terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

OS INCRÍVEIS MUSEUS VATICANOS!

Vamos falar agora de uma das minhas visitas favoritas no Vaticano e, por que não, no mundo: os Museus Vaticanos.

Trata-se de um imenso complexo, com estupendas coleções de arte, inaugurado em 1506.

Talvez pela curiosidade mundial em conhecer a Capela Sistina, é uma das atrações mais concorridas do circuito Roma-Vaticano.

A fila de entrada é imensa, cheinha de turistas japoneses (de cada cem turistas, uns setenta são japoneses - outros 20 são asiáticos parecidos...rss). Uma maneira de "furar a fila" (sem quebrar a ética, é claro) é comprar o ingresso antecipadamente no site http://www.mv.vatican.va/. Com o ingresso pela internet, evita-se a gigantesca fila.

Quando lá estive, resolvi visitar os maravilhosos museus no domingo. In casu, por ser o último domingo do mês, não precisei pagar a entrada.

O curioso é que cheguei ao museu pelo metrô. E o metrô estava cheio de quê? De japoneses, claro. Na hora da descida da estação, os herdeiros de Hiroíto saíram correndo, numa cena digna de filmagem. Tudo para pegar um lugar melhor na fila. Impressionante. Divertido. Ao chegarmos na fila, dezenas de japoneses já aguardavam ansiosamente a entrada nos museus.

Agora vamos ao que interessa. Os museus.

Basicamente, os museus principais são: Pinacoteca Vaticana (Botticelli, Caravaggio, dentre outros), Gregoriano-Etrusco, Gregoriano-Egípcio, Missionário-Etnológico, Pio-Clementino (com obras greco-romanas), Chiaramonti, Gregoriano-Profano e Pio-Cristão. Além destes, destaco o filatélico e o numismático, bastante interessantes também.

Bela escultura. Museus Vaticanos.

A Capela Sistina, atração principal, já foi descrita em outro post. Inclusive o sentido único para se chegar até ela.

Por sua vez, as "Salas de Rafael", grupo de quatro aposentos decorados pelo pintor renascentista Rafael, a pedido do Papa Júlio II, são outra atração formidável dos Museus. São elas: Sala de Constantino, Sala de Heliodoro, Sala da Segnatura e Sala do Fogo no Burgo.

A "Sala de Constantino" tem seu nome derivado do imperador Constantino, o primeiro dos imperadores romanos a reconhecer a fé cristã. Daí o fato dos afrescos simbolizarem esse triunfo. Era usada para cerimônias oficiais.

A "Sala de Heliodoro" tem painéis que remetem ao antigo testamento e era usada para audiências particulares.

Por sua vez, a "Sala da Segnatura" tem os afrescos mais famosos de Rafael - "A Disputa do Santíssimo Sacramento", "A Escola de Atenas", dentre outras.

E, por fim, a "Sala do Fogo no Burgo" apresenta cenas da vida do papa Leão X.

As "Salas de Rafael" são o último passo antes da Capela Sistina, por isso é importante não apertar o passo, senão perde os detalhes dessas maravilhas. Não adianta ansiedade pela Sistina - deve-se observar com atenção as obras de Rafael e seus discípulos.

Enfim, em rápidas pinceladas é o que temos a descrever dos estupendos Museus Vaticanos. Vale a visita, com certeza.

2 comentários:

  1. Em breve, conhecerei todos esses encantos!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela!
      Aproveite bastante o tempo na Cidade Eterna!
      Abraço e obrigado pelo carinho!

      Excluir