sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

NOVA PETRÓPOLIS, BELO PASSEIO A PARTIR DE GRAMADO!

A região turística brasileira denominada "Serra Gaúcha" é prodigiosa em atrações. Ali temos belas cidades, paisagens exuberantes e um povo marcado pela herança cultural europeia. Nova Petrópolis é uma das cidades que forma o quarteto conhecido como "Região das Hortênsias (as outras são Gramado, Canela e São Francisco de Paula), sendo marcada decisivamente pela colonização alemã.

Nova Petrópolis, cidade fundada por alemães em 1824, é um passeio "bate-e-volta" bem interessante a partir de Gramado. Para ir até lá, recomenda-se alugar um carro em Gramado (ou mesmo em Porto Alegre), já que as outras opções não são boas: os ônibus são cheios (andam, inclusive, com passageiros em pé) e têm horários escassos; os táxis são caríssimos (cobram cerca de 110 reais a corrida de 35 quilômetros entre as duas cidades); e os roteiros turísticos de agências são caracterizados pelo corre-corre de sempre e pelo engessamento do turista (que fica obrigado a consumir nos lugares indicados pelos guias), agradando mais pessoas de "melhor idade" .

Em matéria de compras, o predomínio são das lojas de malhas.  São diversas na cidade, a maioria concentrada na avenida 15 de Novembro. Em maio, a cidade sedia o "Festimalha" no centro de eventos. A cidade de alma alemã conta também com a interessante loja "Kuko´s", onde se vendem relógios de parede e os tradicionais "cucos". Fica também na avenida 15 de novembro, mais precisamente no número 601. 

O lugar mais interessante da cidade é o Parque Aldeia do Imigrante.  É um parque localizado no centro da cidade, com dez hectares, a maior parte de mata nativa. O mais curioso do parque é a aldeia histórica alemã, onde há antigos prédios históricos reconstruídos com base na técnica "enxaimel". A aldeia histórica retrata o modo de vida entre os anos de 1870 e 1910. Muito interessante. Destaque para a igreja do local. No mesmo local, o "Museu Histórico Municipal" , com objetos e roupas características alemãs, guarda algum interesse também. Curiosidade: o parque conta com um local chamado "Dohiô", destinado à prática do sumô, esporte típico japonês. Tal homenagem ao Japão é derivada do intercâmbio que Nova Petrópolis teve com o país oriental ainda na década de noventa do século passado. 


Entrada do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, RS. 

O segundo ponto turístico mais procurado é a "Praça das Flores" (ou "Praça da República).  É um belo lugar, com jardins que formam um maravilhoso colorido.Outras atrações da praça: a Casa do Artesão, o monumento "Portal Verde da Imigração", o "Monumento do Cooperativismo" (a cidade é a "capital nacional do cooperativismo") e o "Labirinto Verde"

A Praça das Flores. 


"Labirinto Verde", das atrações da praça, merece algumas palavras. O lugar faz a festa de crianças e adultos com a brincadeira de se achar o caminho certo da saída. É feito de arbustos e é um lugar no mínimo curioso. 


Labirinto Verde. Nova Petrópolis. 
A cidade ainda conta com outras atrações: a "Torre Medieval", pórtico de entrada da cidade, aberto diariamente das 9 às 18 horas, gratuito; o "Moinho Rasche"; o "Morro Mallakoff", que se constitui por paredões de pedra basáltica de mais de 100 metros de altura; o "Panelão de  São Roque", lago com saída subterrânea; a "Praça Padre Theodor Amstad", que homenageia o fundador do cooperativismo brasileiro; o simples, mas belo, "Portal Jardim da Serra Gaúcha", que se localiza no Km 6 da RS 235; e o "Recanto dos Pioneiros", local local que foi residência de pioneiros colonizadores alemães e onde é possível conhecer um pouco da cultura alemã.

A cidade conta ainda com roteiros turísticos.  sendo o mais conhecido o "Alemães do Sul".  O passeio custa 35 reais, tem que ser agendado e passa por cinco propriedades rurais, onde se pode conhecer o modo de vida dos boêmios. Mais informações no www.alemaesdosul.com.br e o agendamento pode ser feito pelos telefones (054) 3298-8092 e (054) 3298-8064.

Outro roteiro turístico é o "Roteiro do Cooperativismo". É uma visita guiada para se conhecer as origens do cooperativismo, iniciado em 1902 pelo Padre Theodor Amstad. Passa pelos pontos turísticos principais da cidade. Requer agendamento ( 054- 3281-8100). 

Nova Petrópolis é sede da matriz da empresa calçadista "Dakota". O roteiro pela fábrica de calçados é feito por passarela suspensa, com vídeo e explicação de guias.  Após, os visitantes vão para o Outlet Dakota. Agendamentos pelo fone (054) 3281-8100. 

Vale ainda destacar que o "Café Colonial", banquete típico alemão, é uma tradição gaúcha também com raízes em Nova Petrópolis.  O cardápio inclui pães, bolos (incluindo o "cuca", bolo típico alemão), schimier (geleia), tortas, frios, salsicha, linguiças, amanteigados e itens italianos e gaúchos também, como suco de uva, galeto e lombo de porco. Em geral servem como bebida café, chá de maçã e leite. Enfim, muita comida. A título de curiosidade, não custa lembrar que o café colonial é uma tradição derivada do Kerb, evento que comemorava inauguração de igrejas alemãs. O restaurante mais indicado para se experimentar o "Café Colonial" em Nova Petrópolis é o "Opa´s Kaffeehaus".

Enfim, Nova Petrópolis é uma cidade que merece, seguramente, uma maior atenção por parte dos turistas que visitam a região chamada "Serra Gaúcha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário