sábado, 22 de junho de 2013

BRAGA, A CAPITAL RELIGIOSA DE PORTUGAL

Portugal é um país extremamente religioso, não há dúvidas. E Braga, a mais importante cidade da região do Minho, com quase duzentos mil habitantes, é a sua capital da fé. Capital religiosa que conta com duas das mais espetaculares igrejas daquele país: a "Sé" de Braga e o santuário "Bom Jesus do Monte".

Braga existe desde os tempos romanos. Foi chamada naquela época de "Bracara Augusta". É sede do arcebispado português desde o século XII e a "semana santa" é celebrada efusivamente pelos locais.

Uma das grandes atrações da cidade é o seu pequeno, porém belo e compacto, centro histórico. Neste centro, vale destacar a já lembrada anteriormente "Sé de Braga", uma das principais igrejas do país, e o "Antigo Paço Episcopal", que atualmente abriga um dos jardins mais bonitos do Minho- o "Jardim de Santa Bárbara".


A bela entrada do centro histórico de Braga, em Portugal.

A "Sé de Braga" é, em minha opinião, uma das mais bonitas igrejas de Portugal, senão a mais bonita. O seu interior é estupendo. Destaque para a capela à direita da entrada pela porta Oeste - ali estão os restos mortais do primogênito de D. João I, de nome Afonso. Tem também um "Museu de Arte Sacra" com uma belíssima, e rica, coleção. Há também outras capelas, com túmulos, incluindo um do fundador da igreja, Henrique de Borgonha.

A imponente "Sé de Braga".


O belíssimo interior da Sé de Braga.

O "Antigo Paço Episcopal" é outro passeio imperdível do centro histórico, a poucos metros da Sé de Braga.  O palácio arcebispal chama a atenção, mas hoje é utilizado como arquivo e biblioteca. O mais interessante do conjunto é o "Jardim de Santa Bárbara".


"Paço Episcopal" ao fundo; e "Jardim de Santa Bárbara", em primeiro plano.

A atração mais famosa de Braga, no entanto, é mesmo a basílica de "Bom Jesus do Monte". É uma criação estupenda, sem dúvida, sendo o complexo no seu entorno belíssimo.

O ponto alto é a "escadaria", que forma uma autêntica "via-crucis" (e de fato é, havendo a representação das 14 estações da Paixão de Cristo). É aconselhável somente para os jovens ou para pessoas que estejam em ótima forma. Foi construída em 1722, em estilo barroco.

Outro destaque do local é o pitoresco "funicular", que foi instalado no século XIX, mais precisamente em 1822. Funciona hidraulicamente e leva até a praça da igreja em no máximo 3 minutos.

A terceira atração de Bom Jesus é, sem dúvida, a "Capela da Descida da Cruz", e suas belas esculturas de cerâmica que contam os últimos momentos de Jesus Cristo.

Bom Jesus do Monte.

A Capela da Descida da Cruz. Uma das atrações do santuário.
Enfim, Braga ainda é uma cidade pouco conhecida dos viajantes, mas vale (e muito!) uma conferida. Uma belíssima urbe em uma belíssima região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário