terça-feira, 8 de maio de 2012

SANTUÁRIO DO CARAÇA, UM PASSEIO IMPERDÍVEL DA ESTRADA REAL

O Caraça

A representação do "Calvário" , a "Via Sacra" no Caraça.

Minas Gerais tem diversas atrações imperdíveis, notadamente ligadas à natureza e a sítios históricos.

A "Estrada Real", e seu famoso circuito, é, talvez, a marca mais expressiva do turismo mineiro. E o Santuário do Caraça é justamente um dos baluartes desse impressionante circuito. 

Trata-se de um dos melhores passeios a serem realizados tipo "bate-e-volta" de Belo Horizonte, que dista 120 km do Santuário (acesso a partir da BR - 381).

E a particularidade do Caraça é que ali unem-se história e natureza em uma experiência fascinante.

Vale advertir que o Caraça tem horário de funcionamento para quem vai fazer o passeio estilo "bate-e-volta": vai das 7 horas da manhã até as 17 horas da tarde.

O Santuário fica perto de cidades e povoados históricos, a exemplo de Santa Bárbara (município ao qual pertence o Santuário), Barão de Cocais e Cocais.

O Caraça, impende ressaltar, está localizado na Serra do Espinhaço, e é uma "Reserva Particular do Patrimônio Natural" (RPPN).

Placa em frente ao Santuário do Caraça.

Tem esse nome em alusão à formação rochosa que parece uma cara de gigante adormecido.

A "caraça" do gigante. Observe a testa, o nariz, a boca e o queixo.

A "Província Brasileira da Congregação da Missão", que  administra o "Santuário", é constituída basicamente por padres Lazaristas. Segundo informações de um guia local, atualmente quatro padres moram no local.

Breve histórico do Santuário

Historicamente, o marco inicial do "Caraça" é 1770, ano em que o Irmão Lourenço chegou ao local. Nove anos depois, em 1779, Lourenço construiu a primeira capela no local. Há de se ressaltar que, no início, o Caraça servia, na verdade, para hospedagem de tropeiros da Estrada Real.

Alguns anos após, Irmão Lourenço deixa o local como herança para D. João VI que, por sua vez, escolhe a Congregação da Missão (padres lazaristas) para gerenciar o santuário.

Em 1820, os padres lazaristas fundam o colégio e o seminário, referência nacional em matéria de educação por muitos anos. Ali baluartes da política nacional estudaram, a exemplo do ex-Presidente Afonso Penna.

Marco importante foi a construção da Igreja Nossa Senhora da Mãe dos Homens, entre 1876 e 1883, em substituição à antiga capela, em estilo neogótico. Aliás, foi a primeira igreja neogótica construída no país.

Fato histórico importante ocorreu em 1968. Nesse ano, um grande incêndio destruiu o prédio do antigo colégio.

Após, em 1989, o prédio, restaurado, foi transformado em centro cultural, reunindo museu e biblioteca com um belo acervo histórico.

As trilhas e o contato com a natureza da Reserva.

O Caraça permite o contato com sua rica natureza através de inúmeras trilhas, algumas de relativa facilidade, outras nem tanto.

A trilha da Cascatinha, distante 2,5 km da sede do Santuário, é talvez a mais fácil. Forma praticamente uma estrada perfeita, e, ao final, o visitante é recompensado com uma das mais belas cachoeiras do local. É a minha favorita.

Cascatinha
Já a trilha da Bocaína pode ser considerada de nível médio de dificuldade, muito embora os guias locais consideram-na fácil.  Média porque, em muitos trechos, é possível observar a combinação pedras(daquelas que provocam acidentes perto de oceanos) e água, o que torna o ambiente escorregadio. Recomenda-se muito cuidado, para se evitar acidentes. É uma trilha que requer pelo menos três horas de caminhada, já que dista 5,5 km da sede. Em tempos chuvosos, a dificuldade aumenta sobremaneira, sendo às vezes impossível completar a caminhada.

O "Caraça", visto da Pedra da Paciência. Trilha da Bocaína.

Aspecto da Bocaína.
De nível mais complexo, a trilha para a Cascatona exige mais dos aventureiros.  É uma trilha pesada, com muitas subidas íngreme. Na época das chuvas, também é impossível chegar lá. A Cascatona é a maior cachoeira do parque - 80 metros de descida, que redundam em uma boa piscina natural.

Trilha plana e fácil de ser percorrida é a que conduz ao Tanque Grande. É um passeio relativamente tranquilo, em meio a um arvoredo bonito, e dista apenas 2 km da sede.

Além dessas trilhas, temos ainda os Taboões; o Banho de Belchior (corredeira que forma uma piscininha natural); a Prainha (trilha recomendada até para crianças, de nível fácil - no mesmo caminho da Cascatinha, há placa indicativa para o local); o Banho do Imperador (diz a lenda que D. Pedro II se banhou por ali); e a difícil trilha para a Gruta de Lourdes (3 km e íngreme).

Os picos do Caraça - Inficionado e Sol - exigem bastante dos denodados aventureiros - são árduas caminhadas até o topo. Só para atletas profissionais e amadores semiprofissionais.

Outras atrações do Caraça.

Conforme o relato histórico linhas atrás, o Caraça apresenta-nos outras atrações, além das belezas naturais já ressaltadas.

A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens é de uma beleza ímpar. É a primeira igreja neogótica do país. Nela, destacam-se imagens de santos, o belo teto, a santa ceia, os belos vitrais e o fabuloso órgão centenário.

Igreja Nossa Senhora da Mãe dos Homens. Caraça.

Os belos vitrais da igreja do Caraça.

Mas uma história bem intrigante se destaca nessa igreja. É o "Corpo de São Pio Mártir". Segundo informações colhidas no local, o corpo, envolto em cera, foi uma doação da Santa Sé ao Irmão Lourenço, sendo uma relíquia autenticada pelo Vaticano.




Corpo de São Pio Mártir. Caraça.
Perto da igreja, e do relógio de sol do Caraça, existem as catacumbas, um lugar mórbido.

Catacumbas do Caraça.
O antigo Colégio, consumido pelas chamas de 1968,  hoje abriga um museu bastante interessante e uma biblioteca rica em volumes - são cerca de 30.000 livros. No museu, destaque para as camas usadas por D. Pedro II e Tereza Cristina nos idos do século XIX. Outras relíquias históricas podem ser vistas no local.

A cama imperial. Caraça.

Todo visitante acaba assistindo um vídeo contando a história do Caraça. É uma oportunidade para entender a fauna do local, rica em cobras peçonhentas (cascavel é uma das mais comuns), aranhas, pacas e coelhos-do-mato.

O "lobo-guará", espécie em extinção, é uma das atrações das noites frias do Caraça. É possível vê-lo se alimentando nas proximidades da escadaria da igreja.

No Santuário, vale mencionar, e para quem quiser curtir as inúmeras trilhas do local com mais tempo, existe ainda uma hospedaria.

Enfim, o Caraça é um dos passeios mais interessantes da Estrada Real e vale a visita, principalmente pelo ar puro que dali emana!

4 comentários:

  1. adorei! Tenho várias fotos do Caraça tb!!!

    ResponderExcluir
  2. Suzana,
    Se você tiver algumas dicas do Caraça ou da redondeza bela que existe por aí, fique à vontade para postar.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Luís,
    Muito obrigado pelo elogio!
    Abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir