terça-feira, 17 de julho de 2012

NORUEGA, IDÍLICO E FASCINANTE CAMINHO PARA O NORTE!

Noruega. Em norueguês, Norge. Em inglês, Norway. Nas duas línguas germânicas, o verdadeiro sentido do país: o "caminho para o Norte". O caminho para um dos lugares mais belos do mundo. O caminho da vida, das paisagens, da civilização perfeita, dos lendários "trolls", do verde das imensas montanhas e dos fiordes!

Rios correm paralelos às estradas nas lindas paisagens norueguesas.


Conforme dito anteriormente, a Noruega é um dos três países escandinavos. Os outros dois são Suécia e Dinamarca. Faz parte do conjunto dos países nórdicos, composto por Escandinávia, Finlândia e Islândia.

O país foi província dinamarquesa de 1536 até 1814, quando a união foi dissolvida. No mesmo ano da dissolução, foi assinada a Constituição Norueguesa.

Ressalta-se que a Noruega tornou-se independente em 1905, tendo sido Haakon VII coroado rei.

A Noruega é a representação mais perfeita da "social-democracia" no mundo. Nota-se pouca ostentação no país (para se ter uma idéia, existe apenas uma única loja "Louis Vitton", símbolo da referida ostentação e do capitalismo, localizada em Oslo). Não há, definitivamente, lojas de grandes marcas. Não se acha ali lojas da Nike, Adidas, Puma ou outras mundialmente famosas. O que reina ali é o espírito de um povo bastante evoluído, rico e consciente, inclusive ecologicamente. A distribuição de renda é digna de nota, não havendo o abismo entre quem ganha mais e quem ganha menos, bastante usual em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. A renda per capita gira em torno de 77 mil dólares anuais, o que dá idéia da riqueza dos moradores do país.

Vale destacar que a nação, até cerca de 30 anos atrás, era a mais pobre da Europa. A descoberta do Petróleo em suas águas elevou o nível de vida de sua população. É talvez o crescimento econômico mais extraordinário de todos os tempos, superando, inclusive, aquele conseguido pelos chamados "Tigres Asiáticos", a exemplo de Coréia do Sul e Taiwan. Hoje, a Noruega detém, em seu currículo, a renda per capita mais alta do mundo e o melhor índice de desenvolvimento humano do planeta. Vale destacar também que o país, já prevendo o esgotamento de seus recursos petrolíferos, já tem desenvolvido uma poupança interna apta a garantir o futuro.

A carga tributária, que financia os fantásticos serviços públicos de saúde e educação do país, é altíssima, chegando a sessenta por cento do que ganha o cidadão.

O país reúne em seu território cerca de cinco milhões de habitantes, em uma área de pouco mais de trezentos mil quilômetros quadrados. O idioma oficial é o norueguês, derivado da família germânica, sendo também constatada a presença do idioma lapão mais ao norte do território. Ali residem os "samis", habitantes da Lapônia, que é uma grande região que perpassa vários países, a exemplo da Finlândia, Suécia e Noruega.

A Noruega é, como os outros países escandinavos, uma monarquia parlamentarista.  A capital, Oslo, é também a maior cidade, com cerca de seiscentos mil habitantes. Outras cidades importantes são Bergen, Stavanger e Trondheim, esta última mais ao norte.

Ressalta-se que a Noruega é, senão o mais caro, um dos países mais caros do mundo. Em média, uma refeição em um restaurante de porte médio em Oslo não sai por menos de duzentos reais o casal. Uma refeição em redes fast-foods sai por cinquenta reais o casal. Qual a razão para tamanha "carestia"? A razão principal é, também, a alta carga tributária que atinge os empresários do país, que faz com que o consumidor sofra as consequências.

A religião predominante é o protestantismo, muito embora os noruegueses não são, definitivamente, um povo afeto à práticas religiosas e a afeição à rotina das igrejas.

Curiosidade: os supermercados na Noruega são proibidos de vender cerveja após as oito da noite. O que fazem? Colocam uma cortina para impedir o acesso dos incautos.

Na música, um dos destaques do cenário pop dos anos 80, o A-Ha, é de lá. A cantora mais famosa do país é Sissel.

Vejamos as principais atrações desse país espetacular e fascinante - a Noruega, incluindo cidades, paisagens naturais e lendas.

Os fiordes.

A principal atração do país são mesmos os fiordes.


Aspecto de um fiorde. Hardanger, Noruega.

Fiordes podem ser definidos como "braços do mar" (golfos) entre montanhas. As montanhas, lindíssimas, têm geralmente mais de mil metros de altura, formando neve no seu topo no inverno (meados do final e início de cada ano) e cachoeiras, decorrentes do derretimento dessa neve, no verão (entre junho e agosto).

A nossa visita em terras vikings ocorreu justamente no verão, fato que nos ajudou a observar a formação dessas cachoeiras nos fiordes.


Cachoeira no fiorde.
Uma notícia bastante curiosa dos fiordes é justamente a profundidade de suas águas.

Os principais fiordes noruegueses, em extensão, são o Sognefjord e o Hardanger. A Noruega é justamente o país com o maior número de fiordes do mundo, embora o maior, em extensão, esteja na Groenlândia, que é território da Dinamarca.

O Sognefjord localiza-se nas proximidades de Bergen,assim como o Hardanger.

No fiorde de Hardanger, em Lofthus, destaque para uma noite no histórico Ullesvang Hotel, em meio às deslumbrantes paisagens do fiorde.


Hotel Ullesvang. Data do século XIX. Lofthus, Noruega.

Visão do fiorde a partir do Hotel Ullesvang.

Aliás, a Noruega conta com hotéis históricos dentro dos fiordes, a exemplo do Ullesvang, rejeitando as grandes cadeias hoteleiras famosas em todo o mundo.

Além dos fiordes retromencionados, cabe ainda destacar, pela beleza, os fiordes "Nordfjord" e o "Lysefjorden" (onde há um púlpito, onde as pessoas podem observar do alto a beleza do local)


Bergen.

Bergen é, hoje, a segunda cidade mais importante da Noruega. Mas já foi a primeira, sendo capital por alguns anos.

Curiosamente, a cidade, durante os seus séculos de história, foi consumida diversas vezes por incêndios. O pior registrado data de 1702 e deixou a cidade reduzida à cinzas.

Historicamente, a cidade sempre foi um importante porto, sendo uma das mais destacadas da "Liga Hanseática".  A "Liga", vale ressaltar, foi uma importante aliança mercantil entre cidades portuárias durante a Idade Média e início da Idade Moderna. Algumas outras cidades importantes da "Liga": Lubeck e Hamburgo, na Alemanha; Gdansk, na Polônia; Riga, na Estônia e Tallin, na Lituânia.

Bergen é conhecida também como o "Portão de Entrada dos Fiordes", sendo os dois mais próximos justamente os maiores do país, Sognefjord e Hardanger, já comentados acima.

A cidade abriga uma das paisagens urbanas mais interessantes da Europa: o bairro de Bryggen, cuja representação mais marcante é o conjunto de doze casas de madeira perto do porto da cidade. Próximo à Bryggen, encontramos outras atrações, a exemplo da igreja de "Johanneskirken", a mais linda da cidade, o "Museu Hanseático", a "St. Mary´s Church" (que atualmente está fechada para reformas) e o "Museu de Bryggen".


Bergen e o cenário de Bryggen.

Bergen, conforme dito acima, está em localização estratégica para a visitação dos fiordes. Há inúmeros passeios para os vários colossos das redondezas, a exemplo dos já citados Sogne, Hardanger, além do Aurlandfjord.

Atração bastante conhecida da cidade é justamente a casa do famoso compositor norueguês Edvard Grieg. Grieg nasceu (1843) e morreu (1907) em Bergen. Chama-se "Troldhaugen".

Uma de suas composições mais famosas é "In The Hall of Mountain King", tema de desenho animado.

Mas a mais famosa, e que certamente todos já escutaram, é "Morning Mood" ("Peer Gynt"). É uma das mais belas canções clássicas de todos os tempos e, como o próprio nome evoca, dá uma tranquilidade imensa se ouvida pela manhã. Está disponível em larga escala no site "YouTube".

Além de Bryggen e Trouldhagen, destacam-se ainda na urbe portuária o passeio de teleférico, que dá uma visão explêndida da cidade. A entrada para o funicular está localizada atrás do bairro Bryggen.

Oslo.

Oslo, a capital do país, mostra bem o espírito norueguês de viver. Tem um bom e eficiente sistema de transportes, mas tem também muita gente andando a pé ou de bicicleta para o trabalho. É o jeito ecológico de se comportar, bem em moda atualmente.

É uma cidade relativamente pequena. Tem pouco mais de seiscentos mil habitantes, o que a colocaria, se fosse no Brasil, como uma das capitais de menor população.

Conforme ressaltado alhures, dificilmente encontram-se lojas que evocam o "espírito capitalista". Há, no entanto, grandes lojas de departamentos, aquelas do estilo da Galeria Lafayette de Paris.

Historicamente, conta-se que a cidade foi fundada no ano 1.000 depois de Cristo. O nome "Oslo" tem duas vertentes de origem: uma, que a considera "o campo abaixo das colinas" e outra que significa "o campo dos deuses". A primeira parte "Os", portanto, pode significar tanto "abaixo das colinas", como "Deus". A segunda parte, "Lo", é traduzida por ambas as correntes da origem do nome como sendo "Campo".

Em 1624, sob o domínio dinamarquês e o reinado de Christian IV, a cidade passou a se chamar "Christiania".  Este nome perdurou até 1925, quando a cidade voltou a se chamar Oslo.

Oslo é uma cidade de múltiplas atrações.

A maior de todas, sem dúvida, é o "Frogner Park", em sua subdivisão mais famosa, chamada"Vigeland Park", ou, em bom português, o "Parque Vigeland". 


Vigeland Park, um dos parques mais interessantes do mundo.

O nome da subdivisão do "Frogner Park" advém do escultor norueguês Gustav Vigeland, que viveu entre 1869 e 1943, idealizador das monumentais obras.

O parque conta a história da "criação humana", em um percurso composto de 192 esculturas, desde o nascimento até a morte, passando, é claro, pela procriação.

Ali também há espaço para a diversão dos noruegueses, notadamente no verão, incluindo piscina olímpica e jardins para piquenique. E um grande espaço verde, compondo toda a extensão.

Um ótimo programa, dada a beleza do local.

Esculturas idealizadas por Gustav Vigeland.
Além do "Frogner Park" e da sua coleção de esculturas ("Vigeland Park"), destacam-se em Oslo o "Museu dos Barcos Vikings" ("Vikinskipshuset", nos arredores de Oslo, admissão por 60 coroas norueguesas), o "Parlamento" ( "Stortinget", geralmente possui visita guiada às dez, onze e meia e treze horas); e o "Palácio Real" ("Slottet", abre algumas épocas do ano para visitação).


Palácio Real na verde e bela Oslo.

Oslo também tem muitas ilhas em seus arredores (em uma delas ocorreu o famoso massacre do terrorista norueguês em 2011) e está localizada em um fiorde, o "Oslo fiorde".

Lillehammer

Lillehammer é uma cidade norueguesa famosa por ter abrigado, em 1994, os "Jogos Olímpicos de Inverno". Daí ser o "Parque Olímpico" a principal atração da cidade.



Logotipo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.

Pista de esqui de Lillehammer.

É uma cidade com muitos morros, dificultando sobremaneira a caminhada. Apenas a "rua dos pedestres", onde se localiza o comércio local, é reta.

Definitivamente, é uma cidade com menos atrativos turísticos, programa para apenas um dia de visita mesmo.


As igrejas de madeira.

Sem dúvida, as "staves-churchs", ou "igrejas de madeira" são a principal contribuição da Noruega à arquitetura mundial.


Borgund Stave-Church. A mais bem preservada da Noruega.
Trata-se de igrejas medievais, construídas em madeira. A mais famosa, e bem preservada, das 28 (vinte e oito) ainda existentes, é, justamente, a "Borgund".

Anteriormente ao período da Reforma (1537) havia cerca de 1.000 destas igrejas no país. Ocorre que a demanda por mais lugares, enfim, por igrejas maiores, levou os noruegueses a abolir a construção desse tipo de igreja. Assim, após a Reforma, nenhuma outra igreja nesse formato foi construída.

No meio do século XIX, a "Sociedade para a Preservação de Monumentos Antigos" resolveu agir para impedir a destruição de todas essas igrejas, o que resultou na conservação das 28 atualmente existentes.

Algumas dessas igrejas hoje fazem parte de museus, a exemplo do Museu de Trondheim, em que está exposta uma igreja de Holtalen, que é um tipo de igreja ("tipo Holtalen") diferente de Borgund ("tipo Borgund"), notadamente no formato da região central interna da igreja. Existe ainda um terceiro formato de teto, o "tipo  More".


A lenda dos Trolls


Troll.

A lenda dos trolls é um dos aspectos mais peculiares da cultura norueguesa. 

Trolls são seres bastante similares aos duendes, mais conhecidos na literatura mundial.

Segundo a lenda, os trolls eram seres que viviam nas montanhas. A observação desses seres só era possível à noite, já que tinham como característica não suportar a luz. Característico também dos trolls eram os quatro dedos nas mãos e nos pés. Têm também muitos dotes sobrenaturais - em um deles, transformavam-se em lindas mulheres para atrair varões para a montanha. Muitos desses enganados pelos pequenos seres não regressam mais. Também são seres agressivos quando contrariados.

Os Samis

Outro aspecto interessante da Noruega é que, na sua região mais setentrional, vive um povo indígena do gelo: os samis, ou lapões.

A Lapônia é uma região gelada que está localizada em quatro países: Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia.

A maior população de lapões, cerca de 35.000 pessoas, é encontrada justamente na Noruega. Vivem da caça, da pesca e da criação de renas.


Frio intenso na região em que vivem os samis.

Casa de um sami.

A bandeira da Lapônia.


O Bacalhau.

Ah, uma última coisa: Bacalhau é bom em Portugal, não na Noruega. A Noruega é só exportadora mesmo. O que é bom mesmo é o salmão, delicioso. Mas, para quem nunca viu uma cabeça de bacalhau, aí vai a foto:


Bacalhau e sua nunca vista cabeça.


Enfim, essas são as principais atrações da Noruega, o idílico e fascinante caminho para o Norte!

18 comentários:

  1. Olá boa noite, meu nome é Marilene, no ano que vem quero ir pra Noruega. Você poderia me dar algumas dicas de lugares pra hospedar (hotel, hostel, Cottages and holiday houses - o que seria ideal dependendo do lugar), custo (acomodação, comida, transporte). E com relação as cidades, quais eu não posso deixar de visitar (vi que algumas ficam muito longe umas das outras, algo em torno de 1000km). Adorei seu blog, grata :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilene, tudo bem contigo?

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pela escolha: a Noruega é, sem sombra de dúvidas, um dos países mais lindos e interessantes do mundo.

    E fico feliz com o seu elogio a respeito do blog - isso motiva a gente a cada vez aperfeiçoar mais o espaço!

    Vamos às suas perguntas.

    Mas antes, gostaria de te perguntar uma coisa: você gostaria de viajar somente para a Noruega ou pensa em dar um giro pela Escandinávia? Digo isso porque a opção tão-somente pela Noruega, ou seja, um roteiro só seu, particular, sem dúvida pode encarecer sobremaneira a viagem. Como disse no post, a Noruega é um dos países mais caros do mundo. Refeição em mcDonald´s, para duas pessoas, que no Brasil custa 35 reais, lá custa o equivalente a 50 reais. E mais, um roteiro pela Escandinávia é uma escolha bacana, mesmo que em forma de excursão, já que os outros países são igualmente interessantes: Suécia, Dinamarca e Finlândia.

    Outro dado interessante: como vc mesmo percebeu, as distâncias dentro do país são imensas, o que demanda avião ou ônibus. Carro é desaconselhável, tendo em vista que as estradas norueguesas, embora com asfalto perfeito, são pequenas e sinuosas, ou seja, extremamente perigosas, exigindo uma habilidade fora do comum do motorista. O transporte ferroviário não é interessante também, dadas as distâncias. Existe sim um trem que é bacana, perto de Flam, caso você queira fazer um roteiro por conta própria.

    Em matéria de hospedagem, gosto de ficar em hotel confortável e com boa localização. Em todos os destinos noruegueses que visitei, fiquei com essa combinação. Em lofthus, fiquei no hotel histórico Ullesvang - deslumbrante; em Bergen, o Radisson Blu Royal, também muito bom e pertinho de Bryggen, o bairro mais fantástico da cidade; e em Oslo, o Royal Christiania, com ótima localização.

    Imperdível na Noruega, mais que as cidades, são os fiordes. Lá tem vários, sendo que os típicos vendidos em pacotes são o Sogne eo Hardanger. Caso consiga roteiro por conta própria, o fiorde de Geiranger é um dos mais fantásticos.

    Quanto às cidades, destaque mesmo para Oslo, a capital, e Bergen. Duas cidades fantásticas. Oslo, a capital, com muitas atrações e museus; Bergen, com suas casas de madeira patrimônio mundial da humanidade e terra de Edvard Grieg, famoso compositor - vale a visita.

    Marilene, estou à disposição para qualquer dúvida, ok? Talvez a gente precise conversar mais, não sei se sanei suas dúvidas.

    Abraço,
    Carlos HB

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Sensacional seu blog e a maneira que vc descreve e explica a viagem de uma forma fácil e esclarecedora. Estou montando um roteiro pela escandinavia, terminando na Alemanha. Na Noruega ficarei na casa de um amigo (Mora em Nannestad, há uns 40 km de Oslo). Como quero ir a Bergen e depois seguir viagem p/ Suécia (Estocolmo e Gotemburgo) e depois Finlândia gostaria de saber se é melhor ir do Brasil primeiro pra Bergen, ou pra Oslo, tendo em vista que vou a Suécia depois. Agradeço sua atenção e parabéns pelo blog. Abraço, Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel, tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigado pelas palavras de elogio, que são um incentivo para continuar sempre crescendo e melhorando o blog.
      Olha, na minha opinião, talvez fosse interessante escolher Bergen para iniciar, já que a cidade é bem mais distante dos outros destinos pretendidos do que Oslo. Bergen fica a 530 km de Oslo, e mais de 1000 km dos destinos mais badalados da Suécia. Em Bergen, o deslocamento para Oslo e Suécia é feito, de maneira geral, pelos viajantes, por avião. Observe, pelo mapa, que Oslo ocupa uma posição mais central que Bergen. Seria mais complicado ir primeiro para Oslo e depois fazer um retorno para a Suécia. Em Bergen, não perca os fiordes próximos, além da maravilhosa cidade. Gotemburgo fica próximo à Dinamarca, talvez fosse interessante dar uma passadinha em Copenhagen, uma cidade super bacana.
      Espero ter ajudado!
      Atenciosamente,
      Carlos

      Excluir
  4. Olá, Carlos!
    Parabéns pelo blog. Muito interessante. Além dos locais escolhidos, os textos são muito bem redigidos e levam-nos a imaginar como é ao vivo. Ressalto que as fotografias também estão muito bonitas!
    Você é fotógrafo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "Anônimo", tudo bem contigo?
      Muito obrigado pelos elogios!
      Não, infelizmente não sou fotógrafo. Sou um fotógrafo amador, tão-somente. Mas penso seriamente em me especializar nesta arte. Por enquanto, vou usando e abusando da criatividade para captar os melhores ângulos!
      Um grade abraço!

      Excluir
  5. Boa noite, parabéns pelo blog que traz informações preciosas.
    Terei férias em Outubro de 2013 e planejo realizar um sonho de décadas, conhecer a Noruega!
    Penso em ficar ao menos 15 dias, porém estou sem noção alguma sobre os roteiros, bem como quanto me custaria esta permanência no país.
    Quero conhecer tudo e com calma e para esticar a viagem gostaria de ficar em locais mais baratos, você tem alguma dica para fazer esta viagem com o menor custo sem perder as melhores atrações?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "Anônimo (a)", tudo bem contigo?
      Bem, para te responder melhor precisaria de mais dados do seu planejamento. Mas algumas coisas já podem ser ditas.
      Primeiro, parabéns por escolher a Noruega. Realmente, um sonho de país, exemplo de uma social democracia que funciona muito bem. Exemplo também de conjugação perfeita ser humano - natureza. Além disso, o país possui paisagens naturais fabulosas - os fiordes.
      Acredito que 15 dias é um período excessivo para se conhecer o país. Como é um país muito caro, considere gastar, somente em alimentação (econômica, diga-se), pelo menos 100 euros por dia. Ou seja, em 15 dias, na alimentação mais econômica, o turista gastaria pelo menos 1500 euros. Ainda deve-se considerar hotéis e viagens de avião, o que encareceria ainda mais a viagem.
      Em 15 dias também é possível conhecer bem a Escandinávia como um todo. Considere pacotes para estes países, pois acredito que seria o meio mais econômico de visitá-los. O problema é que ficam poucos dias na Noruega - geralmente 6, na combinação Lillehammer (ponto de parada) + Oslo + Bergen. Mas 4 dias inteiros em Bergen (para conhecer a cidade e passear nos fiordes próximos) e 2 dias inteiros em Oslo (sem contar o dia da chegada e da saída), é o suficiente.
      Qualquer coisa, estamos aqui prontos para responder.
      Atenciosamente,
      Carlos HB

      Excluir
  6. Boa noite,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o blog e sua disposição de tirar duvidas dos leitores hehehe.

    Queria umas dicas de viagem, planejei um roteiro de cerca de 20 dias passando por oslo ( gostaria de visitar um fiorde), estolcomo, copenhagen e terminando em berlim.

    Qual a ordem de roteiro mais sensata vc me aconselharia? Poderia me dar algumas dicas do lugares que pretendo conhecer assim como a quantidade de dias que vale a pena ficar?


    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago, tudo bem contigo?
      Agradeço as palavras sobre o blog.
      Olha, interessante talvez fosse vc começar por Estocolmo, passar por Bergen, depois por Oslo, por Copenhagen e Berlim.
      Como vc gostaria de visitar um fiorde, aconselho-o a visitar Bergen. Embora vc não a tenha mencionado em seu roteiro, sou um entusiasta desta cidade que, além de ser superbacana enquanto cidade, é perto da maioria dos grandes fiordes da noruega, conforme expus em outras respostas acima.
      Oslo propriamente tem um fiorde perto, também chamado fiorde de Oslo, mas não é tão interessante quanto àqueles próximos a Bergen (Hardanger, Sogne, dentre outros). Em Oslo, vale bater perna e conhecer o Frogner Park e o Museu dos Barcos Vikings.
      Olha, quanto ao número de dias, acho que Estocolmo é uma cidade que merece pelo menos três dias inteiros para conhecê-la (sem contar o dia da chegada e o da saída); Oslo, dois ou três dias inteiros; Bergen, dois dias inteiros; Copenhagen, três dias inteiros; e Berlim, por ser uma capital cultural muito interessante, e uma cidade de vanguarda, seis dias inteiros.
      Espero ter ajudado.
      Qualquer dúvida adicional, não hesite em me chamar aqui pela caixa de comentários!
      Abraço,
      Carlos HB

      Excluir
  7. Carlos,

    Tenho visto muita gente falar de Helsinki e de sao petersburgo, fato que me deixou na duvida se devo incluir as cidades na minha viagem.Será que vale passar uns 2 dias em cada?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Thiago,
    Acho uma boa idéia incluir Helsinque. São Petersburgo, talvez em outra viagem.

    Helsinque é uma cidade bem interessante, em um país de cultura elevada e alto padrão de vida. Tenho um relato aqui no blog. Acho que dois dias inteiros é o suficiente para se passear pela cidade branca do norte e curti-la sem pressa.

    São Petersburgo, eu não conheço, mas pelo que ouvi falar, há muito o que se ver, o que demandaria de dois a três dias. São Petersburgo é tida e havida como uma das mais belas cidades do mundo, com um centro histórico impressionante. Além disso, tem o famoso Museu Hermitage. Infelizmente, ainda não a conheço, a não ser por fotos.

    Pessoalmente, incluirei São Petersburgo em uma viagem com Moscou e Repúblicas Bálticas (Letônia, Lituânia e Estônia).

    Acho que fica muito cansativo conhecer tantos lugares de uma vez só. Ou seja, preferível concentrar a Escandinávia em uma viagem e depois fazer Rússia e ex-Repúblicas da União Soviética em outra.

    Mas as duas, por estarem em terras nórdicas, podem ser encaixadas em um roteiro.

    A decisão é pessoal, claro.

    Abraço,
    Carlos HB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos valeu pelas dicas, praticamente fechei minha viagem mas ainda resta algumas duvidas..
      Veja se pode me ajudar..

      Separei 3 dias para Bergen no qual, vou de avião saindo de Copenhagen e depois vou direto para Oslo de trem. Gostaria de fazer os passeios para os fiordes la em Bergen, Saberia me dizer quais são os melhores para ir?
      Preciso comprar aqui do brasil esses passeios ou posso comprar la mesmo?

      Excluir
  9. Olá, Thiago, tudo bem contigo?
    Olha, Bergen tem muita coisa nos arredores em matéria de fiordes, mas se destacam os dois maiores: Sogne e Hardanger. Mas há outros bonitos também (Geiranger). Há ainda um interessante passeio de trem em uma cidade próxima de Bergen, chamada Flam (pronuncia-se "flom"). O trem sai de Bergen e vai até Myrdal, onde se troca de trem. De Myrdal até Flam é que é o trecho mais bonito, considerado um dos mais belos do mundo em matéria ferroviária. É uma descida deslumbrante (de 866 até o nível do mar) com cachoeiras, lagos, rios e casas típicas norueguesas.
    Quanto à outra pergunta, depende da época que vc irá, que pode ter mais ou menos turistas. Se for em julho ou agosto, talvez seja prudente reservar antes mesmo.
    Mas dê uma olhada neste site, com os passeios pela Noruega - Norway in a Nutshell: http://www.norwaynutshell.com/

    Espero ter ajudado!
    Um abração e feliz 2013!
    Carlos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carlos.
    Parabéns pelo blog, muito objetivo e esclarecedor.
    Vou para a Escandinávia em agosto de 2014, tenho 18 dias - sem contar chegada e saída, penso em fazer Helsinque, Tallin, Estocolmo, Copenhagen, Oslo e Bergen. Aí está minha primeira dúvida por onde começar ? Neste sentido ou o inverso ? Meu aéreo será SP/Paris - Paris/SP, já pesquisei e tanto para Helsinque ou Bergen não terei problemas com o aéreo.
    Qual trajeto será melhor ? Inclui muitas cidades ?
    Obrigada,
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Olá, Márcia, tudo bem?
    Primeiramente, agradeço pelo elogio.
    Olha, quantos às cidades, a escolha está muito bem feita e 18 dias é um bom tempo para se conhecer bem esses lugares. São as cidades indispensáveis do roteiro - Helsinque, Estocolmo, Copenhague, Oslo, Tallin e Bergen.
    De Helsinque para Estocolmo há uma embarcação, e a viagem é belíssima. Pela manhã, vc verá muitas ilhas até chegar em Estocolmo, em um cenário arrebatador. Pense nessa possibilidade.
    Acho legal mesmo começar por Helsinque. E é fácil fazer a conexão mesmo.
    Um grande abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, estou programando uma viagem de 15 dias pela escandinavia.
    Queremos conhecer Copenhagen, Estocolmo, Oslo + algum tour pelos fiordos e Talim, deixando aproximandamente 2,5 dias para cada cidade. Nao sei como organizar os trajetos entre cidades, o que seria conveniente, sabendo que chegamos e saimos de aviao em Amsterdam.
    Desde já agradeço sua atençao.
    Obrigado.
    Osvaldo.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Osvaldo, tudo bem?
    Quinze dias é um bom tempo para conhecer a Escandinávia.
    Olha, interessante talvez fosse vc começar por Estocolmo, passar por Bergen, depois por Oslo e, finalmente, por Copenhagen, de onde vc voltaria para Amsterdã .
    Como vc gostaria de visitar fiordes, aconselho-o a visitar Bergen. Embora vc não a tenha mencionado em seu roteiro, sou um entusiasta desta cidade que, além de ser superbacana enquanto cidade, é perto da maioria dos grandes fiordes da noruega, conforme expus em outras respostas acima.
    Oslo propriamente tem um fiorde perto, também chamado fiorde de Oslo, mas não é tão interessante quanto àqueles próximos a Bergen (Hardanger, Sogne, dentre outros). Em Oslo, vale bater perna e conhecer o Frogner Park e o Museu dos Barcos Vikings.
    Se vc quiser incluir Helsinque no roteiro, uma cidade com ótima qualidade de vida, vc poderia ir de barco a Tallin, o que seria interessante também.
    Enfim, é isso.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir