domingo, 5 de fevereiro de 2012

A GALERIA BORGHESE - ROMA, ITÁLIA

Vamos iniciar a série "Museus do Mundo" apresentando talvez o museu mais surpreendente que vi na vida, a "Galleria Borghese", localizada em Roma, fora dos limites do centro histórico.

Galleria Borghese. Roma, Itália
A "Galleria Borghese" localiza-se no final da famosa Via Veneto, em um parque chamado "Villa Borghese Pinciana". Trata-se de um lugar bastante aprazível e muito arborizado. Basta seguir as placas para se chegar ao Museu.

Importante recomendação: sempre reservar a visita. A reserva pode ser feita por telefone, em inglês. Sem a reserva, nada feito.

A "Galleria" propriamente dita é uma coleção de esculturas e pinturas de Scipione Borghese, sobrinho do papa Paulo V, que reinou na Igreja Católica durante o século XVII.

Dois artistas se destacam na "Galeria Borghese": Gian Lorenzo Bernini (escultor, com destaque para a soberba obra "Apolo e Daphne" ) e Caravaggio (pintor, com pelo menos cinco obras na mostra, com destaque para "O Menino com o Cesto de Frutas" e "São Jerônimo"). Tem também uma escultura magnífica de Canova, a "Venus Victrix".

Aliás, ir na Borghese é ver uma das principais obras de Bernini, o típico romano da gema, que fez, além dessa escultura magistral acima citada ("Apolo e Daphne"), várias outras para decoração de praças em Roma (a exemplo da Piazza Navona). Bernini é tão famoso em Roma quanto Pelé é no Brasil. Então, ir em Roma e não ver Bernini é o mesmo que não ver o Papa.

Enfim, a Galeria Borghese encanta todos e merece seguramente uma visita.

Mais informações: http://www.galleriaborghese.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário