sexta-feira, 31 de maio de 2013

MINHA ENCANTADORA ÉVORA!

Portugal tem muitas cidades encantadoras. Cidades que encantam pela beleza de suas ruelas, de seus cenários idílicos intramuros, pela interação homem-natureza, pelas suas belas praças. E Évora é uma de suas mais fascinantes urbes.

Detalhe de uma região no centro de Évora, com seu conjunto histórico magnífico.


Localizada no Alentejo, uma região localizada no sul de Portugal, Évora emana beleza em cada passo que o viajante dá em suas terras. É uma cidade fortificada, ou seja, a sua beleza se esconde atrás dos muros. Muros que, certa feita, serviram de proteção ao seu patrimônio histórico e artístico.

A cidade começou a se desenvolver ainda no auge do Império Romano, mas teve seu período mais próspero durante a Idade Média. É um centro do saber tradicional de Portugal. A antiga universidade, fundada por Jesuítas, é uma atração local, ainda que tenha sido fechada pelo Marquês de Pombal, rival dos membros daquela ordem. Faz parte da atual Universidade de Évora.

A UNESCO reconheceu o centro histórico de Évora como patrimônio mundial ainda em 1986. Não sem razão. São múltiplas as atrações desta cidade que hipnotiza seus visitantes.

O monumento mais conhecido de Évora é, sem dúvida, o "Templo de Diana" ("Templo Romano"). Dedicado à deusa Diana, foi erguido, segundo os relatos históricos, no século II d.C. Está localizado próximo ao belo "Convento dos Loios", mosteiro do século XV, que hoje é uma luxuosa pensão    estatal (embora os hóspedes durmam em antigos claustros).

Templo de Diana em Évora. O símbolo da cidade murada portuguesa.

Outra perspectiva do Templo de Diana em Évora.


A principal igreja da cidade é a sua catedral, chamada de "Sé de Évora". É uma igreja muito bonita no seu exterior, parecida com um castelo, que mistura os estilos românico e gótico.


A Sé de Évora.


Outra grande atração da cidade é o seu museu. O "Museu de Évora" conta a história completa da cidade, mas traz ainda obras interessantes de pintores portugueses, como Mestre de Sardoal.

A praça principal da cidade é a "Praça do Giraldo", uma das mais bonitas de Portugal. Segundo os relatos históricos, o nome da praça advém de "Geraldo Sem-Pavor", homem que, no século XII, teria expulsado os mouros da urbe, a mando de Afonso Henriques. Nesta praça, ocorreram decapitações e pessoas foram queimadas pela Santa Inquisição.

A Praça do Giraldo é o coração de Évora.


A "Igreja de São Francisco" é muito bonita, mas esconde uma outra preciosidade, curiosa, mórbida e interessante - a famosa "Capela dos Ossos". É um lugar bem mais bonito que a localizada na Via Veneto de Roma - muito bem montada, não traz aquele clima ruim da que existe na Cidade Eterna. Vale lembrar que crânios de 5 mil pessoas estão ali guardados, nessa mórbida homenagem ao ser humano e à morte. E a frase no início da capela dá a dimensão do que está por vir: " Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".

Entrada da Capela dos Ossos em Évora. "Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".
Detalhe do interior da Capela dos Ossos.

Outra atração da cidade é o "Aqueduto da Água de Prata". Construído no século XVI, sua construção recebeu menção na obra mais famosa da língua portuguesa - "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões.

Évora é também conhecida pela excelência de seus restaurantes e pelo bom humor de alguns nomes de ruas - lá tem, por exemplo, o "Beco do Homem Não Barbeado". Engraçado. Divertido.

Enfim, qualquer viagem à Portugal sem Évora é um convite para se voltar ao país. Indispensável a visita.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

FÁTIMA - LUGAR DE FÉ, ESPERANÇA E PAZ!

1917. Em um ano marcado por diversos acontecimentos importantes da história mundial - Revolução Russa (ou Bolchevista),  Primeira Guerra Mundial, dentre outros - uma aparição de uma imagem a três crianças cuidadoras de ovelhas (os irmãos Francisco e Jacinta e a prima Lúcia) , com mensagens de fé e esperança em um momento tão conturbado, mudou os destinos de um pequeno vilarejo localizado na região da Estremadura em Portugal. Surge assim, na cidade de Fátima, a  mundialmente adorada Nossa Senhora de Fátima .


A imagem de Nossa Senhora de Fátima na "Capela das Aparições" emociona.
Hoje, Fátima, que possui dez mil habitantes fixos, recebe anualmente milhões de pessoas, principalmente durante o mês de maio, em que se comemora a primeira aparição da Virgem, ocorrida em 13 de maio de 1917. Estima-se em trezentas mil pessoas o público total neste dia especial, todo ano. Também o dia 13 de outubro, chamado dia do "Milagre do Sol" , é uma data comemorativa. "Milagre do Sol" em alusão ao evento ocorrido ao meio-dia daquele dia de outubro de 1917, em que testemunhas afirmam que o sol se movia em frente à Cova da Iria. Foi o milagre que Nossa Senhora avisou aos pastorinhos durante as aparições anteriores.

