sábado, 3 de março de 2012

SUN CITY - ONDE A LENDA ORIGINOU A DIVERSÃO

Lendas são sempre divertidas e intrigrantes.

Dizem que no coração da África do Sul, séculos e séculos atrás, existiu uma tribo nômade que se aventurou a partir do norte do país em busca de uma terra abençoada, que apareceu para o seu rei em uma visão. Assim, fixaram residência em um vale e prosperaram por muitas gerações, construindo uma cidade magnifíca em tributo ao rei. Um dia, no entanto, o paraíso foi reduzido a ruínas, consumido por um violento tremor de terra.

Tal civilização  deu origem a um apelido até hoje cultuado no local - "The Lost City", ou, em bom português, "A Cidade Perdida".

Pois então. Em 1979, em uma espécie de restauração da lenda da "cidade perdida", um bilionário resolveu montar no mesmo local, cercado por matas apinhadas de babuínos, os macaquinhos sapecas, um imenso complexo turístico com muitas diversões, a exemplo de casssinos, piscinas com ondas ("The Valley Waves"), piscinas deslumbrantes, campo de golfe, anfiteatro, casa de espetáculos com mais de 6.000 lugares,etc. Enfim, uma Las Vegas (claro, em menor escala) em pleno coração africano.

O complexo turístico conta com 4 hotéis: o conhecido "The Palace of The Lost City", tido como seis estrelas, dado o alto padrão; o "The Cascades", cinco estrelas; o "The Sun City Hotel", quatro estrelas; e o mais simples, "The Cabanas".

O "The Palace" , o principal hotel e de maior área construída, é um passeio à parte. É um magnífico hotel.

Toda a decoração lembra elementos africanos, incluindo uma estátua em tamanho natural do elefante que foi símbolo do Kruger Park por 80 anos - o "Shawu". Trata-se de uma belíssima peça, esculpida por Danie de Jager.


Shawu, de Dani De Jager. The Palace of The Lost City
Além da estátua de Shawu, vale destacar, na entrada principal do "The Palace",  a outra obra de impacto do escultor Danie de Jager, mostrando um grupo de impalas escapando (ou tentando escapar) do ataque de dois guepardos (ou cheetahs).

Também é possível ter uma visão completa de "Sun City" do alto do "The Palace" em suas várias torres.


Vista do complexo "The Palace" a partir de uma das torres.
Muito interessante a visita. Mas só é possível para quem estiver hospedado no hotel. Fora do "The Palace", destaca-se o "Entertainment Center", complexo que abriga restaurantes, bares e cassino e a "Ponte do Tempo" (Bridge of Time), onde há uma quantidade significativa de esculturas de elefantes e uma simulação de tremor de terra, lembrando assim a lenda do local.

Interessante que de Sun City é possível marcar passeios pela manhã e a noite no "Pilanesberg Game Reserve", onde existem os famosos "big five" - leão, búfalo, leopardo, rinoceronte e elefante. Além destes, encontramos dezenas de girafas, zebras e hipopótamos. Para marcar o passeio, basta ir ao "Enterteinment Center".

Sun City fica a duas horas de Johannesburgo.

Para o deslocamento no complexo, notadamente ao Centro de Entretenimento, há diversos tipos de transporte gratuito a partir dos hotéis, notadamente o "The Palace", o mais distante . Dos outros hotéis, a caminhada é fácil.

Um comentário: