quarta-feira, 5 de junho de 2013

ÓBIDOS, PRESENTE DAS RAINHAS!

As terras lusas realmente guardam grandes surpresas.  E Óbidos, cidade murada nas proximidades de Lisboa, é um dos mais belos cenários daquele país.

Detalhe da rua principal de Óbidos, a "Rua Direita".


Os muros da cidade da bela Óbidos.


A história de Óbidos, iniciada antes de Cristo, registra período de ocupação de vários povos, notadamente dos romanos, dos visigodos e dos árabes. Foram os árabes os últimos a dominar o território antes dos portugueses, fato derivado do período de dominação moura. A hegemonia foi encerrada por Gonçalo Mendes de Maia, em 11 de janeiro de 1148.

Logo após, em 1186, Sancho I fortificou a cidade. Serviu de presente para várias rainhas portuguesas, sendo as duas mais célebres Urraca de Castela (esposa de Afonso II) e Santa Isabel (esposa de Dom Dinis).

Não se sabe ao certo a origem do nome "Óbidos", mas a versão mais aceita é a de que deriva do termo latino "oppidum", que significa "cidade fortificada".

A maior atração da cidadela é justamente o seu "castelo". O "Castelo de Óbidos", de origem romana, é uma bonita construção, que concorreu recentemente, sem sucesso, como uma das sete maravilhas de Portugal. Hoje funciona ali uma pousada estatal, que recebe uma parte dos visitantes da encantadora cidade central lusa.

Castelo de Óbidos.

Logo na entrada principal da cidade murada, já na parte interna, é de se destacar o belíssimo muro decorado de azulejos portugueses azuis e brancos, simbolizando a "paixão de Cristo", em dois momentos especiais: agonia de Jesus no horto e a prisão de Jesus. Deslumbrante. O nome da atração é  "Porta da Vila". 

A "Porta da Vila".
A "Rua Direita", cuja foto se encontra acima, é a principal da cidade e onde se concentra a maior parte do comércio local. Vale prestar atenção nas belas casas do local, que compõem um cenário bonito e bem preservado.

Outra atração da cidade é a "Igreja de Santa Maria", que fica em frente ao pelourinho. É a matriz de Óbidos, o principal templo da cidade, portanto.

"Igreja de Santa Maria".

Uma das igrejas mais antigas da cidade, senão a mais antiga, é a de "São Tiago", que foi construída por Sancho I. Curiosidade: foi destruída pelo famoso terremoto de 1755, que afetou principalmente a capital, Lisboa. A reconstrução se deu em 1772.

Igreja de São Tiago em Óbidos. No alto do morro.


Não se deve sair de Óbidos sem degustar a famosa "ginja". A "ginjinha de Óbidos", como carinhosamente falam os portugueses, é servida em um delicioso copinho de chocolate e custa 1(um) euro. É  uma bebida que certamente agrada a todos. O produto é um licor que apresenta duas variedades: o simples e o com frutos no seu interior, aromatizado, na maioria das vezes, com baunilha ou pau de canela.

Ginja é vendida a 1 euro, com o seu copo de chocolate comestível.



Copinho de chocolate com Ginja.

Há ainda outras atrações na urbe medieval portuguesa, para quem tem mais tempo para visitá-la. Vamos a elas: Santuário do Sr. Jesus da Pedra, Aqueduto, Igreja da Misericórdia e Capela de São Martinho.

Para se chegar a Óbidos, que fica a 80 km de Lisboa, o turista tem três opções: carro (40 minutos a partir de Lisboa, pegando a direção Lisboa - Leiria, tomando o trecho A8 e deixando a estrada na saída 15); de ônibus (oito euros a passagem, a partir de Lisboa) e de trem (opção um pouco pior, já que a estação está afastada do centro histórico).

Enfim, o viajante não deve perder a oportunidade, estando nas terras lusas, de conhecer a pérola que serviu de presente à várias rainhas. Esta pérola é Óbidos!

5 comentários:

  1. Olá, caros leitores!
    Gostaria aqui, neste espaço, de externar meus agradecimentos para o conceituado site "Viaje na Viagem" pela indicação do post "Óbidos, Presente das Rainhas!" na sua seleção semanal.
    É, sem dúvida, uma honra muito grande!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    Parabéns pela merecida indicação!
    O Post sobre óbidos ficou muito interessante com fotos excelentes! Pelas fotos que você postou...realmente a cidade é linda! O castelo de óbidos nos impressiona pela beleza e fortaleza.
    Um grande abraço,
    SM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "SM",
      Muito obrigado pelas palavras elogiosas e carinhosas.
      Abraço,
      Carlos

      Excluir
  3. Olá Carlos,

    Parabéns pela indicação!!! Adorei a postagem. Estou de volta. kkk
    Agora tenho muito para ler. Abraço, Lírio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lírio, quanto tempo, hein?
      Quanta honra receber novamente sua visita. Estava com saudades de seus comentários, sempre muito legais! Não fique longe mais, ok? Espero que continue nos prestigiando com sua leitura e seus comentários!
      Um grande abraço,
      Carlos

      Excluir