quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O MILAGROSO GALO DE BARCELOS

A lenda mais curiosa e difundida em Portugal é, sem dúvida, a do "galo de Barcelos".

O galo de Barcelos. Em Barcelos, ele é  escultura.


Antes de explicar a lenda, vale lembrar que Barcelos é uma bela e aprazível cidade da região do Minho, em Portugal. 

É a maior produtora de artesanato (tem a sugestiva alcunha de "capital do artesanato") e cerâmicas do país, tendo a feira de Barcelos como sua atração cultural mais famosa. Como atrações locais, destacam-se a Igreja Nossa Senhora do Terço, a Igreja do Senhor da Cruz, a românica Igreja Matriz, o Solar dos Pinheiros e o Museu Arqueológico.




Praça principal de Barcelos.


Voltemos à lenda.

Segundo a tradição, um galego (mais precisamente de Santiago de Compostela, na Galícia), acusado de furtar prata de um rico proprietário de terras local, antes de ser condenado à forca, requereu uma audiência com o juiz local. Chegando ao encontro, percebeu que o juiz estava prestes a comer um galeto e, mais que depressa, jurou inocência, dizendo que a prova da verdade seria o fato de que o galo que estava no prato do magistrado cantaria. De fato, o galo cantou e o juiz, rapidamente, dirigiu-se ao local da execução para evitar o acontecimento. Chegando lá, o magistrado descobriu que o homem havia sobrevivido por milagre, graças a um nó malfeito. 


Barcelos é a capital do galo e do artesanato em Portugal.

Eis a lenda do galo de Barcelos, que permeia toda a cultura portuguesa. Os galinhos são vendidos como souvenires em todo o país.

Esta loja do galo é em Sintra. Souvenires.

2 comentários:

  1. Olá Carlos,

    Achei interessante a lenda do "Galo de Barcelos". Até em Portugual eles respeitam o grande "Galo".

    Abraços, Lírio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lírio, tudo bem contigo?

      Eu já sabia...rsrs
      Olha, o único galo que eles respeitam por lá é o de Barcelos mesmo...rsrs Os outros são imitações ou simplesmente desconhecidos...
      Abraço,
      Carlos

      Excluir