quarta-feira, 17 de junho de 2015

BATE-VOLTA: BRUXELAS

Em viagens à Europa, uma das melhores possibilidades dadas ao viajante é justamente ter uma cidade como base para passeios bate-volta, principalmente por trem. 

Bruxelas, na Bélgica, por sua localização central, permite uma série de passeios por localidades localizadas a poucos quilômetros de distância.

A capital belga, diga-se, é servida por várias estações de trem, sendo três as principais: a Bruxelas Central (como o próprio nome indica, localizada no coração turístico da cidade, a poucos metros da Grand Place); a Bruxelas-Midi (ou Zuid, em holandês); a "Bruxelas-Nord" (ou "Noord")

Bruxelas-Central e Bruxelas-Midi são as duas mais importantes, e certamente  concentram todos os destinos belgas em seus domínios. Vale dizer que a Bruxelas-Midi ainda recebe trens internacionais como os das companhias Eurostar e Thalys. 

Abaixo, temos uma síntese, em forma de quadro, dos destinos bate-volta mais interessantes, e recomendáveis, para o viajante a partir de Bruxelas. Lembramos que cidades como Amsterdam, Paris e Londres requerem mais dias para uma visitação mais completa e abrangente - uma semana seria o ideal.

Sites para consulta de itinerários e passagens: www.belgianrail.be; www.thalys.com; www.eurostar.com.

Algumas dicas importantes para a utilização dos trens na Bélgica:

1) Nos finais de semana, as passagens para cidades como Bruges, Antuérpia, Ghent e Luxemburgo costumam ser mais baratas;

2) Com relação ao destino "Luxemburgo" não confundir com a estação "Bruxelas-Luxemburgo", que é uma das primeiras paradas do trem em direção ao Grão-Ducado. A estação de Luxemburgo é só Luxemburgo;

3) Para se comprar passagens, duas possibilidades: ou diretamente com os vendedores nos guichês das estações ou nos equipamentos eletrônicos, localizados em todas as estações com a sigla da Belgian Rail;

4) Para viagens internacionais, se não tiverem sido agendadas via internet, deve-se procurar os guichês;

5) A estação de trem de Gante ("Gent" em holandês; "Gand" em francês) é "Gent-Sint-Pieters" - é bom não confundir "Gante" (Gent/Gand) com Genk, que é outra cidade belga;

6) O bilhete do trem vale para o dia todo, ou seja, você faz o seu horário. Assim, para Bruges, por exemplo, compra-se Zona Bruxelas para Zona Brugges ida e volta;

7) Para consultar os horários de todos os trens, recomenda-se ir a um guichê, já que nesses locais o funcionário costuma ser prestativo e imprimir os horários; ou então, consultar os horários em quadros amarelos existentes na estação (olhar o nome da cidade a ser visitada no quadro, que pode vir em belga ou holandês). Nem sempre a cidade desejada será o destino final do trem- para Bruges, por exemplo, pode-se pegar dois trens: o que vai para Knokke ou para Ostende. 

O quadro amarelo indicativo dos horários.

8) No quadro amarelo das estações, o nome da estação que você irá vem em holandês ou em francês. Nenhum problema para Brugges e Ghent (ou Gand), mas com certeza Antuérpia poderá aparecer diferente - em francês, a cidade dos diamantes é Anvers; em holandês, Antwerpen. E como é uma cidade importante (a maior da Bélgica, diga-se), Antuérpia também possui várias estações - prefira sempre a "Centraal".

A estação "Central", e principal, de Antuérpia, a mais bela da Europa.
9) Toda estação de trem conta com um quadro enorme na cor preta com todos os horários e os trens que estão para sair. É interessante consultar o seu trem para saber a plataforma, que é designada geralmente por "spoor". Vá para a plataforma indicada e boa viagem!

DE BRUXELAS PARA...

CIDADE
PAÍS
EMPRESA
DURAÇÃO

AACHEN
ALEMANHA
THALYS
01:08
AMSTERDAM
HOLANDA (PB)
THALYS
01:50
ANTUÉRPIA (ANVERS)
BÉLGICA
THALYS, BELGIAN RAIL
00:35
BRUGES
BÉLGICA
BELGIAN RAIL
00:50
COLÔNIA (KOLN)
ALEMANHA
THALYS
01:47
GANTE (GENT)
BÉLGICA
BELGIAN RAIL
00:35
LILLE
FRANÇA
THALYS
00:36
LONDRES
INGLATERRA
EUROSTAR
02:01
LUXEMBURGO
LUXEMBURGO
BELGIAN RAIL
03:14
PARIS
FRANÇA
THALYS
01:22
ROTERDAM
HOLANDA (PB)
THALYS
01:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário