quinta-feira, 23 de maio de 2013

FÁTIMA - LUGAR DE FÉ, ESPERANÇA E PAZ!

1917. Em um ano marcado por diversos acontecimentos importantes da história mundial - Revolução Russa (ou Bolchevista),  Primeira Guerra Mundial, dentre outros - uma aparição de uma imagem a três crianças cuidadoras de ovelhas (os irmãos Francisco e Jacinta e a prima Lúcia) , com mensagens de fé e esperança em um momento tão conturbado, mudou os destinos de um pequeno vilarejo localizado na região da Estremadura em Portugal. Surge assim, na cidade de Fátima, a  mundialmente adorada Nossa Senhora de Fátima .


A imagem de Nossa Senhora de Fátima na "Capela das Aparições" emociona.
Hoje, Fátima, que possui dez mil habitantes fixos, recebe anualmente milhões de pessoas, principalmente durante o mês de maio, em que se comemora a primeira aparição da Virgem, ocorrida em 13 de maio de 1917. Estima-se em trezentas mil pessoas o público total neste dia especial, todo ano. Também o dia 13 de outubro, chamado dia do "Milagre do Sol" , é uma data comemorativa. "Milagre do Sol" em alusão ao evento ocorrido ao meio-dia daquele dia de outubro de 1917, em que testemunhas afirmam que o sol se movia em frente à Cova da Iria. Foi o milagre que Nossa Senhora avisou aos pastorinhos durante as aparições anteriores.

Assim, peregrinos enchem as estradas todos os anos em maio e outubro, em cenas de fé  e esperança, e cumprem suas promessas, de joelhos, no Santuário, em atos muitas vezes heroicos e de sofrimento, sob um sol escaldante, conforme se pode observar na imagem abaixo.

Cenas emocionantes,  como estas, de fé e dor, são vistas frequentemente  no Santuário de Fátima.

O local do Santuário é especialmente grande e impressionante - dizem alguns que a área é maior que a praça de São Pedro no Vaticano. Além da Basílica, conta ainda o complexo com a "Capela das Aparições" e a "Basílica da Santíssima Trindade" (finalizada em 1997, em frente e ao mesmo tempo distante da Basílica principal).


Santuário de Fátima ainda em construção. Década de vinte do século XX.



Santuário de Fátima hoje. Peregrinos em atos de fé cumprem suas promessas.

O interior da Basílica.



A história de Nossa Senhora de Fátima é emocionante e fascinante. Foram seis aparições aos "pastorinhos" Francisco, Lúcia e Jacinta, entre 13 de maio de 1917 e 13 de outubro do mesmo ano.

Os três pastorinhos. Jacinta, Lúcia e Francisco.
Mas, vale lembrar, antes das aparições, os três videntes, ainda em 1916 (um ano antes da visão da Virgem Maria, portanto), testemunharam a presença de um anjo, com mensagens de fé e orações, em três oportunidades. Tais aparições são consideradas, pela doutrina católica, como um prenúncio e uma preparação para a vinda de Nossa Senhora.

Em 1917, portanto, deu-se o início das aparições, na chamada "Cova da Iria", onde hoje existe a chamada "Capela das Aparições".

Capela das Aparições. Santuário de Fátima.

Conforme ressaltado anteriormente, a primeira aparição da Virgem de Fátima deu-se no dia 13 de maio de 1917. Era um domingo ensolarado na Cova da Iria, e Nossa Senhora apareceu como um relâmpago para os três pastorinhos que, incrédulos, ouviram mensagens pedindo muitas orações e fé, notadamente para que a guerra mundial em curso chegasse ao fim. Também pediu a Virgem segredo sobre o ocorrido, o que não aconteceu, já que Jacinta acabou revelando à sua mãe o que aconteceu naquela data. A partir deste momento, os pastorinhos foram alvos de galhofas por parte da incrédula população local.

Nossa Senhora de Fátima.


As outras aparições deram-se em 13 de junho, 13 de julho, 19 de agosto, 13 de setembro e 13 de outubro daquele mesmo ano de 1917. Vale ressaltar, a título de curiosidade que, em agosto, os pastorinhos acabaram desviados do caminho da Cova da Iria, o que os impediu de ter a visão no dia 13, daí o fato de terem visto somente em 19 de agosto. Foi o único dia diferente do dia 13 nos seis meses de visões. O último dia, em outubro (chamado de "Milagre do Sol"), teve o recorde de público (cerca de setenta mil pessoas), já que todos estavam sabendo das aparições.

