sexta-feira, 13 de abril de 2012

O PARLAMENTO HÚNGARO - UM TRIUNFO DA ARQUITETURA ECLÉTICA HÚNGARA

Confesso que a cidade que mais me surpreendeu, de todas que já visitei em termos internacionais, foi Budapeste, a fabulosa capital húngara, situada as margens do famoso Rio Danúbio.

E foi de Buda, do lado oposto de Peste, que tive a primeira visão, "do alto" da colina, de um dos monumentos mais maravilhosos em termos de arquitetura gótica, o Parlamento Húngaro (Országház)

É simplesmente deslumbrante a visão desse edifício quando se está no lado "Buda" da cidade. Conforme já explicitamos anteriormente, Budapeste é fruto da junção de Buda, Peste e de um outro território menos conhecido, denominado "Obuda". Se, do lado de "Peste", é possível admirar o "Castelo de Buda", do lado de "Buda" salta aos olhos a beleza do Parlamento Húngaro.

Parlamento Húngaro, visto a partir de Buda
( lado oposto do Danúbio)
O fabuloso lugar histórico tem como seu principal idealizador o arquiteto húngaro Imre Steindl. Imre ganhou uma disputa nacional para desenhar o magnífico edifício, que seria referência nas comemorações do milésimo aniversário da Hungria, em 1896.

Curiosamente, a construção demorou tantos anos que Steindl, já bastante debilitado, e depois cego, não conseguiu enxergar a própria maravilha que sua inteligência criou. Não viu, mas certamente estava em sua imaginação a brilhante jóia neogótica.

Relatos indicam que também o interior do Parlamento é digno de nota. Lá se encontram obras soberbas de Steindl, como a escadaria da entrada. Quilos e quilos de ouro ornamentam todo o interior do monumento, que é atualmente o segundo maior edifício de parlamento da Europa (superado pelo inglês), embora com bem menos deputados que no Brasil - 386, divididos em duas câmaras - a Alta e a Baixa.

A visitação ao interior, no entanto, é bastante complicada, exigindo uma confirmação de data bem anterior a da viagem, o que nem sempre é possível.

Enfim, trata-se de um dos monumentos mais lindos do mundo, merecendo detida visão e análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário