sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

OS CARAVANÇARÁS

A viagem pelas curiosidades ao redor do mundo chega aos caravançarás, pontos turísticos característicos da Turquia e de outros países da Ásia Central.

Os caravançarás (caravanserails) eram abrigos, construído pelos seljúcidas, entre os séculos XI e XIII, em rotas de comércio, que serviam para descanso dos comerciantes após um dia exaustivo de viagem.

Vale abrir um parênteses para falar um pouco dos seljúcidas. Trata-se de uma tribo nômade da era medieval, cujo domínio se estendeu pela Anatólia Central, englobando áreas que hoje correspondem à  Armênia, Azerbaijão, Irã e Turquia. Foi fundado por Tughril, que também foi seu primeiro sultão. Entrou em declínio após as duas primeiras cruzadas.

Existem caravançarás não só na Turquia. Irã, Armênia, Azerbaijão, Síria e Israel também possuem os seus, fruto da herança resultante do domínio do império seljúcida.

Na Turquia, o mais bem preservado é, justamente, o de Sultanhani, um caravançará extremamente belo (talvez um dos mais conservados do mundo). Construído em 1226, o complexo contava, além das acomodações similares a um hotel, com mesquita, estábulos, banho turco e um grande salão onde era possível guardar todas as mercadorias dos comerciantes em descanso. A porta, imensa, conforme se pode observar na foto abaixo, era justamente para possibilitar a entrada de animais, notadamente camelos.

Extremamente belo em seu interior, o Sultanhani possui um pátio central rodeado de arcadas, que funcionavam como proteção contra o sol.


O caravançará "Sultanhani" é o mais bem conservado da Turquia. Entrada .
Além dos caravançarás, existiam ainda os hans. Os hans eram armazéns, com os mesmos recursos dos caravançarás.

Na Turquia, além de Sultanhani, existe outro caravançará interesssante para visitação, localizado na cidade de Edirne: é o "Rustem Pasa", do século XVI. Edirne, perto da fronteira com a Grécia, vale ressaltar, é uma cidade turca de grande importância histórica, tendo sido capital do Império Otomano por quase um século, de 1361 a 1453 (data da queda de Constantinopla). Hoje, este caravançará funciona como um hotel.

Então a dica é: estando em território turco, não perca a contemplação destes lugares interessantes- os caravançarás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário