quinta-feira, 20 de março de 2014

TAJ MAHAL, O SÍMBOLO DO AMOR ETERNO!

O país, Índia. A cidade, Agra.  O nome, o mais suntuoso possível: Taj Mahal. Um dos monumentos mais visitados do mundo, um dos mais simétricos, um dos mais belos, um dos mais imponentes. Uma das sete maravilhas do mundo moderno, indiscutivelmente. "Patrimônio Mundial da Unesco" desde 1983.


O fabuloso Taj Mahal, monumento indiano mais famoso no mundo.

Trata-se de um mausoléu branco suntuoso, todo em mármore, com quatro minaretes, construído pelo imperador mongol (para alguns, mogul; outros, mogol) Shah Jahan em homenagem à sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem ele chamava de "Mumtaz Mahal" ("Joia do Palácio"; "A Primeira-Dama do Palácio", na tradução de alguns).  Construído entre 1632 e 1653, utilizando-se de mão-de-obra de cerca de vinte mil trabalhadores e mil elefantes, é um monumento que simboliza o amor eterno de Jahan por Mahal. Vale dizer que Mahal faleceu quando do nascimento do décimo-quarto filho, em complicação durante o parto, no ano anterior ao início da construção da soberba homenagem.


É paradoxal encontrar em uma cidade com Agra, tão carente de infraestrutura e com ares de aldeia rural (embora tenha mais de um milhão de habitantes, o que seria outro paradoxo!), um monumento de tal magnitude, capaz de tirar o fôlego do turista com tamanha grandiosidade, cujas paredes estão encrustadas com vinte e oito tipos de pedras preciosas, além de trabalhos soberbos e uma caligrafia lindíssima.

Ao se observar o Taj Mahal, percebemos não só uma grandiosidade externa, representada pelo monumento em si, por sua cúpula e seus minaretes, mas também uma  riqueza de detalhes impressionante. Nesse sentido, são extremamente bem trabalhados e interessantes os singelos escritos do Alcorão, em lapis-lazúli, nas paredes daquele lugar. Também merecem menção os elementos decorativos do Taj (as "pietre dure") que, geralmente, vem em desenhos de flores, que eram tidas pelos mongóis como "símbolos do reino divino".

As flores, os "símbolos do reino divino" na concepção dos moguis.

O monumento, bastante similar a uma mesquita (por razões óbvias, já que Jahan era muçulmano), mistura os estilos indiano (hindu), persa e muçulmano.

São mais de trezentos pontos possíveis para fotografia (e os turistas aproveitam bastante isso!), sendo um dos mais famosos o que está localizado próximo ao "espelho de água de Lótus", onde a água reflete o grandioso túmulo.

Basicamente, o complexo no qual está inserido o Taj Mahal, próximo ao rio sagrado Yamuna, conta com cinco estruturas: entrada principal, jardim, mausoléu, mesquita e jawab ("resposta"). Cabe ressaltar que o "Jawab" tem como única função no complexo dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico, sendo uma réplica da mesquita.


A entrada principal do complexo (darwaza) no qual está inserido o  Taj Mahal.

O Taj Mahal e seus jardins.




Curiosidades sobre o monumento:

1. Shah Jahan foi enterrado no mesmo local da sua amada esposa, ao lado dela. Jahan planejava construir um Taj negro, ideia que não foi encampada por seus filhos sobreviventes. Assim, os filhos do imperador falecido causaram a única assimetria no local, enterrando Jahan ao lado de Mahal, esta localizada perfeitamente no centro do mausoléu;

2. É proibida fotografar a "Câmara Mortuária" localizada dentro do Taj Mahal. Lá dentro, é possível ver uma espécie de túmulo de Mahal ao lado de um túmulo de Jahan. No entanto, os túmulos verdadeiros não estão abertos à visitação, estando localizados em uma cripta escura no andar de baixo;

3. Reza a lenda que o imperador Jahan mandou cortar as mãos dos artesãos que trabalharam na construção do Taj, para que nunca mais fosse feita uma obra tão bela. Tal fato é desmentido por todos os guias locais;

4. O Taj tem uma mesquita, por isso é fechado às sextas aos não muçulmanos.

Como dissemos anteriormente, Agra é uma cidade com pouca infraestrutura, daí ser conveniente um dia inteiro apenas de visitação para se admirar o Taj Mahal e conhecer ainda o Forte Vermelho. Em dois dias, é possível ainda conhecer a magnífica Fakthepur Sikri (40 km de Agra) e outros monumentos menos importantes na cidade, a exemplo do Túmulo de Itimad-ud-Daulah. 

2 comentários:

  1. Carlos,
    Parabéns pelo belo Post!
    Taj Mahal um magnífico monumento que eternizou uma linda história de amor! Muito interessante os dados e as curiosidades que você descreveu.
    abraços, SM

    ResponderExcluir
  2. Olá, SM, tudo bem contigo?
    Muito obrigado pelos elogios. Agradeço a leitura!
    Abraços,
    Carlos

    ResponderExcluir