Dois dos três pastorinhos morreram logo após as visões: Francisco, em 1918, aos 10 anos, de doença desconhecida; e Jacinta, em 1920, também aos 10 anos, de tuberculose. Ambos tiveram seus restos mortais trasladados para uma capela dentro da Basílica de Fátima, em 1952. Foram beatificados pelo Vaticano em 2000.

Lúcia, por outro lado, viveu mais. Nascida em 1907, faleceu em 13 de fevereiro de 2005, aos 98 anos. Virou freira, mas nunca mais morou em Fátima, já que a sua fama não permitia. Divulgou a mensagem de paz de Fátima durante toda a sua vida. Emocionou-se também com a beatificação de seus primos, por João Paulo II, em 2000. Papa que também teve um carinho especial com Fátima, visitando a cidade por três vezes. Vale lembrar que os restos mortais de Lúcia encontram-se também no interior da Basílica de Fátima, ao lados de Jacinta.

Monumentos aos Pastorinhos em uma praça de Fátima.

Túmulo do beato Francisco em capela da Basílica de Fátima.

Túmulos de Jacinta e Lúcia em capela da Basílica de Fátima.


Ainda hoje os chamados "Segredos de Fátima" trazem à tona curiosidade por parte das pessoas, notadamente o terceiro, ainda envolto em grande mistério. Os dois primeiros, a visão do inferno e a necessária devoção ao imaculado coração de Maria, parecem revelados, mas o terceiro é motivo de interpretação, chegando alguns a afirmar ser o apocalipse ou mesmo o assassinato de um papa - ou talvez o atentado que teria ocorrido contra João Paulo II. Curiosidade: a bala que atingiu João Paulo II no atentado de 1981 está depositada na coroa de Nossa Senhora de Fátima no Santuário daquela mesma cidade.

Para quem quer se aprofundar ainda mais na história comovente, há ainda outros locais históricos a serem visitados, como Valinhos (local da quarta aparição, em 19 de agosto, a 3 km do Santuário); a Via Sacra e o Calvário;  o Local do Anjo, onde supostamente as crianças receberam a visita do anjo em 1916;  as Casas dos Pastorinhos; e o Museu de Aljustrel, junto à casa de Lúcia.

Ainda que a peregrinação seja um ato de fé e heroísmo, não é a melhor maneira de se chegar em Fátima. Também o sistema ferroviário não é uma boa alternativa (a estação de trem é longe e precária em horários de ônibus para a cidade), restando duas opções: alugar ou carro ou ir de ônibus (autocarro, em Portugal). De ônibus, são duas horas a partir do Porto e uma hora e meia a partir de Lisboa.

Assim, Fátima hoje é um dos maiores destinos de peregrinação do mundo, um monumento de fé, esperança e aproximação das pessoas. Vale conhecer este imenso santuário e toda esta bela história!

Como disse João Paulo II em sua visita de 1982 à Fátima, "venho a Fátima com o terço nas mãos, o nome de Maria nos lábios, o cântico de misericórdia de Deus no coração".

4 comentários:

  1. Carlos,
    Parabéns pelo Blog sobre Fátima! Concordo com você, realmente Fátima é um lugar de fé, esperança e paz! O santuário emana uma paz celestial e os sentimentos de fé e devoção são muito intensos. No endereço (http://www.fatima.pt/capelinha.html) é possível ver a capela das aparições em tempo real, pois tem uma câmara que filma o altar da capela 24 horas. Vale a pena conferir e acompanhar as celebrações. abraços, Silvane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvane,
      Muito obrigado pelos elogios. E adorei a dica sobre o site oficial de Fátima e a câmera que acompanha as celebrações! Abraços

      Excluir
  2. Carlos,
    Eu também tive o privilégio de visitar o santuário! Foi uma emoção muito grande! Foi lindo também ver a coroa de Nossa Senhora de Fátima com a bala que quase matou o Papa João Paulo II, mas por um milagre ele sobreviveu. Eu não conhecia e achei lindo os dizeres do Papa João Paulo II: "Venho a Fátima com o terço nas mãos, o nome de Maria nos lábios, o cântico de misericórdia de Deus no coração". A sua sensibilidade foi profunda ao captar e expressar todo o sentimento de fé do Santuário de Fátima! Abraços SMFM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "SMFM", tudo bem?
      Que bom receber elogios assim. Muito obrigado.
      Realmente Fátima é um lugar bastante legal. Sempre é bom lembrar, também, as estreitas ligações de João Paulo II, um papa adorado pelos católicos e pelo mundo, com aquela cidade. Ele esteve por lá três vezes e sempre reverenciou Nossa Senhora de Fátima.
      Um grande abraço,
      Carlos

      Excluir