sábado, 18 de maio de 2013

GUIMARÃES, HISTÓRIA VIVA DE PORTUGAL

Portugal é um país bastante interessante de se visitar. Ali temos muita história, igrejas belíssimas, museus interessantes, palácios deslumbrantes, paisagens naturais estonteantes. E centros históricos fascinantes. Neste quesito, dos centros históricos dignos de nota, destaca-se Guimarães.

Rua típica do centro histórico de Guimarães.

Guimarães é uma cidade localizada no norte de Portugal. O norte, vale lembrar, é a região mais bonita daquele país, onde a interação homem-natureza atinge seu grau de maior potencialidade. Destaque para a região chamada "Alto Douro Vinhateiro", uma das mais belas paisagens naturais que já vi na vida, reconhecida merecidamente como patrimônio mundial pela UNESCO.

Aliás, é bom frisar também que o norte português é berço histórico daquela nação. Porto, outra cidade da região, é um nome que deu origem ao do país - Portugal e Guimarães, a cidade que se autodenomina, não sem razão, "onde nasceu Portugal". Os vimaranenses orgulham-se de sua cidade, a primeira capital do país.

A cidade de Guimarães, vale dizer, foi fundada por uma mulher, ainda no século X, chamada Mumadona Dias. Talvez por ter sido fundada por uma mulher é que o bom gosto impera naquela urbe, com suas belas edificações que fazem de seu centro histórico o mais belo de Portugal (juntamente com o do Porto).  Mumadona foi uma mulher à frente de seu tempo, poderosa e influente, filha de nobres do Reino de Leão. Foi ela que gerenciou a formação urbana da época e seu amplo domínio territorial, além de ter sido a responsável pela construção do imponente Castelo de Guimarães, uma das maiores atrações locais.

Voltando à história,  insta destacar que Guimarães, conforme já ressaltado anteriormente, é o berço da nação portuguesa, residência dos condes do "Condado Portucalense", que depois viria a se tornar o "Reino de Portugal". Em Guimarães nasceu e viveu D. Afonso Henriques que, vivendo no Castelo de Guimarães, proclamou a formação do Reino de Portugal, durante a Batalha de San Mamede (1128), tendo a independência sido reconhecida pelo reino de Leão e Castelo em 1143.

A maior atração da cidade, conforme já ressaltado anteriormente, é o Castelo de Guimarães ( localizado na chamada "Cidade Alta"), construído para deter avanços dos mouros no século X. Segundo relatos históricos, neste edifício nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei português. No mesmo local, é possível ainda ver a Capela de São Miguel, onde Afonso foi batizado, de estilo românico, e o Paço dos Duques, palácio que já foi inclusive residência de Salazar nos anos 30 do século vinte - hoje abriga um pequeno museu.


Castelo de Guimarães.

Capela de São Miguel.

Destaca-se também na bela paisagem urbana de Guimarães o Largo da Oliveira, que é o coração do centro histórico e onde há muitos barezinhos e uma vida agitada noturna. Ali também encontra-se a Igreja e Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira, importante atração local.

Largo da Oliveira.Centro histórico de Guimarães. Belo e bem preservado.
Cenário bastante bonito também é o da praça em que se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Exemplo de arquitetura barroca e decoração rococó, a igreja foi fundada no século XVIII.

Igreja da Consolação e Santos Passos, em Guimarães.
O melhor museu da cidade é o Martins Sarmiento, com peças arqueológicas. Sarmiento foi um importante arqueólogo que realizou grandes descobertas no norte de Portugal, sendo a maior delas Citânia de Briteiros, a cidade das cabanas da Idade da Pedra, a 15 km de Guimarães.

A cidade de Guimarães tem também suas muralhas, mas um detalhe tira o charme: foram derrubadas e sobrou pouca coisa - uma das partes tem a inscrição "aqui nasceu Portugal". Outro lugar passível de visitação é a bela Igreja de São Francisco, em estilo gótico.

Em 2001, o centro histórico de Guimarães foi inscrito como "Patrimônio Cultural da Humanidade" pela UNESCO, baseado em critérios como originalidade, universalidade e autenticidade.

Enfim, Guimarães é uma importante cidade histórica portuguesa e também uma das mais belas urbes lusas. Vale a visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário