sábado, 3 de março de 2012

FERNANDO DE NORONHA - O CARIBE É AQUI

Brasil. Meu Brasil brasileiro. Também faz parte da "Escalada Planetária", por que não?

E para representar o gigante sul-americano, ainda adormecido turisticamente falando, nada melhor que um de seus maiores paraísos: Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Suas praias são sempre eleitas como as mais espetaculares do nosso país. Estar na ilha é como estar no céu! Ar puro, lindas paisagens, vida simples.

E para conhecer a rica fauna marinha de Noronha não precisa muito esforço, bastando usar óculos e um snorkel para curtir cada um dos peixes multicoloridos presentes em suas águas.

Noronha, a ilha descoberta por Américo Vespúcio em 1503,  era território federal antes da Constituição de 1988. Hoje, faz parte do estado de Pernambuco.

Antes, serviu de prisão e era pouco visitada. Foi presídio comum ainda no século XVIII e presídio político na era Vargas (1937-1942). Militares viviam por ali até o aflorar da Constituição de 1988.

Hoje, recebe regularmente alguns vôos, em que pese a limitação existente para a população da ilha - para a preservação do local, os turistas que lá dormem são contados!

As praias mais lindas são "Baía do Sancho", "Baía dos Porcos""Leão" . Particularmente, ainda gosto muito das praias "Cacimba do Padre", "Conceição", "Boldró" e do "Meio". Em todas elas, é possível mergulhar no espelho d´água com snorkel para curtir arraias e diversas espécies de peixes. É impossível mergulhar na "Baía dos Porcos" sem ver um sem-número de arraias ou mesmo esbarrar em uma delas. A "Baía dos Porcos", aliás, é quase um santuário ecológico, com uma pequena extensão de areia e próximo aos famosos cartões-postais denominados "Morro dos Dois Irmãos". 

Cacimba do Padre, praia próxima ao Morro Dois Irmãos

Vista do Morro Dois Irmãos
Por seu turno, a "Baía do Sancho" é atingível via passeios de barco ou então após uma escadaria de mais de 200 degraus, sendo os primeiros em meio a paredões rochosos. Mas o esforço é recompensador - a praia é constantemente eleita a mais bela do Brasil, não sem razão.

A Praia do Atalaia também é uma piscina natural formidável, atingível via trilha (que fiz, mas considerei muito cansativa) ou por carro, aguardando uma longa fila. Essa trilha foi o momento "mico" da viagem: não conseguia manter o equilíbrio em meio a "pedras roliças" que existiam no caminho - escorregavam como sabão... Não é para qualquer um - é desaconselhável para pessoas idosas ou com alguma limitação física. Mas é importante frisar: a trilha é um excelente meio para se evitar as filas de carro para a brevíssima visitação da praia. E interessante para os que gostam de fortes emoções...


Trilha do Atalaia - as pedras roliças!


Visão proporcionada pelo  passeio da Trilha do Atalaia

Além da cansativa "Trilha Atalaia", a ilha oferece outros trilhas, a saber, a "Leão", a "Golfinho("Mirante dos Golfinhos") e a "Histórica" (ou "Caminhada Histórica").

A "Caminhada Histórica" é, aliás, um passeio muito interessante. Inclui-se no passeio locais bastante recomendáveis para visitação, todos na Vila dos Remédios, a exemplo do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, do Palácio São Miguel, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios e do casario antigo.

O "Mirante dos Golfinhos" é outro passeio bastante apreciado pelos turistas em Noronha. Do alto de um paredão de 60 metros, o turista deve contar com a sorte de ver, lá embaixo, golfinhos roteadores, típicos da região, fazendo seu belo espetáculo matinal. Mas, repita-se, não se deve criar expectativas de sucesso na empreitada de ver os famosos bichinhos simpáticos.

No quesito mergulhos, existe o "planasub" (mergulho mais raso, por uma prancha presa ao barco) e o "batismo", um mergulho profundo para iniciantes.

O city tour da ilha, para quem gosta deste tipo de passeio, é o chamado "Ilhatur". Dura o dia todo, perpassando várias praias, incluindo Baía dos Porcos e Baía de Sancho. Inclui ainda almoço. É interessante para quem fica pouco tempo na ilha (os turistas que chegam de navio adoram!), já que quem fica mais de três dias (inteiros, diga-se) pode conhecer tranquilamente todos os pontos interessantes de Noronha com calma, sem precisar utilizar-se dos serviços disponibilizados pelas agências que fazem o  "ilhatur". Aliás, há duas opções bacanas para o turista "com tempo de sobra em Noronha": alugar um bugue ou mesmo andar de táxi, que tem preços tabelados a partir da Vila dos Remédios para todas as praias. Para a escolha, vale a pena fazer as contas: o preço da gasolina, no único posto da ilha, é altissimo, dada a importação realizada a partir do continente.

O setor hoteleiro da ilha conta com pousadas de luxo, a exemplo da "Zé Maria" e "Maravilha", mas a maioria são domiciliares (familiares, chefiadas por moradores da própria ilha). A nota engraçada é que as hospedagens são avaliadas em golfinhos - as mais requintadas levam três golfinhos; as piores, um apenas.

Imperdíveis são as palestras sobre os diversos temas da natureza no Ibama. Conceituados cientistas explicam tudo sobre a ilha, tubarões, dentre outros temas bastante interessantes.

A capital da ilha é a "Vila dos Remédios", com alguns prédios e pontos históricos bastante interessantes, já citados anteriormente, quando do comentário referente à "Caminhada Histórica".

Além da Vila, existem ainda os "bairros" Floresta Velha, Floresta Nova e Vila do Trinta, todas próximas à Vila dos Remédios.

Balada em Noronha tem nome: "Bar do Cachorro", o forró ao ar livre acima da Praia do Cachorro. Entrada gratuita, só paga o que bebe. Todo mundo que está na ilha dá uma passadinha lá. Tem outra baladinha em frente ao Bar do Cachorro, perto da igreja principal da Vila dos Remédios, que enche nos finais de semana. Outro bar bastante famoso fica na praia da Conceição: o "Duda Rei", com sua banheirinha característica - ali observa-se uma "vibe" meio riponga.

Vale destacar: não espere uma Noronha com a mesma vibração de alguns destinos nordestinos, como Trancoso, Jeri e a Rua Mucugê em Arraial d´Ajuda, todas com vilas charmosas e agitadas pela moçada. Em Noronha, o forte não é a vida noturna, mas sim a exploração das belezas marinhas.

Imprescindível experimentar o "tubalhau", o bolinho de Tubarão. É um tira-gosto bem interessante e exótico. O local para experimentar a delícia fica perto do Porto de Santo Antônio e do "Buraco da Raquel", que nada mais é do que uma pedra furada...

A ilha conta com ótima gastronomia. Tem o festival do Zé Maria, na pousada do mesmo nome, que atrai muitos turistas às quartas e sábados.Tem que fazer reserva bem antecipada e o preço ultrapassa as centenas de reais.

Fernando de Noronha guarda outra curiosidade: a menor BR do Brasil. A BR-363, que começa perto do Porto de Santo Antônio e termina na Baía do Sueste, tem apenas 7.9 km.

Para chegar até a ilha, temos voos partindo do Recife e Natal. Navios também param na ilha por um dia, o que está trazendo muita discussão, no que tange à preservação da natureza insular.

O grande problema de Noronha é a hospedagem: ou o turista paga caríssimo (pousadas top) ou se hospeda com pouco conforto (pousadas domiciliares). 

Esse é um panorama da ilha mais encantadora do Brasil: Fernando de Noronha. Vale a pena visitar!

2 comentários:

  1. Caro escritor,

    Simplesmente enacantadora a forma como descreveu Fernando de Noronha. Além disso, achei interessante ter aberto um "espaço" no seu blog para falar das belezas do nosso "BRASIL". "Meu Brasil Brasileiro". Adorei.

    Lírio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lirio! O Brasil sempre terá o espaço merecido! Abraços!

    ResponderExcluir