Assim, peregrinos enchem as estradas todos os anos em maio e outubro, em cenas de fé  e esperança, e cumprem suas promessas, de joelhos, no Santuário, em atos muitas vezes heroicos e de sofrimento, sob um sol escaldante, conforme se pode observar na imagem abaixo.

Cenas emocionantes,  como estas, de fé e dor, são vistas frequentemente  no Santuário de Fátima.

O local do Santuário é especialmente grande e impressionante - dizem alguns que a área é maior que a praça de São Pedro no Vaticano. Além da Basílica, conta ainda o complexo com a "Capela das Aparições" e a "Basílica da Santíssima Trindade" (finalizada em 1997, em frente e ao mesmo tempo distante da Basílica principal).


Santuário de Fátima ainda em construção. Década de vinte do século XX.



Santuário de Fátima hoje. Peregrinos em atos de fé cumprem suas promessas.

O interior da Basílica.



A história de Nossa Senhora de Fátima é emocionante e fascinante. Foram seis aparições aos "pastorinhos" Francisco, Lúcia e Jacinta, entre 13 de maio de 1917 e 13 de outubro do mesmo ano.

Os três pastorinhos. Jacinta, Lúcia e Francisco.
Mas, vale lembrar, antes das aparições, os três videntes, ainda em 1916 (um ano antes da visão da Virgem Maria, portanto), testemunharam a presença de um anjo, com mensagens de fé e orações, em três oportunidades. Tais aparições são consideradas, pela doutrina católica, como um prenúncio e uma preparação para a vinda de Nossa Senhora.

Em 1917, portanto, deu-se o início das aparições, na chamada "Cova da Iria", onde hoje existe a chamada "Capela das Aparições".

Capela das Aparições. Santuário de Fátima.

Conforme ressaltado anteriormente, a primeira aparição da Virgem de Fátima deu-se no dia 13 de maio de 1917. Era um domingo ensolarado na Cova da Iria, e Nossa Senhora apareceu como um relâmpago para os três pastorinhos que, incrédulos, ouviram mensagens pedindo muitas orações e fé, notadamente para que a guerra mundial em curso chegasse ao fim. Também pediu a Virgem segredo sobre o ocorrido, o que não aconteceu, já que Jacinta acabou revelando à sua mãe o que aconteceu naquela data. A partir deste momento, os pastorinhos foram alvos de galhofas por parte da incrédula população local.

Nossa Senhora de Fátima.


As outras aparições deram-se em 13 de junho, 13 de julho, 19 de agosto, 13 de setembro e 13 de outubro daquele mesmo ano de 1917. Vale ressaltar, a título de curiosidade que, em agosto, os pastorinhos acabaram desviados do caminho da Cova da Iria, o que os impediu de ter a visão no dia 13, daí o fato de terem visto somente em 19 de agosto. Foi o único dia diferente do dia 13 nos seis meses de visões. O último dia, em outubro (chamado de "Milagre do Sol"), teve o recorde de público (cerca de setenta mil pessoas), já que todos estavam sabendo das aparições.

Dois dos três pastorinhos morreram logo após as visões: Francisco, em 1918, aos 10 anos, de doença desconhecida; e Jacinta, em 1920, também aos 10 anos, de tuberculose. Ambos tiveram seus restos mortais trasladados para uma capela dentro da Basílica de Fátima, em 1952. Foram beatificados pelo Vaticano em 2000.

Lúcia, por outro lado, viveu mais. Nascida em 1907, faleceu em 13 de fevereiro de 2005, aos 98 anos. Virou freira, mas nunca mais morou em Fátima, já que a sua fama não permitia. Divulgou a mensagem de paz de Fátima durante toda a sua vida. Emocionou-se também com a beatificação de seus primos, por João Paulo II, em 2000. Papa que também teve um carinho especial com Fátima, visitando a cidade por três vezes. Vale lembrar que os restos mortais de Lúcia encontram-se também no interior da Basílica de Fátima, ao lados de Jacinta.

Monumentos aos Pastorinhos em uma praça de Fátima.

Túmulo do beato Francisco em capela da Basílica de Fátima.

Túmulos de Jacinta e Lúcia em capela da Basílica de Fátima.


Ainda hoje os chamados "Segredos de Fátima" trazem à tona curiosidade por parte das pessoas, notadamente o terceiro, ainda envolto em grande mistério. Os dois primeiros, a visão do inferno e a necessária devoção ao imaculado coração de Maria, parecem revelados, mas o terceiro é motivo de interpretação, chegando alguns a afirmar ser o apocalipse ou mesmo o assassinato de um papa - ou talvez o atentado que teria ocorrido contra João Paulo II. Curiosidade: a bala que atingiu João Paulo II no atentado de 1981 está depositada na coroa de Nossa Senhora de Fátima no Santuário daquela mesma cidade.

Para quem quer se aprofundar ainda mais na história comovente, há ainda outros locais históricos a serem visitados, como Valinhos (local da quarta aparição, em 19 de agosto, a 3 km do Santuário); a Via Sacra e o Calvário;  o Local do Anjo, onde supostamente as crianças receberam a visita do anjo em 1916;  as Casas dos Pastorinhos; e o Museu de Aljustrel, junto à casa de Lúcia.

Ainda que a peregrinação seja um ato de fé e heroísmo, não é a melhor maneira de se chegar em Fátima. Também o sistema ferroviário não é uma boa alternativa (a estação de trem é longe e precária em horários de ônibus para a cidade), restando duas opções: alugar ou carro ou ir de ônibus (autocarro, em Portugal). De ônibus, são duas horas a partir do Porto e uma hora e meia a partir de Lisboa.

Assim, Fátima hoje é um dos maiores destinos de peregrinação do mundo, um monumento de fé, esperança e aproximação das pessoas. Vale conhecer este imenso santuário e toda esta bela história!

Como disse João Paulo II em sua visita de 1982 à Fátima, "venho a Fátima com o terço nas mãos, o nome de Maria nos lábios, o cântico de misericórdia de Deus no coração".

sábado, 18 de maio de 2013

GUIMARÃES, HISTÓRIA VIVA DE PORTUGAL

Portugal é um país bastante interessante de se visitar. Ali temos muita história, igrejas belíssimas, museus interessantes, palácios deslumbrantes, paisagens naturais estonteantes. E centros históricos fascinantes. Neste quesito, dos centros históricos dignos de nota, destaca-se Guimarães.

Rua típica do centro histórico de Guimarães.

Guimarães é uma cidade localizada no norte de Portugal. O norte, vale lembrar, é a região mais bonita daquele país, onde a interação homem-natureza atinge seu grau de maior potencialidade. Destaque para a região chamada "Alto Douro Vinhateiro", uma das mais belas paisagens naturais que já vi na vida, reconhecida merecidamente como patrimônio mundial pela UNESCO.

Aliás, é bom frisar também que o norte português é berço histórico daquela nação. Porto, outra cidade da região, é um nome que deu origem ao do país - Portugal e Guimarães, a cidade que se autodenomina, não sem razão, "onde nasceu Portugal". Os vimaranenses orgulham-se de sua cidade, a primeira capital do país.

A cidade de Guimarães, vale dizer, foi fundada por uma mulher, ainda no século X, chamada Mumadona Dias. Talvez por ter sido fundada por uma mulher é que o bom gosto impera naquela urbe, com suas belas edificações que fazem de seu centro histórico o mais belo de Portugal (juntamente com o do Porto).  Mumadona foi uma mulher à frente de seu tempo, poderosa e influente, filha de nobres do Reino de Leão. Foi ela que gerenciou a formação urbana da época e seu amplo domínio territorial, além de ter sido a responsável pela construção do imponente Castelo de Guimarães, uma das maiores atrações locais.

Voltando à história,  insta destacar que Guimarães, conforme já ressaltado anteriormente, é o berço da nação portuguesa, residência dos condes do "Condado Portucalense", que depois viria a se tornar o "Reino de Portugal". Em Guimarães nasceu e viveu D. Afonso Henriques que, vivendo no Castelo de Guimarães, proclamou a formação do Reino de Portugal, durante a Batalha de San Mamede (1128), tendo a independência sido reconhecida pelo reino de Leão e Castelo em 1143.

A maior atração da cidade, conforme já ressaltado anteriormente, é o Castelo de Guimarães ( localizado na chamada "Cidade Alta"), construído para deter avanços dos mouros no século X. Segundo relatos históricos, neste edifício nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei português. No mesmo local, é possível ainda ver a Capela de São Miguel, onde Afonso foi batizado, de estilo românico, e o Paço dos Duques, palácio que já foi inclusive residência de Salazar nos anos 30 do século vinte - hoje abriga um pequeno museu.


Castelo de Guimarães.

Capela de São Miguel.

Destaca-se também na bela paisagem urbana de Guimarães o Largo da Oliveira, que é o coração do centro histórico e onde há muitos barezinhos e uma vida agitada noturna. Ali também encontra-se a Igreja e Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira, importante atração local.

Largo da Oliveira.Centro histórico de Guimarães. Belo e bem preservado.
Cenário bastante bonito também é o da praça em que se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Exemplo de arquitetura barroca e decoração rococó, a igreja foi fundada no século XVIII.

Igreja da Consolação e Santos Passos, em Guimarães.
O melhor museu da cidade é o Martins Sarmiento, com peças arqueológicas. Sarmiento foi um importante arqueólogo que realizou grandes descobertas no norte de Portugal, sendo a maior delas Citânia de Briteiros, a cidade das cabanas da Idade da Pedra, a 15 km de Guimarães.

A cidade de Guimarães tem também suas muralhas, mas um detalhe tira o charme: foram derrubadas e sobrou pouca coisa - uma das partes tem a inscrição "aqui nasceu Portugal". Outro lugar passível de visitação é a bela Igreja de São Francisco, em estilo gótico.

Em 2001, o centro histórico de Guimarães foi inscrito como "Patrimônio Cultural da Humanidade" pela UNESCO, baseado em critérios como originalidade, universalidade e autenticidade.

Enfim, Guimarães é uma importante cidade histórica portuguesa e também uma das mais belas urbes lusas. Vale a visita!