sábado, 12 de janeiro de 2013

BUENOS AIRES: TANGO, FUTEBOL E PAIXÃO!


Buenos Aires continua sendo uma cidade muito interessante para se visitar. A capital argentina é, sem dúvida, um destino bastante divertido, com seu clima gostoso de "tango" e sua melancolia típica. Melancolia no jeito de ser do povo argentino, diga-se, não no que diz respeito à cidade, que é pulsante. Aliás, a Argentina é pródiga em heróis trágicos, a exemplo de Carlos Gardel (morto em acidente aéreo), Evita (morta muito jovem) e, mais recentemente, Diego Armando Maradona (que encarna o típico argentino, mas se envolveu fortemente com drogas).

Localizada na beira do Rio do Prata, Buenos Aires é a segunda maior cidade da América do Sul, com uma população em torno de 13 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Foi fundada em 1536.

Como toda grande cidade, a capital argentina tem muita estrutura, o que facilita a vida de qualquer turista que lá queira visitar. São grandes livrarias, grandes lojas, shoppings espaçosos e interessantes e uma infinidade de monumentos para visitação.

Mas a cidade portenha apresenta-nos um "apartheid"  turístico. Temos, de um lado, a decadência do centro (Rua Florida, Avenida Corrientes, dentre outras), de Caminito (La Boca) e San Telmo; de outro, a opulência da Recoleta, de Puerto Madero e de Palermo nas suas três versões, quais sejam, "Viejo", "Soho" e "Hollywood".

O Centro, outrora conhecido pelas lojas bacanas da Florida e do agito da Corrientes, hoje convive com uma necessidade urgente de revitalização - o fim do domínio do "kirchinerismo" e do "peronismo" já seria um bom caminho. A Florida virou um autêntico "camelódromo" noturno e já não se anda mais com segurança depois das nove da noite. Lá,o destaque fica por conta da tradicional "Galerías Pacífico", um belo edifício (principalmente por dentro), que vale a pena conhecer.

O mesmo se diz de "Caminito", lá pelas bandas de "La Boca", um dos dois berços do tango (o outro é San Telmo) . Região turística por excelência, é prato cheio para a agressividade dos que estão em busca de dinheiro, como vendedores, dançarinos de tangos que "capturam" os incautos para fotos, etc. Lá, deve-se realmente tomar cuidado com as aproximações. Mas, as casinhas multicoloridas e o clima tradicional do bairro evoca um espírito portenho intenso, valendo a visita.




Aqui começa Caminito, um dos berços do tango argentino.
Ainda é interessante conhecer, em La Boca, a sede de uma verdadeira paixão argentina: o Clube Atlético Boca Juniors. O time "Xeneize", como é carinhosamente chamado pelos torcedores, é o maior campeão internacional das Américas. Só de Libertadores, o clube já possui seis conquistas, só ficando atrás de um outro rival argentino, o Independiente. Pois bem, em La Boca encontra-se o mítico estádio boquense, o "La Bombonera" (a "caixa de bombons", o estádio que pulsa) e, no mesmo local, ainda é possível se visitar o "Museo de La Passion Boquense". Imperdível. É o time de Maradona, o maior e mais emblemático ídolo argentino.

Vale lembrar: Boca Juniors e River Plate fazem o maior clássico argentino - "El Superclásico"! A sede do River Plate fica em um bairro nobre, distante do centro, chamado Belgrano. Daí o apelido "Millionarios" que o clube ostenta com orgulho. O River é dono do maior estádio argentino, o "Monumental de Nuñez" - o melhor, e mais seguro local para se ver uma partida de futebol na Argentina - eu assisti tranquilamente um River vs Velez por lá, no setor Almirante Brown. O clube também tem um museu (http://www.riverplate.com/institucion/Museo/), que conta a sua história e glória - na década de 40, o apelido do time de Labruna e Di Stefano era "La Maquina".

Além de River e Boca, Buenos Aires ainda tem uma série de outros times, a exemplo do San Lorenzo de Almagro, Vélez Sarsfield, Húracan, Argentinos Juniors, Ferrocarril Oeste, Chacaritas Juniors, All Boys, entre outros. Racing e Indiependente são de uma cidade próxima à Buenos Aires, chamada Avellaneda- para quem é curioso, o estádio desses dois rivais fica na mesma rua. E o Racing, um dos mais tradicionais e de maior torcida na argentina, é o time do antigo presidente Juan Domingo Peron (o marido de Evita).

A feira de San Telmo, aos domingos, também está daquele mesmo jeito que sempre conhecemos, com preços prontos para os turistas. Lá se vende todos os tipos de coisas, de selos a roupas, incluindo uma infinidade de souvenires. Segundo um taxista local, a feira de "Mataderos", um bairro um pouco mais distante de Buenos Aires, é melhor, por ser "menos turística".

Passeios obrigatórios da capital portenha, próximos um do outro, são a "Casa Rosada", onde a Presidenta despacha, a "Plaza de Mayo", local de manifestações populares e a principal da Argentina, e o "Café Tortoni", com seu cafezinho sempre caprichado.

"Plaza de Mayo" e Casa Rosada. Buenos Aires.



Tortoni representa uma tradição argentina. Fundado em 1858 (são mais de 150 anos de história), era frequentado por Jorge Luis BorgesCarlos Gardel, Gabriela SabatiniRei Juan Carlos de Bourbon, dentre outras personalidades da Argentina e de outros lugares do mundo.

O Café Tortoni é uma tradição portenha inigualável.

Saindo um pouco da região central, vale destacar que falar de Recoleta, Puerto Madero e Palermo é falar de opulência em Buenos Aires.

Puerto Madero é a revitalizaçao do porto de Buenos Aires, o que hoje deveria acontecer com o centro também. Prédios altos tomam conta do local, havendo ainda muitos hotéis, bares e restaurantes na região. Destaque ali para o moderno Hilton Hotel e para o restaurante e danceteria (depois da uma da manhã) Asia de Cuba.

Recoleta, o bairro mais bonito da capital portenha. Parece Paris, com orelhões estilo "Londres". É a opulência que outrora a Argentina possuía (leia-se, antes do Peronismo e do Kirchinerismo). Vale a visita ao Cemitério local (onde se encontra o túmulo de Evita, uma atração) e a maravilhosa Igreja do Pilar, a mais bonita de Buenos Aires.

A Igreja do Pilar, em Buenos Aires. Recoleta.



Detalhe do altar da Igreja do Pilar, em Buenos Aires.

Palermo é o bairro dos grandes parques, dos ótimos restaurantes e do melhor da diversão noturna. Vale a visita! E ainda tem na região o Zoológico de Lujan. Não conheço o zoo portenho, mas muitas pessoas dizem ser um bom passeio. Mais informações: http://www.zoolujan.com/zoo_como_llegar.php.

Falando ainda em Palermo, vale destacar  um museu situado na região, o "Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)", que contém obras de arte de muitos artistas brasileiros - Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Nelson Leirner, dentre outros, em sua coleção permanente. Vale aduzir, é uma coleção de Eduardo Constantini e é uma grande visão da arte na América Latina no século XX. O site do museu é http://www.malba.org.ar/web/home.php.

E os shows de tango? Realmente são muito bonitos, vale a pena conhecer, mas só quem está indo na cidade pela primeira vez. São diversas opções, dentre as quais destacam-se o "Señor Tango" e o  "Carlos Gardel". São programas típicos para turistas, que são pegos nos hotéis da cidade e levados às casas de shows. Segundo Ricardo Freire, é uma opção razoável em tempos de fim de ano (réveillon).

Mas, para os veteranos, a dica mesmo é procurar as "milongas" (bailes dos locais), onde não existe programa para turista -são os próprios argentinos é que mantêm a tradição da dança sensual. O excelente site do Ricardo Freire, "Viaje na Viagem", indicou, por sua vez, um blog, o da Meilin ("Pergaminho Eletrônico", "pergaminhoeletronico.wordpress.com"), onde é possível se visualizar um belo roteiro destes bailes: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/buenos-aires-o-roteiro-das-milongas-no-blog-da-meilin/. Vale a pena ler atentamente este post para se aproveitar esta tradição cultural argentina.

Para a busca de hotéis, duas regiões se destacam: o centro, que concentra a grande maioria dos hotéis e é ideal para quem vai pela primeira vez na cidade, e Recoleta, onde se é possível dormir e acordar com mais charme, em um local mais bonito (porém mais caro). Importante destacar: para quem gosta de um bom café da manhã, deve-se cacifar um hotel quatro ou cinco estrelas - abaixo disso, os hotéis portenhos são bem simples e pouco fartos.

Imperdível também é a culinária portenha. Destaque para os diversos cortes de carnes (bife de chorizo, ancho, dentre outros) e para as empanadas (a melhor é a da 1810). Restaurante emblemático, e charmoso (leia-se, ideal para casais) é o "Cabana Las Lilas",em Puerto Madero. Mas há uma grande quantidade de restaurantes interessantes para se comer uma boa carne em Palermo também.

De Buenos Aires é possível ainda se visitar Colonia Del Sacramento, objeto de outro post no blog. É o melhor passeio desde Buenos Aires, atravessando o Rio do Prata em uma embarcação que possui até duty-free.

Há ainda o passeio do "Delta do Tigre", feito por trem. Não é uma unanimidade entre blogueiros e blogueiros sobre este passeio, ao contrário do que ocorre com o passeio até Colônia Del Sacramento.

Enfim, certamente Buenos Aires é um lugar que cativa bastante as pessoas, pela sua diferenciada atmosfera e pelo seu número elevado de atrações.

P.S: Para quem quiser trocar idéias, sugestões ou mesmo fazer perguntas sobre o destino "Buenos Aires",  a dica é usar a caixa de comentários logo abaixo do post. Estaremos sempre prontos a dialogar e, eventualmente, incrementar mais ainda as dicas sobre a capital portenha.

Um comentário:

  1. Morei em Buenos Aires por 3 meses para estudos e realmente a cidade é fantástica.
    PS: saudade das argentinas haha

    ResponderExcluir