terça-feira, 27 de janeiro de 2015

BONDINHOS AÉREOS, A NOVIDADE DA CACHOEIRA DO CARACOL!

Canela, na "Região das Hortênsias" da Serra Gaúcha, é uma cidade que conta com algumas atrações bastante interessantes.  A maior delas é, sem dúvida, a bela "Cachoeira do Caracol". 

A "Cachoeira do Caracol" é uma das mais visitadas do Rio Grande do Sul, e sua fama advém justamente do cenário fascinante que a compõe - um paredão rochoso, uma exuberante mata nativa ao redor e a volumosa queda d´água . A queda tem 131 metros de altura.

A bela Cascata do Caracol é a maior atração de Canela. 
A Cascata faz parte do "Parque do Caracol", atração considerada quatro estrelas ("não deixe de ir") do guia 4 rodas. Mas aqui vai uma advertência: o "Parque do Caracol" e o "Bondinhos Aéreos Parques da Serra" tem entradas diferentes, sendo, portanto, atrações diferentes.

O Parque conta com várias opções para se fotografar a impressionante cachoeira: o mirante, com vista da cascata, vale e mata nativa, grátis; o Observatório Ecológico, com elevador panorâmico e taxa de nove reais; e, para os fortes e com bom preparo físico e saúde, a "Escada da Perna Bamba", que faz jus ao nome - é uma escada com 730 degraus, após caminhada de cerca de quarenta minutos. O complexo do Parque do Caracol conta ainda com um Centro Histórico Ambiental, a Estação Sonho Vivo, um restaurante e algumas lojas.  

Hoje,   os "bondinhos aéreos"  aparecem também como opção para as pessoas que querem passear, mas não têm tanto fôlego para descer a escadaria de 730 longos degraus...

Os "bondinhos aéreos". Uma opção bonita para se divertir em Canela. 


Bondinhos aéreos não muito distantes dos carros estacionados, chegando à estação Central.

Os "bondinhos" são seguros e fáceis de usar. Em seu interior, é possível a presença de oito pessoas. Basicamente, são três níveis, ou melhor, estações: a "Central", a "Animal" e a "Cascata". A primeira estação utilizada pelo turista é a "Central", em que há estrutura de lojas. Nela forma-se fila para se iniciar o passeio (grandes filas na alta estação, leia-se inverno e final de ano). Após, sobe-se até a estação "Animal" para, em seguida, descer até a estação "Cascata', onde há um mirante para se tirar belas fotos de toda a paisagem referente à Cascata. Lembrando que o mirante daqui é diferente do mirante do Parque do Caracol...


O mirante dos Bondinhos Aéreos. Canela, RS. 


Na estação "Animal", vale a visita ao "Espaço das Esculturas que Falam", onde é possível se divertir com o trabalho de Masaharu Hata (1938-2010), criativo escultor oriental que talhou em madeira bichos e respectivos sons. Para se ter o melhor som, basta esfregar na madeira os apetrechos de mão que estão em cada escultura - o som dos animais é perfeito...

O Bondinhos Aéreos funciona todos os dias de 9 às 17:30 horas (horário de encerramento da bilheteria). Adultos pagam 36 reais; crianças de 0 a 5 anos não pagam nada; de 6 a 12 anos e acima de 60 anos pagam 18 reais. Há descontos para grupos de empresas de turismo. 

Já o Parque do Caracol funciona todos os dias, sendo os horários de 8h45min às 17h45min, de segunda a sexta e até as 18 horas nos sábados, domingos e feriados. O valor das entradas é de 18 reais, para pessoas de 12 anos aos 60.

Para maiores informações, acessar www.parquesdaserra.com.br e www.parquedocaracol.com.br.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

NOVA PETRÓPOLIS, BELO PASSEIO A PARTIR DE GRAMADO!

A região turística brasileira denominada "Serra Gaúcha" é prodigiosa em atrações. Ali temos belas cidades, paisagens exuberantes e um povo marcado pela herança cultural europeia. Nova Petrópolis é uma das cidades que forma o quarteto conhecido como "Região das Hortênsias (as outras são Gramado, Canela e São Francisco de Paula), sendo marcada decisivamente pela colonização alemã.

