quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FRICK COLLECTION DE NEW YORK

Era uma vez um domingo de maio em Nova Iorque. Tempo bom, céu bonito e vontade de visitar o Central Park, para respirar um pouco de ar puro em meio à turbulência da metrópole. Pego o guia para uma visualização dos arredores e encontro nele um museu, numa antiga casa de um milionário da "Big Apple", cuja visita seria gratuita naquele dia. Era o "Frick Collection", alcançável após uma breve caminhada pelo sempre verde parque central de Manhattan.

O "Frick Collection" é um museu de obras de arte antigas bastante imponente.

Marsyas, figura mitológica grega, por Antonio Pollaiuolo. 

O nome "Frick" advém do milionário industrial Henry Clay Frick, que ali construiu uma magnifíca mansão em 1914. Henry Frick era o "magnata do aço", um dos símbolos da prosperidade americana do início do século XX.

A casa é simplesmente deslumbrante e vale, por si só, a visita. Ocorre que não só da beleza da imensa mansão vive a "Frick Collection": temos ali obras de vanguarda da arte européia, como Rembrandt, El Greco, Renoir, Velazquez, Goya, dentre outros.

Existe ainda uma biblioteca de arte.

Enfim, trata-se de um passeio bastante interessante, podendo ser combinado com uma visitação ao Central Park nova-iorquino.

É importante mencionar que a casa fecha às segunda-feiras. Aos domingos, você paga quanto quiser das 11 da manhã à 1 da tarde. Nos outros dias, o valor é 18 doláres para adultos, 15 para idosos acima de 65 anos e 10 para estudantes. Crianças abaixo de 10 anos não podem entrar.

O endereço eletrônico é http://www.frick.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário