terça-feira, 22 de abril de 2014

FATEHPUR SIKRI, A PÉROLA DE AKBAR!

A influência da dinastia mogul, que governou a Índia por alguns séculos, pode ser sentida em vários monumentos, a exemplo do Taj Mahal. A cidade mais impressionante e representativa desse período, que teve o auge no século XVI, é justamente "Fatehpur Sikri", cidade antiga nas proximidades de Agra (39 km de distância), no estado indiano de Uttar Pradesh.

Em frente ao Diwan-i-Khas. Fatehpur Sikri, Índia.
Construída em 1569 pelo imperador mogul Akbar (filho de Humayun, aquele do famoso túmulo em Délhi), Fatehpur Sikri foi capital daquele império entre os anos de 1571 a 1585. A arquitetura da cidade antiga, assim como a do Taj Mahal, lembra muito a cultura islâmica, embora tenha traços hindus em alguns monumentos e cristãos em outros.

Vale abrir parênteses para mencionar que Akbar é considerado, pelos historiadores, como o mais notável dos governantes da dinastia mogul. Dinastia que imperou no território indiano entre os anos de 1526 e 1857 e que teve como outro expoente justamente o construtor do Taj Mahal, Shah Jahan.
Voltando à cidade antiga mogul, cumpre destacar que as principais atrações daquele conjunto arqueológico são o "Panch Mahal", pavilhão de arenito, onde as rainhas de Akbar descansavam e tomavam ar fresco; a "Casa da Sultana Turca", local com belos desenhos e esculturas em suas paredes; o "Diwan-i-Khas", prédio utilizado na época para audiências privadas - dentro do prédio, os pilares centrais são de uma rara beleza; o "Diwan-i-Aam", utilizado para audiências públicas;  e a "Jami Masjid", a mesquita aberta que contém o túmulo muito visitado e reconhecido de Salim Christi, o místico - é um pátio imenso bem bonito.

Fatehpur Sikri.

O pilar central do Dwain-I-Khas em Fatehpur Sikri.

Panch Mahal. O local em que as rainhas tomavam brisa da tarde.


Pátio em Fatehpur Sikri.

 Fatehpur Sikri.
Além das atrações acima destacadas, que merecem uma visita mais detalhada, Fatehpur tem ainda outros locais de interesse, a exemplo do "Hiran Minar", um minarete com "dentes" de pedra; e a "Casa de Maryam" , também chamada Casa Dourada (em alusão aos dourados e ricos afrescos do seu interior) ou Sunehra Makan.

Casa de Maryam, em Fatehpur Sikri.

Segundo historiadores, Fatehpur Sikri entrou em decadência e foi abandonada por falta de água no local.
Não sem razão, o conjunto arqueológico foi inscrito como "Patrimônio Mundial" da UNESCO ("cultural") em 1986.

Um dos melhores, e mais bem conservados, sítios arqueológicos da Índia.

2 comentários:

  1. Oi, Carlos. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #viajosfera do Viaje na Vaigem.

    Até mais,
    Natalie - Boia

    http://www.viajenaviagem.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalie, tudo bem, e vc?
      Agradeço imensamente a acolhida do meu post.
      Um abraço,
      Carlos

      Excluir