quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A ESTUPENDA FEZ!

Fez. A mais antiga das cidades imperiais, é também a mais incrível e estupenda de todas as visitas naquele país. A atmosfera exótica do Marrocos ali tem seu ponto mais mágico. Magia que advém do fato de ser Fez a capital espiritual daquele país do norte da África. 

Fez vista do alto. Uma visão maravilhosa da imperial cidade marroquina.

Para quem não se lembra, a cidade de Fez foi retratada em uma novela da Globo, chamada "O Clone", cuja personagem principal era chamada de "Jade", nome de uma pedra famosa também. Lá, era possível visualizar a parte de tinturaria da cidade, que tem um cheiro insuportável.

Fez é tão espetacular que tem duas medinas: Fez el-Bali e Fez el-Jedid. A medina por excelência, no entanto, é Fez el-Bali, Patrimônio Mundial da Unesco desde 1981. A visita a elas começa por fora, mais precisamente da visão panorâmica que se tem "de cima", fora dos muros.

A vista da medina antiga de Fez impressiona os visitantes. 

Em Fez el-Bali o destaque fica por conta do labirinto que é a cidade, mas também devemos sempre lembrar da medersa (escola de Corão) Bou Inania, a mais bonita daquele país, juntamente com a Ben Youssef de Marrakech. Em frente à medersa, vale a pena observar o "relógio d´água", outra atração local. Na mesma rua temos ainda alguns "fondouks", que são os caravançarás marroquinos.


A porta da Medersa. Magnífica.
A linda medersa Bou Inania por dentro.

Dizem que a população da medina alcança quase 400.000 pessoas, o que parece ser verdade. É imensa e é praticamente impossível para o turista andar por lá sem guia. Certamente se perderá. O labirinto de ruas e vielas impressiona, existindo vias com apenas 60 cm de largura - certamente não passaria por elas...

Estreitas vielas de Fez. Medina antiga.
Nessa rua eu consegui um espaço para tirar foto...

Comércio na medina antiga.

Mais uma rua de comércio. Souk na medina de Fez.


O mais engraçado da medina de Fez é justamente quando o burro se aproxima. Isso mesmo, o burro. É o meio de transporte de carga - e de pessoas - mais comum na antiga medina, já que carros não tem permissão (e nem possibilidade!) de circular por lá. As pessoas gritam : 'olha o burro" e todos tem que se apertar para deixar o animal passar. É a parte mais cômica da viagem ao Marrocos, sem dúvida!

Olha o burro! E vamos que vamos no aperto...
Vale dizer que existe Fez além da Medina antiga. É uma das mais bonitas cidades da África e isso se faz presente na sua "nova medina" - Fez el-Jedid. O  Palácio Real é o destaque arquitetônico. Há ainda belas praças no local.

O belo palácio real, talvez o mais bonito do Marrocos.

Uma bela praça de Fez, uma surpreendente cidade africana.
Enfim, Fez é uma maravilhosa cidade. Imperdível a visita. Indispensável.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir