sábado, 24 de maio de 2014

KHAJURAHO, O AUGE DO PROFANO NA ÍNDIA !

A Índia é um país marcado pelas contradições. E contradições interessantes são verificadas, justamente, nas questões morais e religiosas. Ou seja, nos limites entre o profano e o sagrado; entre o erótico e o puritanismo. E  os "Templos de Khajuraho", caracterizados pelo erotismo presente em suas representações externas, são os monumentos mais ricos e representativos da fase profana do pensamento e da filosofia indiana.


Templos em Khajuraho, Índia.
Khajuraho está localizado na região central da Índia, no estado de Madhya Pradesh. É uma cidade pequena da Índia, escondida e que sempre ficou imune aos desentendimentos (e controvérsias) entre islâmicos e hindus. O auge da pequena cidade foi durante a dinastia dos Chandela (séculos IX ao XII), que fizeram do local a capital do seu reino na Índia Central e ali construíram os famosos templos que hoje são patrimônio mundial da Unesco. Os Chandelas eram monarcas guerreiros, seguidores do culto tântrico.

Em frente a um dos templos de Khajuraho, na Índia.

Khajuraho é mesmo o auge da representação profana na Índia. Após sua construção, ficou esquecido, em meio ao emaranhado de selvas, principalmente em decorrência da dominação dos islâmicos, a partir do século XIII, dos moguis (mongóis), no século XVII e dos britânicos, notadamente no século XIX e início do século XX. Dominações com forte apego religioso e puritanas que significaram, também, o declínio de concepções profanas e hedonistas, como as de Khajuraho.


Magnífico templo de Khajuraho.

Os estudiosos acreditam que havia 85 templos no local sendo que, atualmente, 25 deles ainda permanecem em pé, em diferentes estados de conservação. Assim como ocorreu no Camboja, em Angkor Wat, os templos de Khajuraho também ficaram escondidos por uma densa floresta por mais de sete séculos, sendo descobertos em 1838 por T.S. Burt, que pertencia à Escola de Engenharia de Bengala.

Os templos locais se dividem em três grupos: o ocidental ("Western Group"), que é o principal, o mais bonito e o mais famoso; o oriental ("Eastern Group") e o do sul ("Southern Group").  De todos os templos, o mais soberbo é, indiscutivelmente, "Kandariya Mahadev".  Erguido entre 1025 e 1050, o maior e mais belo dos templos tem desenhos magníficos de deuses, deusas, mulheres sensuais, músicos, guerreiros e as cenas eróticas e sexuais que fizeram a fama do local mundialmente.




Kandariya Mahadev, o maior e mais belo templo de Khajuraho.

Vale aqui destacar algumas cenas desenhadas, e muito bem conservadas, nas partes exteriores dos templos, que invocam as divindades hindus, cenas íntimas, simulações similares ao Kama Sutra, dentre outras representações. Vejamos algumas requintadas obras esculturais presentes em Khajuraho:


  










Para se chegar até lá a melhor opção é pegar um trem, a partir de Agra, até Jhansi. De Jhansi até Khajuraho são algumas horas de estrada, com possibilidade ainda de visita em Orcha, outra cidade antiga, é possível visitar o palácio real "Jahangiri Mahal" que, embora careça de uma melhor conservação, é uma interessante visita.

Vale lembrar ainda que Khajuraho é servida por um pequeno aeroporto, com vários voos chegando e saindo diariamente para Varanasi e Délhi. Empresas aéreas como a Air India e a Jet Airways operam no local.   

Khajuraho. Uma visita imperdível no território indiano. Uma das maiores atrações turísticas daquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário