segunda-feira, 2 de abril de 2012

A MESQUITA AZUL - SÍMBOLO DO IMPÉRIO OTOMANO

Istambul é realmente uma das mais fascinantes cidades do mundo. Terra do Império Bizantino e do Império Otomano, a antiga Bizâncio e Constantinopla é sinônimo de história.

Em apenas uma praça - Sultanahamed- temos, de um lado, Hagia Sophia, glória da arquitetura bizantina; de outro, a Mesquita Azul ("Blue Mosque"), uma das mais magníficas estruturas do Império Otomano, com suas seis minaretes (fato raro no mundo, talvez o único templo assim) e seus domos e subdomos característicos.

Visão da Mesquita Azul, um dos maiores símbolos de Istambul.
Diz a história que a Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1616 pelo Sultão Ahmed I, ou seja, quase dois séculos após a vitória dos Otomanos sobre os Bizantinos (que, historicamente, tem como a data mais marcante 1453 - queda do "Império Romano do Oriente").

A construção da imensa mesquita em frente à estonteante Hagia Sophia não foi por acaso: Ahmed I queria demonstrar que os arquitetos e construtores otomanos eram tão bons quanto os bizantinos.

No seu interior, destaca-se o seu belíssimo teto e sua rica decoração, notadamente com azulejos e vitrais azuis, que ajudam a explicar o seu nome.

O belíssimo teto da Mesquita Azul.
Interessante destacar que, embora seja um lugar bastante visitado por turistas, existe um espaço especialmente destinado para as orações dos muçulmanos, cinco vezes ao dia.

Ao adentrar na fabulosa criação otomana, deve-se colocar os calçados em um saco plástico distribuído na porta. Proíbe-se também saias curtas e roupas decotadas.

Enfim, trata-se de uma belíssima visita a um dos monumentos históricos considerados "Patrimônio Mundial pela UNESCO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário