sábado, 29 de setembro de 2012

MONTERRIGIONI, UMA PÉROLA MEDIEVAL NA TOSCANA

Monterrigioni é, indiscutivelmente, uma bela, e pouco conhecida, surpresa da Toscana, na Itália.


Entrada principal de Monterrigioni, na Toscana. Duas das quatorze torres em destaque.


A cidade murada, localizada na região sul de Chianti, foi construída na segunda década do século XIII (Idade Média) pela chamada "República de Siena", inimiga da "República de Florença". 

Abrindo um parênteses histórico, insta salientar que Siena e Florença foram, durante a Idade Média, províncias altamente rivais.A idéia de se construir uma cidade murada ocorreu justamente para ser um entreposto de defesa de Siena contra Florença. Ali ficavam abrigados, além de alguns civis, quantidade significativa de militares da cidade do "Palio", então dominante da área.

O uso militar da cidade murada de Monterrigioni entrou em declínio no século XVI, quando finalmente Florença conseguiu anexar Siena.

Hoje, Monterrigioni conserva suas características medievais, com seu belo muro circular externo.

A cidade é completamente feita de pedra, com quatorze torres, sendo duas na entrada principal,  imortalizadas por Dante Alighieri na "Divina Comédia".

Assim expressou Dante, explorando as belezas de Monterrigioni: "(..) Because as on its circular parapets/Monterrigioni crowns itself with towers/ E´en thus the margin which surrounds the well/With one half of their bodies tureted/The horrible giants (...)" (Dante, Inferno, XXXI, 40-44). Em tradução livre para o português: "(...) pois como sobre as cercanias redondas/Monterrigioni se coroa com torres/assim como a margem que rodeia o bem/ com uma metade do corpo equipada com torres/os horríveis gigantes (...)".

Na praça principal, vale destacar a Igreja de Santa Maria Assunta. É certamente a estrutura que melhor retrata o estilo de arquitetura medieval que permeia a cidade. 



Igreja Santa Maria Assunta. Monterrigioni, Toscana, Itália.

Monterrigioni sedia, há 22 anos, o "Festival Medieval de Monterrigioni".  Nesse ano, chamado "Inferno e Paraíso", ocorreu entre os dias 6 e 8 e 13 e 15 de Julho. Uma série de eventos, retratando a época medieval, ocorre na pequena cidade histórica. Há também apresentação de banquetes medievais e os restaurantes preparam pratos especiais da região toscana.

Enfim, uma pérola medieval pouco óbvia e bastante interessante para quem faz turismo pela região do Chianti, que fica entre Siena e Florença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário