domingo, 6 de dezembro de 2015

LUXEMBURGO, O RICO GRÃO-DUCADO!

O continente europeu tem alguns microestados ( países com área inferior a 1.000 km²), como Andorra, Malta, Lietchtenstein, Mônaco, San Marino e Vaticano, e outros pequenos estados, como Chipre e Luxemburgo, o último com 2.536 km². E é do Grão-Ducado de Luxemburgo, país que fica, a três horas de Bruxelas e a duas horas de Paris (tempo em trem), que falaremos a seguir.

Mapa de Luxemburgo. A capital, e maior atração, está ao sul.


n
Estação de trem em Luxemburgo, o Grão-Ducado.

Primeiramente, é bom que se explique o que significa um "grão-ducado". Grão-ducado é um reino governado por um "Grão-Duque", governante saudado pela expressão "Vossa Alteza Sereníssima". O título nobiliárquico surgiu na Borgonha, ainda na Baixa Idade Média, perpassando, pela história, Lituânia e Toscana, esta última quando o Duque de Florença Cósimo I foi transformado em Grão-Duque da Toscana. Após, Napoleão dissolveu o Sacro Império Romano-Germânico e conferiu títulos de grão-duques a alguns nobres, o que aumentou o número de reinos com tal distinção, inclusive Luxemburgo. Hoje o único grão-ducado existente é Luxemburgo.

Luxemburgo, na atual configuração, existe desde 1839, graças a William II, rei da Holanda e depois Grão-Duque de Luxemburgo. Desde então, a cidade de Luxemburgo tem sido o lugar onde vivem os "grão-duques" e as áreas urbanas começaram a se desenvolver. Desde 1952, a cidade é sede da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. É, ainda, importante centro econômico europeu.

A região moderna de Luxemburgo.
 O Grão-Ducado tem um notável índice de desenvolvimento humano - é considerado "muito alto", tendo ficado em 21º lugar no ano de 2014, à frente da Finlândia e empatado com Bélgica e Áustria.  Tem também uma das maiores rendas per capita do mundo. Além da capital, o país conta com outras duas regiões, doze cantões e 116 comunas. Tem apenas 80 km de extensão norte-sul. Fala-se, além do luxemburguês, o francês e o alemão.



Uma lista dos locais imperdíveis de Luxemburgo (Cidade de Luxemburgo): as fortificações subterrâneas - "Casemates"; "Catedral de Notre Dame"; "Obelisco da Mulher Dourada"; Ponte Adolphe; Fortificações Petrusse;  "Praça das Armas"; "Hotel de Ville";  Praça Guilherme (com estátua de William II em um cavalo); "Palácio do Grão-Duque"; "Mercado de Peixes" (The Marché aux Poissons); "Um Bock"; Praça Clairefontaine"; "Igreja do Espírito Santo"; "Praça do Espírito Santo": "Monumento Nacional da Solidariedade"; "Promenade de La Corniche"; "Igreja St. Michel"; "Dent Creuse"; "Ponte Grande Duquesa Charlotte"; "Castelo dos Condes e Duques de Luxemburgo"; "Igreja São João Batista"; "Ponte Grund"; "Capela St. Quirin""Tour Malakoff"; "Kirchberg Plateau".


A Catedral de Notre Dame de Luxemburgo.


"Kasematten Bockfelsen, Luxemburg" (Fortificação subterrânea) by Dan Castiglia, Schnékert 

Pontes são marcas registradas de Luxemburgo.
Muita natureza e um belo edifício de Luxemburgo.

 
O rio Alzette atravessa a Cidade de Luxemburgo.

A Igreja de São João Batista.
 
O Palácio do Grão-Duque de Luxemburgo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário