domingo, 13 de outubro de 2013

A BELA SINTRA!

Sintra, bucólica cidade próxima de Lisboa, é uma das maiores atrações turísticas de Portugal. E é fácil explicar o por quê. Além de suas delícias gastronômicas (as queijadas e os travesseiros típicos), da beleza de suas construções centrais, tem ainda, à disposição do turista, um conjunto de nove monumentos denominados "Parques de Sintra". São eles:  o "Parque e Palácio da Pena"; o "Palácio Nacional de Sintra"; o "Palácio Nacional de Queluz" (não propriamente em Sintra, e já esmiúçado em outro post); o "Parque e Palácio de Monserrate"; o "Castelo dos Mouros"; o "Convento dos Capuchos"; o "Chalet e Jardim da Condessa D´Edla";  a "Escola Portuguesa de Arte Equestre" e a "Quintinha de Monserrate". 

As belas ruelas de Sintra, em Portugal.

Dessas nove atrações, destacaremos as principais, a saber, o "Parque e Palácio da Pena", o "Palácio Nacional de Sintra" e o "Castelo dos Mouros". O "Palácio de Queluz", que não fica propriamente em Sintra, já foi esmiúçado em outro post.

Mas antes vale atentar um pouco para a história do local.

Historicamente, temos que Sintra sempre foi o refúgio de reis portugueses, que iam para lá em busca de descanso ao pé da serra. Em uma distância pequena, mas suficiente para se ver longe da agitação de centros maiores, como Lisboa, Sintra assim desenvolveu sua vocação para receber reis e, depois, turistas. E o "Palácio Nacional de Sintra", construído por D. João I ainda no final do século 14, é o símbolo dessa admiração dos reis pelo ar tranquilo da cidade.

O "Palácio Nacional de Sintra" é a primeira visão que o viajante tem da pequena urbe portuguesa. E é uma das visitas mais importantes e relevantes, principalmente para brasileiros. Temos ali um pouquinho de nossa história como, por exemplo, na linda "Sala dos Brasões". Na parte alta do salão, 72  brasões de famílias portuguesas importantes enfeitam o cenário; na parte baixa, é a vez dos azulejos portugueses magníficos ornamentarem o local. Vale ainda visitar a "Capela", a "Sala das Pegas" e a "Sala dos Cisnes".

"O Palácio Nacional de Sintra", com suas chaminés características.
A principal visita de Sintra, no entanto, é o "Palácio da Pena " e seu fabuloso parque. Mas diga-se uma coisa: é uma visita árdua e exige muito do físico dos viajantes. Primeiro, toma-se um ônibus no centro de Sintra (na Vila de Sintra), em ponto próximo à agência do correio local, pagando-se cinco euros ida e volta; após, ainda exige-se do visitante a subida dentro do parque, que também é gigantesca. Para os menos preparados,  existe um bondinho dentro do parque para se chegar até o palácio. Portanto, são duas subidas - para os atletas que vão a pé: primeiro, até a entrada do Parque; depois, da entrada até o próprio Palácio em si.

A cansativa subida para o Palácio,  a partir da entrada do parque.

Dentro do palácio, vale visitar a "Sala Árabe", a mais bonita do local. Destaco também a entrada, em cor cinza, bela e que dá um destaque significativo às cores locais. A história do palácio é ligada ao rei consorte Fernando II, conhecido como o "rei artista", casado com Maria II, filha do nosso D. Pedro I. O sonho dele  - a obra completa do palácio- tornou-se realizado no ano de sua morte - 1885.

Aspecto do Palácio da Pena.


A bela entrada do Palácio da Pena.


Nesse local pode-se admirar toda a beleza da região de Sintra.


O "Castelo dos Mouros", por sua vez, permite a visualização do Palácio da Pena e da vila histórica de Sintra. É um passeio interessante, mas menos envolvente que o do Palácio da Pena. Fica na mesma estrada do Palácio.

Em matéria gastronômica, duas quitutes se destacam: os travesseiros da "Piriquita"; e as queijadas da "Sapa".

A "Piriquita" vende os tradicionais "travesseiros".

Os travesseiros levam massa folhada, amêndoa, canela em pó, ovos. É bem gostoso.

Travesseiro. Produto típico de Sintra.
Já as queijadas, menores que os travesseiros e deliciosas, levam queijo, farinha, água, sal, canela e ovos.

Queijadas da Sapa. Um símbolo de Sintra.
Para se chegar em Sintra, é muito fácil. Existe "comboio" (trem) a partir de Lisboa, várias vezes ao dia, em uma viagem que dura cerca de quarenta e cinco minutos. É a melhor maneira de chegar. Muitos viajantes já me relataram o excesso de trânsito e o stress para se chegar em Sintra por carro. Portanto, o ideal é mesmo usar o "comboio", no jargão lusitano.

Assim, é um dos melhores passeios "bate-volta" a partir de Lisboa. Vale a pena viver a atmosfera dessa linda cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário