segunda-feira, 12 de março de 2012

A CATEDRAL DE NOTRE-DAME - 850 ANOS DE UM MARCO PARISIENSE

Situada na “Ilé de la Cite” em Paris (uma ilha rodeada pelas águas do Rio Sena), a Catedral de Notre-Dame, cuja construção foi iniciada no século XII (há exatos 850 anos), mais precisamente em 1163, é um dos mais conhecidos cartões-postais da capital francesa e um soberbo exemplo de arquitetura gótica. Para se ter uma ideia das dimensões e do apuro estético da catederal, vale ressaltar que sua construção demorou mais de 180 anos, entre os anos de 1163 e 1345. Foi restaurada duas vezes, em 1801 e 1844. 

O reconhecimento da grandiosidade da Catedral em nível mundial, no entanto, é derivado, notadamente, do clássico de Victor Hugo (1802-1885) “O Corcunda de Notre- Dame” (1831). Poucos sabem, mas a verdade é que Victor Hugo escreveu o romance do Corcunda para gerar reconhecimento ao templo e evitar a sua demolição.  A campanha de Hugo foi um sucesso, tendo a famosa catedral gótica sido restaurada ainda no ano de 1844.

A fabulosa igreja católica romana gótica, famosa por seus gárgulas no topo e por sua exuberante fachada principal (a “ocidental”), foi e continua sendo palco de grandes acontecimentos. Só para citar o mais famoso: a coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador, no ano de 1804. Também ali ocorreu o processo de reabilitação (1456, por Calixto III) e beatificação (1909, por São Pio X) de Joana D´Arc (1412-1431), heroína francesa  da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), queimada viva. Também foi palco de protestos durante a Revolução Francesa (1789) e testemunhou a celebração de muitos funerais de Chefes de Estado. Curiosamente, até Adolph Hitler tinha respeito pela catedral:, sendo interessante lembrar que, quando da invasão da França, Hitler exclamou ao seu exército: "Destruam tudo, mas poupem Paris e Notre-Dame". 

A dificuldade na visitação faz jus à sua fama mundial. Para entrar na imensa catedral gótica enfrenta-se uma fila gigantesca. O barulho dentro do templo por vezes incomoda, sendo que muitos missionários insistentemente pedem silêncio aos visitantes que, seguramente, estão mais interessados em conhecer o interior que propriamente orar e agradecer a Deus pela vida. São 13 milhões de turistas por ano (duas vezes o que recebe o Brasil inteiro), mais de 30 mil por dia. Uma multidão.

Existe ainda a possibilidade de se subir ao topo da igreja, para se ter uma impressionante vista da Cidade Luz e de seu rio Sena. O site oficial da igreja recomenda que a pessoa esteja em boa forma, já que não há elevador e são 387 degraus até o topo.

Notre-Dame é monumento mundial reconhecido pela UNESCO.

O site oficial da Catedral é : www.cathedraledeparis.com.

P.S: Em 15/04/2019, a Catedral de Notre-Dame foi consumida pelo fogo, sendo que uma das torres da igreja desabou. As duas torres principais e a frente permaneceram intactas, assim como as obras de inestimável valor do interior da igreja. 

Um comentário: