante pareça ser uma cidade mais industrial e menos bucólica que Bruges.

O Belfort é um símbolo de Gante.

Belfort.

 Outros locais de interesse da cidade, passíveis de visitação para quem tem mais de um dia para passear: Igreja de São Nicolau (Sint-Niklaaskerk, em homenagem ao inspirador do Papai Noel); Museu de Design de Gent (Museu de artes decorativas);  STAM (Museu da cidade de Gent);  Museu Voor Schone Kunsten (acervo de arte pré-moderna de Gent - ali está "Descida da Cruz", de Bosch); SMAK (galeria de arte moderna); Het Huis Van Alijin (museu folclórico); Dulle Griet (canhão símbolo da cidade, situado às margens do rio Leie); e Graslei e Korenlei (duas ruas com construções interessantes).

A bela igreja de São Nicolau.

Para se chegar em Gent, a melhor opção é trem - meia hora a partir de Bruxelas Central. Preços do trem são mais baixos durante o fim de semana. Da estação para o centro histórico a caminhada dura quinze minutos.

Estação Gent-Sint-Pieters.

Gent, a bela cidade universitária cheia de história para contar, é um excelente "bate-e-volta" a partir da capital belga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário