quarta-feira, 27 de março de 2013

TOSCANA, UMA VISÃO GERAL DO PARAÍSO ITALIANO

A Toscana, região central da Itália, é um dos principais destinos turísticos do mundo. Não sem razão. Ali é o berço do Renascimento, movimento cultural que influenciou decisivamente a história da humanidade, permitindo, por conseguinte, o despertar do humanismo e, mais tarde, do capitalismo, com toda a força que hoje conhecemos. 

Além disso, a região é grande produtora de vinhos, com circuitos tradicionais e interessantes (Chianti, Montalcino e Montepulciano).

A principal cidade da belíssima região italiana é, sem dúvida, Florença (Firenze, em italiano). Florença é a capital da região, e principal cidade, contando com mais de 400 mil habitantes (a população total da Toscana gira em torno de três milhões e setecentos mil habitantes). Várias atrações fazem da cidade um ponto de parada obrigatória para o turista em solo italiano. Só para citar as mais importantes: o “Duomo de Firenze; a “Galleria Uffizi”; a “Galleria della Academia”, com sua atração principal, que é Davi, de Michelangeloa “Piazza Della Signoria; a Ponte Vecchio, preservada inclusive durante os bombardeios da Segunda Guerra;  a “Santa Croce; o Museu Bargello; a vista mais linda da Europa, a partir da Piazzale Michelangelo;   o bairro de Oltrarno;  na gastronomia, a “bisteca fiorentina”. Enfim, um sem número de atrações que demandam do viajante pelo menos quatro dias inteiros (sem contar a data de entrada e de saída) para o completo desfrute da imponente cidade.

O domo de Brunelleschi.


A segunda cidade em importância turística é, talvez, Siena. Siena é conhecida internacionalmente como a “Terra do Palio” e já foi uma grande rival de Florença na Idade Média. Hoje é uma cidade bem menor que a antiga rival (tem cerca de sessenta mil habitantes), mas mantém um centro histórico bastante interessante, principalmente na “Piazza Del Campo”. A catedral da urbe é a mais bonita da região – o “Duomo di Siena”.

A Catedral de Siena é uma das mais belas igrejas do mundo.


Pisa é outra atração imperdível da região toscana. Ali está localizada a Torre Inclinada, uma das construções mais famosas do mundo. Localizada na “Piazza Del Miracoli”, a mesma que possui também o “Duomo de Pisa” e o “Batistério”, igualmente notáveis. Vale ainda destacar o pouco explorado centro histórico da cidade. Para ver tudo, seria interessante passar uma manhã e uma tarde naquela cidade interessante.

Quem nunca tentou consertar a Torre Inclinada de Pisa?

Todas as três cidades principais da Toscana, em termos de atrações, foram esmiuçadas em posts no blog. Além destas, destacam-se também Lucca, Cortona, San Gimignano e Monterrigioni, também relatadas.
Em Lucca vale alugar uma bicicleta - a cidade é plana e gostosa para pedalar.

Cidade pouco visitada, a murada Volterra é interessante. É bastante parecida com San Gimigano e Monterrigioni. Para conhecer um pouco mais da cidade, vale visitar o site http://www.comune.volterra.pi.it/english/. O único senão é que está em inglês.

Outra cidade importante da região é Arezzo. Facilmente atingível via trem a partir de Florença (cerca de uma hora de viagem por trem), Arezzo é também uma cidade muito apreciada, notadamente pela existência de inúmeros afrescos de Piero della Francesca. Suas maiores atrações: o Duomo, o Palácio Comunale e a Igreja de São Francisco.  A cidade conta com 91 mil habitantes e é bastante próxima de Cortona, podendo ser combinada com a cidade preferida de Frances Mayes.

Pistóia é outra cidade subestimada da região toscana. Tem um centro histórico interessante e está bem próxima de Florença. Para variar, o Duomo de Pistóia é o monumento mais importante. Mas o fato interessante é a ligação da cidade com o Brasil: é lá que se encontra o monumento em homenagem aos brasileiros mortos em combate na Segunda Guerra Mundial.

A Toscana é terra de grandes mitos da história da arte. Leonardo da Vinci, por exemplo,nasceu em Vinci. Pouca gente se arrisca a conhecer o local onde nasceu o mestre renascentista, autor de "Monalisa". Preferem  ver seus quadros em museus espalhados pelo mundo a visitar sua pequena casa nesta cidade bucólica da Toscana.

A partir de Florença (ou melhor, tendo esta cidade como base) é possível também conhecer Assis (duas horas e meia de trem; carro também é possível; ônibus turísticos em passeio combinado com Cortona) e Perugia, estas duas na Umbria. Assis é uma pérola, já descrita em post no blog; Perugia também, sendo uma cidade bastante antiga e uma das principais da era etrusca na península italiana.

Enfim, muito há para se ver na Toscana, uma das mais belas regiões do mundo. Uma série de dez posts destrincha os principais pontos das cidades mais importantes.