quinta-feira, 17 de outubro de 2013

AIT BENHADDOU, O MAIS ESPETACULAR CASBÁ MARROQUINO!

Construções feitas de barro ("pisé") do leito do rio. Casas  ocres. Vilarejo onde foram filmados grandes longas de Hollywood. Ruas estreitas. Subidas íngremes nas rochas. Berberes e árabes. Patrimônio mundial da UNESCO ameaçado pela erosão. Tudo isso sintetiza Ait Benhaddou, o mais bem preservado casbá do Marrocos, localizado 30 (trinta) km a noroeste de Ouarzarzate, no sul daquele país.

Uma visão geral de Ait Ben Haddou, patrimônio mundial da UNESCO.

A entrada de Ait Ben Haddou.

Foto mais detalhada do casbá.

Vale abrir um espaço para uma explicação inicial importante - o que é um casbá. Casbá (em português), equivale a ksar em árabe, e é o designativo para "vilarejo fortificado". É a melhor definição para esse tipo de local, geralmente propriedade de alguma família importante. Feitos de barro e com grande presença no sul do Marrocos (existe por lá a chamada "Rota dos Casbás", com paisagens arrebatadoras), curiosamente suas casas derretem durante o período chuvoso, o que obriga seus moradores a constantemente realizarem mudanças. Isso na maioria dos casos. Porque Ait permanece lá, intacto, com construções fortes e imponentes que serviram, durante muitos anos, como ponto de parada de caravanas. A construção da estrada de Tizi n´Tchka, pelo franceses em 1928 (a França colonizou o Marrocos durante boa parte do século XX), fez com que o local perdesse sua importância como ponto de parada.




A caminhada em direção a Ait Benhaddou é regada a muito vento e muita poeira, típica situação que sempre ocorre no árido sul daquele país.

Caminhando em direção à Ait Ben Haddou.
Mas tudo vale a pena quando se chega a esse patrimônio protegido pela UNESCO.  É uma experiência única estar em um lugar tão pitoresco, exótico e interessante. É inacreditável como resiste ao tempo - são mais de três séculos de existência!

Dentro do casbá, uma subida fascinante.

No ponto mais alto do famoso casbá marroquino.

Como já dito anteriormente, Ait Ben Haddou foi um dos locais escolhidos para a filmagem do vencedor do Oscar 2001 "Gladiador", de Ridley Scott. O filme ganhou cinco oscars (incluindo melhor filme e ator), projetou o ator Russel Crowe mundialmente e até hoje é lembrado no local.

As filmagens de Gladiador são até hoje lembradas no local.
Além de "Gladiador", foram filmados lá "Lawrence da Arábia", de David Lean,  "Alexandre, o Grande", de Oliver Stone e "A Múmia", de Stephen Sommers,  dentre outros.

Dentro de Ait, é possível ter essa visão. Cenário de cinema.

Hoje em dia vivem por lá oito famílias, que sobrevivem do pequeno comércio.

Para se chegar até lá, o viajante tem algumas opções. Uma delas, fazer um circuito pelo sul do país; outra, hospedar-se em Ouarzarzate e lá utilizar um "grand taxi".  A visita é grátis, sendo a gorjeta obrigatória caso queira visitar alguma casa particular.

Enfim, um espetáculo. Um cenário arrebatador. Um patrimônio mundial que clama pela preservação. Um passeio obrigatório no Marrocos!

6 comentários:

  1. Oi, Carlos. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalie. Tudo bem, e contigo?
      Muito obrigado pela seleção do meu post. É sempre uma honra!
      Abraço,
      Carlos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Excelente relato, vou planejar minha viagem a partir das suas considerações. Gostaria de dicas de hotéis, transporte entre as cidades, restaurantes, empresas de turismo local que você usou, melhor época do ano para ir.Quero também fazer um tour para dormir no deserto, voce tem dicas sobre isto?A partir de qual cidade? Aguardo ansiosa suas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Drica, tudo bem?
    Estive no Marrocos em Setembro, foi um bom mês. As melhores épocas são primavera e outono, sendo setembro/outubro os meses mais perfeitos. Julho/agosto é calor insuportável; inverno chove.
    No tocante a transporte entre as cidades, existe a possibilidade de se usar trem (mais restrito, somente entre grandes cidades) ou avião.
    Marrocos é mais complicado ir por conta própria. O país não tem um sistema de transportes como o europeu, por exemplo.
    Quanto a hotéis e companhias locais, o ideal é sempre olhar sites como tripadvisor, por exemplo - alguns relatos ajudam na escolha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. A Country full of life. I so miss Morocco!

    ResponderExcluir