sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VATICANO

Introdução ao Vaticano

Vaticano, sede principal da Igreja Católica Apostólica Romana (a maior fé dentro do cristianismo no mundo, com 1,2 bilhão de adeptos), é um  Estado de 440.000 metros quadrados, localizado no coração de Roma. Novecentas pessoas moram dentro de seus limites, sendo duzentas mulheres (interessante, não é mesmo?).

A segurança é feita pela Guarda Suíça, o menor exército do mundo, com roupas curiosas e espalhafatosas. Roupas cujo design coube a Michelângelo.

Guarda Suíça. Por GeoTrou , CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons
Guarda Suíça. Por Lobozpics, CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons.

Curiosamente, a bandeira da Guarda Suíça é alterada sempre, de acordo com o novo Papa que inicia seu Pontificado. No caso de Francisco, a bandeira da Guarda contém seu emblema.


Bandeira da Guarda Suíça atual, com emblema de Francisco. Por Sarumo74,CC BY 3.0, Wikimedia Commons.

O pequeno Estado teve definidas as suas bases geográficas pelo Tratado de Latrão, celebrado com a Itália em 1929 e revisado em 1984. Por esse tratado, o Estado Italiano reconheceu o Estado do Vaticano, concedendo ainda, curiosamente, extraterritorialidade para vários lugares em Roma, a exemplo das Igrejas "São Paulo Extra-Muros", "Santa Maria Maggiore", "São João Laterano" e do "Castelo Santo Ângelo". Ou seja, o Vaticano ainda detém soberania sobre algumas igrejas e monumentos em pleno território romano.

A autoridade máxima do Vaticano é o Papa, também "Bispo de Roma", eleito para um mandato vitalício pelo "conclave", que é uma reunião de cardeais. A votação para escolha do Papa é secreta, sendo que os cardeais ficam impedidos de ter contato com o mundo externo durante todo o processo. O atual chefe de estado é o Papa Francisco (em latim, Franciscus), o 266º da Igreja Católica, que veio a suceder Bento XVI (que se tornou "Papa Emérito", apesar da renúncia ao cargo). 

Com obras de Bernini e de Michelângelo, o Vaticano apresenta riquezas artísticas impressionantes.

Inicialmente, destacaremos em vários posts os lugares mais fantásticos do Vaticano, como a "Basílica de São Pedro", os "Museus Vaticanos", a "Cúpula da Basílica" de Michelângelo, a "Praça do Vaticano" de Bernini e os notáveis "Jardins". Dentro dos "Museus", destaque para a maravilhosa "Capela Sistina", de Michelângelo e para as "Salas de Rafael".

A filatelia (a arte de colecionar selos) tem seu espaço para quem visita o Vaticano. Além de um museu filatélico localizado dentro dos "Museus Vaticanos", os correios desse minúsculo Estado contém peças filatélicas impressionantes e de rara beleza.

Além dos correios, destaca-se a Rádio Vaticano, o jornal "L´Observattore Romano", lojas, escritórios e uma editora.

Bandeira do Vaticano

Bandeira do Vaticano.

Mapa do Vaticano.


Mapa do Vaticano. The World Factbook.

Dados do Vaticano

Continente: Europa

Capital: Cidade do Vaticano.

Línguas: Italiano e Latim.

População: 836 (2012).


Atrações turísticas principais: Basílica de São Pedro (San Pietro); Museus Vaticanos; Capela Sistina de Michelângelo; Praça de São Pedro; Jardins do Vaticano; Biblioteca Apostólica Vaticana; Palácio Apostólico; Cúpula da São Pedro e sua exuberante vista de Roma.

Teto do Museu Vaticano.



A Praça de São Pedro, vista da Cúpula da Igreja São Pedra. 


Patrimônio Mundial UNESCO: Cidade do Vaticano (1984).

Melhor época para visitação: maio/junho/julho/agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário