quinta-feira, 2 de julho de 2015

STONEHENGE, MÍTICA E MÍSTICA!

O interior da Inglaterra revela belas surpresas. Um lugar bastante interessante é o monumento pré-histórico "Stonehenge". 

A beleza das pedras mágicas de Stonehenge, na Inglaterra

"Patrimônio Mundial da Unesco" desde 1986, Stonehenge ainda é motivo de muitas controvérsias e está envolto em um mistério - estamos falando de uma construção do período pré-histórico (mais especificamente a Idade do Bronze no Neolítico), sendo impossível precisar a origem, a intenção e a forma como aquelas pedras foram ali colocadas.

As pedras. 


A teoria mais aceita é que o monumento megalítico  tenha sido obra de astrônomos e matemáticos, tal a precisão na colocação das pedras - a forma circular indica o posicionamento do sol e as mudanças de estações. Enfim, o local servia de base para a observação precisa do sol e da lua. Muitas outras teorias foram difundidas, chegando-se até a cogitar ser obra de extraterrestres, ou obra para cultos religiosos, mas o que prevalece no meio científico é a do estudo astronômico. Stonehenge é, para essa teoria mais aceita, como um computador, capaz de prever eclipses e fenômenos celestiais.



Ao longo dos anos ocorreram várias descobertas científicas acerca do místico local, redundando em três consensos.

O primeiro, surgido recentemente a partir de descobertas realizadas por cientistas e arqueólogos,  é a de que Stonehenge já teve formato circular. Hoje é entendimento pacífico.

O segundo veio à lume em 2012.  Geólogos de universidades do Reino Unido (Leicester e Gales) descobriram que as pedras foram arrastadas a partir de uma pedreira localizada no País de Gales, 260 km do local onde hoje se encontram.

Outro consenso, o terceiro, é a de que o famoso monumento, ao contrário das crenças populares, não foi construído pelos druidas, sacerdotes que viveram na Inglaterra três séculos antes de Cristo. O monumento já estava ali mil anos antes...

A grande dúvida mesmo, além finalidade do monumento megalítico (já ressaltada linhas atrás), é como as pedras foram arrastadas - muitos cientistas falam em deslocamentos durante a era glacial; outros preferem acreditar na engenhosidade humana principalmente utilizando-se de troncos de árvores.

O local conta com uma infraestrutura básica - há um centro de visitantes, com loja, um museu interativo e vários ônibus que levam os visitantes do centro até o monumento.

O estranho, e feio, centro de visitantes de Stonehenge. 

O ônibus que conduz os visitantes ao monumento megalítico. 

Depois de descer do ônibus, há ainda um caminho a percorrer...

A placa indica o fim da jornada nas famosas pedras....

Para se chegar à Stonehenge, o viajante conta com várias opções: por trem, de Londres a Salisbury, depois ônibus de Salisbury até o sítio arqueológico; de carro - cerca de 100 km de Londres; ou ainda nas muitas excursões de um dia organizadas a partir de Londres- geralmente Stonehenge é associado a outros passeios, como Bath.

Cada vez mais a Inglaterra pensa em proteger Stonehenge - a possibilidade de se chegar até lá de carro vai ficando cada vez mais difícil, com o fechamento de estradas para visitantes no entorno do monumento megalítico.

Enfim, Stonehenge. Um desafio para a ciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário