quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ASSIS, TERRA DE FRANCISCO

Nada melhor que homenagear São Francisco, no seu dia - 04/10 - falando de seu berço, Assisi, na Itália e, porque não, dele também.

Assisi, ou Assis em bom português, é mais que o berço dos amigos Francesco e Chiara (que se transformou em Santa Clara). É uma bela cidade da Úmbria italiana, que teremos oportunidade de destacar linhas à frente. 


Panorama da cidade de Assisi, na Úmbria italiana.

Mas antes vamos falar um pouco de São Francisco de Assis, este que é talvez o maior, no quesito humanidade, de todos os santos venerados pela Igreja Católica e que causa, todos os anos, imensa comoção nos fiéis quando visitam sua cidade.

Francesco Giovanni di Pietro Bernardone nasceu em 1182. Filho de uma família abastada, após viver uma juventude intensamente boêmia, renunciou a todos os bens materiais e passou a fazer pregações. A sua vida é um exemplo vivo para uma humanidade cujos bons exemplos são raros - desapego ao materialismo, contato permanente com a natureza (famoso pelos contatos com animais) e ajuda às pessoas doentes, notadamente leprosos, eram a base de sua vida. De suas pregações e manifestações religiosas surgiu a famosa "Ordem dos Franciscanos". O povo aprendeu a amar o homem, e depois santo, Francesco (Francisco), apelidando-o justamente de "Il Poverello" ("O Pobrezinho").

Voltando à Assis (adotamos aqui o nome referente ao nosso vernáculo),  cabe dizer que a cidade é encantadora, surpreendendo os que acreditam existir apenas a "Basílica de São Francisco" como atração.

É fato, a Basílica é realmente impressionante. Mas Assis é muito mais que isso.



Visão de Assis a partir da Basílica de São Francisco. Pax, pede a cidade.

É uma cidade que conta com algumas atrações que merecem ser vistas. Atrações ligadas à São Francisco, à Santa Clara, mas também outras que remontam ao período romano.

Falaremos primeiro de Santa Clara.

Santa Clara, cujos restos mortais encontram-se na belíssima Basílica de Santa Clara em Assis (que vale, portanto, a visita), era, também, uma pessoa iluminada, que viveu no mesmo tempo de São Francisco e era uma discípula dele. 

Clara (Chiara, em italiano), fundou, na Igreja Santa Maria Dei Angli (nos arredores de Assis,podendo ser traduzida para nosso vernáculo como " Santa Maria de Los Angeles", que deu origem ao nome da famosa cidade americana), o ramo feminino dos fransciscanos, conhecido como "Clarissas". Assim como São Francisco, abandonou uma vida abastada (era rica e bonita) para ajudar os pobres e necessitados.

Abrindo um espaço, vale destacar, em imagem, a "Santa Maria Dei Angli", onde, dentro dela, existe uma igreja menor, chamada "Porciúncula". A "Porciúncula" é uma pequena capela dentro da igreja mostrada abaixo. É muito interessante, talvez um fato único no mundo.

A "Santa Maria Dei Angli", onde Santa Clara fundou ramo da Ordem dos Fransciscanos.

Voltando à Assis propriamente dita, alguns metros adiantes da Basílica de Santa Clara, encontramos a "Piazza Del Comunale", onde se observa a "Assisi Romana". Durante o século XIV, Assis foi dominada pelos romanos, e a presença hoje ainda é notada principalmente pelo "Templo de Minerva" e complexo localizado nessa praça, incluindo uma bela torre ("Torre Del Comunale"). Vale a pena observar atentamente a arquitetura interessante do local.

Templo de Minerva no centro da foto. Torre Del Comune à esquerda. A face romana de Assis.
A terceira igreja em importância da cidade é justamente a de seu padroeiro: São Rufino. Curiosamente, é esse o santo padroeiro de Assis. A Catedral de São Rufino é também bastante interessante, sendo reconstruída no século XII, após destruição ocorrida ainda no século VIII.

Mas o final da perigrinação pela cidade indica que o turista, ou viajante, ou mesmo fiel, chegou à famosa "Basílica de San Francesco", igreja dividida em duas partes: superior e inferior. É um dos maiores templos de perigrinação no mundo, recebendo anualmente algo em torno de 5 milhões de visitantes.


Basílica de São Francisco. Ponto alto da visita à Assis.
A Basílica é realmente impressionante e merece a fama.

Para começar, vale a pena deslumbrar-se, na parte superior,  com os afrescos de Giotto, logo a partir da entrada da igreja, nas paredes laterais, que indicam todos os detalhes da vida de São Francisco. São vinte e oito notáveis episódios da vida de São Francisco de Assis, incluindo alguns bastante interessantes, como a "cura de uma mulher doente" ou mesmo "a ressureição de uma mulher morta em pecado". Destaque ainda, na parte superior, para os maravilhosos vitrais e para o mosteiro de Sixto IV.

Na parte inferior, destaque para a tumba de São Francisco e seus restos mortais e para uma série de afrescos, nas quais destaco "A Crucificação", de Giotto, o mais belo deles. Também impende destacar o afresco que mostra uma viagem que São Francisco fez para o Egito. São Francisco que, aliás, era um viajante inveterado... Também há ainda reminiscências de roupas usadas pelo santo na parte inferior.

Em 26 de setembro de 1997, a Basílica sofreu uma destruição bastante significativa com o terremoto que atingiu Assis.  Parte do teto da parte superior desabou, causando enorme prejuízo nos afrescos existentes no local. Hoje, encontram-se restaurados.

E, por fim, vale lembrar que no ano de 2000 os "lugares franciscanos", tais como a Basílica de São Francisco, a de Los Angeles e a de Santa Clara, foram considerados Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO em uma homenagem que reflete a importância da cidade para o mundo.

8 comentários:

  1. Oi, Carlos. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  2. Natalie,

    Tudo bem, e contigo?
    Muito obrigado por selecionar o meu post sobre Assis. É realmente uma honra poder estar incluído neste seleto rol, em um site tão conceituado como o de vocês.
    Um grande abraço e mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,você merece!!!
    Quem acredita sempre alcança!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Carlos!!!
    Você é um escritor fantástico!!!!

    Continuando a homenagem a São Franscisco de Assis...

    Oração de São Francisco de Assis
    Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
    Onde houver ódio, que eu leve o amor;
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
    Onde houver discórdia, que eu leve a união;
    Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
    Onde houver erro, que eu leve a verdade;
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
    Onde houver trevas, que eu leve a luz.
    Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
    Consolar, que ser consolado;
    compreender, que ser compreendido;
    amar, que ser amado.
    Pois, é dando que se recebe,
    é perdoando que se é perdoado,
    e é morrendo que se vive para a vida eterna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo (a)",
      Muito obrigado pelo elogio descrito na expressão "escritor fantástico". Creio que é muita gentileza de sua parte. É esse carinho e atenção de um (a) leitor (a) especial como você é que me motiva a sempre querer melhorar as postagens e incrementar o blog com informações precisas, interessantes e culturais. Os leitores são a razão da existência do blog!
      Gostaria também de expressar a satisfação de ver, nas suas palavras, a muito bem lembrada "Oração de São Francisco". São palavras sábias e verdadeiras, autênticos ensinamentos de vida, que todos devemos seguir, sempre!
      Agradeço as palavras e espero continuar sempre contando com suas impressões sobre as postagens aqui na seção de comentários do blog.
      Um grande abraço,
      Carlos

      Excluir
  5. Carlos,

    Como é linda a cidade de Assis!
    Como é linda a vida de São Francisco de Assis!
    Acho muito interessante a ordem que ele fundou. Quem ingressa na ordem franciscana faz votos de pobreza, obediência e castidade.
    Eles vivem em fraternidade.
    Legal, né?

    Muito sucesso para você, Carlos!

    Veronice Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veronice Soares,
      Realmente a vida de São Francisco é um exemplo para todos nós! Mais espiritualidade e menos materialismo!
      Já que vc postou curiosidade sobre a Ordem Franciscana, cabe lembrar aqui que o Papa Bento XVI é advindo justamente da "Ordem Franciscana Secular", cujo lema é "obedientia et pax" (Obediência e Paz).
      Por outro lado, a cidade de Assis, como vc disse, é realmente linda, bastante surpreendente para quem pensa só existir a Basílica de São Francisco como atração.
      Enfim, a matéria tratada no post é interessante e cheia de curiosidades.
      Um grande abraço,
      Carlos

      Excluir