Nova Petrópolis, cidade fundada por alemães em 1824, é um passeio "bate-e-volta" bem interessante a partir de Gramado. Para ir até lá, recomenda-se alugar um carro em Gramado (ou mesmo em Porto Alegre), já que as outras opções não são boas: os ônibus são cheios (andam, inclusive, com passageiros em pé) e têm horários escassos; os táxis são caríssimos (cobram cerca de 110 reais a corrida de 35 quilômetros entre as duas cidades); e os roteiros turísticos de agências são caracterizados pelo corre-corre de sempre e pelo engessamento do turista (que fica obrigado a consumir nos lugares indicados pelos guias), agradando mais pessoas de "melhor idade" .

Em matéria de compras, o predomínio são das lojas de malhas.  São diversas na cidade, a maioria concentrada na avenida 15 de Novembro. Em maio, a cidade sedia o "Festimalha" no centro de eventos. A cidade de alma alemã conta também com a interessante loja "Kuko´s", onde se vendem relógios de parede e os tradicionais "cucos". Fica também na avenida 15 de novembro, mais precisamente no número 601. 

O lugar mais interessante da cidade é o Parque Aldeia do Imigrante.  É um parque localizado no centro da cidade, com dez hectares, a maior parte de mata nativa. O mais curioso do parque é a aldeia histórica alemã, onde há antigos prédios históricos reconstruídos com base na técnica "enxaimel". A aldeia histórica retrata o modo de vida entre os anos de 1870 e 1910. Muito interessante. Destaque para a igreja do local. No mesmo local, o "Museu Histórico Municipal" , com objetos e roupas características alemãs, guarda algum interesse também. Curiosidade: o parque conta com um local chamado "Dohiô", destinado à prática do sumô, esporte típico japonês. Tal homenagem ao Japão é derivada do intercâmbio que Nova Petrópolis teve com o país oriental ainda na década de noventa do século passado. 


Entrada do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, RS. 

O segundo ponto turístico mais procurado é a "Praça das Flores" (ou "Praça da República).  É um belo lugar, com jardins que formam um maravilhoso colorido.Outras atrações da praça: a Casa do Artesão, o monumento "Portal Verde da Imigração", o "Monumento do Cooperativismo" (a cidade é a "capital nacional do cooperativismo") e o "Labirinto Verde"

A Praça das Flores. 


"Labirinto Verde", das atrações da praça, merece algumas palavras. O lugar faz a festa de crianças e adultos com a brincadeira de se achar o caminho certo da saída. É feito de arbustos e é um lugar no mínimo curioso. 


Labirinto Verde. Nova Petrópolis. 
A cidade ainda conta com outras atrações: a "Torre Medieval", pórtico de entrada da cidade, aberto diariamente das 9 às 18 horas, gratuito; o "Moinho Rasche"; o "Morro Mallakoff", que se constitui por paredões de pedra basáltica de mais de 100 metros de altura; o "Panelão de  São Roque", lago com saída subterrânea; a "Praça Padre Theodor Amstad", que homenageia o fundador do cooperativismo brasileiro; o simples, mas belo, "Portal Jardim da Serra Gaúcha", que se localiza no Km 6 da RS 235; e o "Recanto dos Pioneiros", local local que foi residência de pioneiros colonizadores alemães e onde é possível conhecer um pouco da cultura alemã.

A cidade conta ainda com roteiros turísticos.  sendo o mais conhecido o "Alemães do Sul".  O passeio custa 35 reais, tem que ser agendado e passa por cinco propriedades rurais, onde se pode conhecer o modo de vida dos boêmios. Mais informações no www.alemaesdosul.com.br e o agendamento pode ser feito pelos telefones (054) 3298-8092 e (054) 3298-8064.

Outro roteiro turístico é o "Roteiro do Cooperativismo". É uma visita guiada para se conhecer as origens do cooperativismo, iniciado em 1902 pelo Padre Theodor Amstad. Passa pelos pontos turísticos principais da cidade. Requer agendamento ( 054- 3281-8100). 

Nova Petrópolis é sede da matriz da empresa calçadista "Dakota". O roteiro pela fábrica de calçados é feito por passarela suspensa, com vídeo e explicação de guias.  Após, os visitantes vão para o Outlet Dakota. Agendamentos pelo fone (054) 3281-8100. 

Vale ainda destacar que o "Café Colonial", banquete típico alemão, é uma tradição gaúcha também com raízes em Nova Petrópolis.  O cardápio inclui pães, bolos (incluindo o "cuca", bolo típico alemão), schimier (geleia), tortas, frios, salsicha, linguiças, amanteigados e itens italianos e gaúchos também, como suco de uva, galeto e lombo de porco. Em geral servem como bebida café, chá de maçã e leite. Enfim, muita comida. A título de curiosidade, não custa lembrar que o café colonial é uma tradição derivada do Kerb, evento que comemorava inauguração de igrejas alemãs. O restaurante mais indicado para se experimentar o "Café Colonial" em Nova Petrópolis é o "Opa´s Kaffeehaus".

Enfim, Nova Petrópolis é uma cidade que merece, seguramente, uma maior atenção por parte dos turistas que visitam a região chamada "Serra Gaúcha".

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TURCOMENISTÃO

Bandeira do país.


Bandeira do Turcomenistão. 
Bandeira adotada em 24 de janeiro de 2001. 

As cinco estrelas representam as regiões do país (Ahal, Balkan, Dasoguz, Lebap e Mary). O verde é a cor do país. A ornamentação representa os desenhos dos cinco tipos de carpetes do país.



Mapas e localização do país.


Mapa do Turcomenistão. 


Localização do Turcomenistão na Ásia Central.

Dados do país


Continente: Ásia Central.

Capital: Ashgabat (Asgabate).

Cidades principais:  Turkmenabat, Dasoguz, Mary, Balkanabat, Bayramali.

Língua: Turcomeno.

Moeda: Manat Turcomano.

População:  5 milhões de habitantes.

Atrações turísticas principais: Cratera "Porta do Inferno", também chamada de "Cratera de Darvaz" (Deserto de Karakum); Merv Antiga; Mesquita de Gurbanguly Hajji; Ruínas de Gonur-Tepe; Nisa; Kunya-Urgench; Dehistan/Mishirian; Reserva Natural Kugitang;  Reserva Natural Badhyz; Reserva Natural Syunt Hasardag; Koytendag; Reserva de Biosfera Repetek; Reserva Natural Amudarya; Reserva Natural Hazar; Rota da Seda no Turcomenistão. 

Porta do Inferno, fotografada por Tormod Sandtorv (CC BY - SA 2.0)


Patrimônios Mundiais da UNESCO:  

Merv Antiga (1999).

Merv.  CC BY-SA 2.0 . Por Peretz Partensky from San Francisco, USA

 Kunya-Urgench (2005)

 
Kunya - Urgench. Por Hergit  CC BY-SA 3.0


 Nisa (2007).

Nisa. Por Bjørn Christian Tørrissen - http://bjornfree.com/, CC BY-SA 4.0

Melhor época para visitação: abril/maio/setembro/outubro.

Site: http://www.lonelyplanet.com/turkmenistan

Atualidades: Ex-república socialista soviética, o Turcomenistão, independente deste 1991, foi governado, da independência até 2006, pelo presidente vitalício  Saparmyrat Nyyazow (1940-2006), apelidado de "O Pai de Todos os Turcomanos". O regime era extremamente fechado, o que tornou o país pouco conhecido internacionalmente, embora seja parte da histórica "rota da seda".  O presidente pós Nyyazow, Gurbanguly Berdimuhammedow, parece manter o mesmo estilo de governar do antecessor. Notícias dão conta de que o governo exerce controle sobre a internet. 

Curiosidades: A Porta do Inferno é a atração mais curiosa do país. Trata-se de uma cratera com 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade, que está em chamas desde 1971. A cratera surgiu a partir de escavações dos soviéticos em busca de petróleo e gás natural. A partir disso, e como a cratera estava cheia de gases tóxicos, os soviéticos resolveram queimá-la. O fato é que a cratera continua queimando, indefinidamente. Corrente minoritária de pesquisadores afirma, em desacordo com essa teoria, que a formação é natural.