terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SANTIAGO, CHILE

Surpresa. Admiração. Encantamento. São os sentimentos que me vieram à tona quando visitei Santiago do Chile.

Vista de Santiago a partir do Cerro San Cristobal, com o Costanera Center.

Talvez Santiago seja a cidade mais surpreendente que eu tenha visto na minha vida. Afinal de contas, não se poderia esperar tamanha organização em um país localizado em um continente dominado historicamente por ditaduras, concentração de renda, populismo e caudilhismo.

É isso. O Chile é, hoje, na América do Sul, o país mais pronto para a subida ao time dos países desenvolvidos.

Santiago é uma cidade extremamente organizada. Tem um sistema de metrô bem interessante (que funciona desde 1975) e mais limpo que o da maioria dos países desenvolvidos (usemos de comparação os metrôs de Nova Iorque, Paris. Londres e Roma, todos com aparência pior que o da capital chilena). São pequenas as distâncias percorridas pelo metrô (principalmente em comparação com sistemas de trens urbanos de Nova Iorque e Londres), mas abrange quase que totalmente os principais pontos turísticos de Santiago (e está em contínua expansão).

Metrô de Santiago. in: www.metrosantiago.cl
No cenário gastronômico, destaca-se o bairro de Bellavista.

É lá que Pablo Neruda (1904-1973) tem uma de suas principais casas - a "La Chascona", homenagem à sua amante Matilde, que tinha os seus "cabelos bagunçados" (chascona). Não consegui visitá-la, já que a visita é reservada apenas para grupos - o que eu acho um absurdo e foi um ponto negativo da viagem (o único). Nessa casa, Neruda reunia os artigos que ele comprava em viagens - sim, o famoso poeta chileno também era um viajante inveterado. O mar era uma referência, inclusive na sua coleção, para o famoso poeta.

Voltando à gastronomia, foi na capital chilena que comi um dos pratos que mais gostei na vida: o "côngrio almendrado" do restaurante "Como Água para Chocolate". O peixe, existente somente nas águas chilenas, é indescritível, ainda mais com a massa amendoada que o circundava. Inesquecível. Outra boa opção é o interessante "Azul Profundo", restaurante localizado na mesma rua do "Como Água para Chocolate". 

Além da gastronomia, vale a pena conhecer os "cerros", que são os pontos mais altos da cidade: "Cerro Santa Lúcia" (localizado na Alameda, a avenida Bernardo O´Higgins) e o principal, "Cerro San Cristóbal",  para se ter uma vista completa da cidade e da Cordilheira dos Andes, que circunda a capital.

Funicular que sobe o Cerro San Cristobal, em Santiago.

Apesar de ser uma metrópole extremamente agradável na Primavera, no inverno a cidade se transforma, devido a um gravíssimo problema: a poluição, que causa graves transtornos respiratórios na população.

Vale dizer que, de Santiago, é possível visitar duas cidades que são verdadeiras pérolas chilenas: Valparaíso e Vinã Del Mar. Enquanto Valparaíso se destaca pela sua história e suas casas antigas no morro (atingíveis por elevadores em muitos pontos), Viña Del Mar representa a modernidade em forma de balneário junto às águas do Pacífico.

Além desse passeio, mister destacar a famosa vinícola "Concha Y Toro", produtora de um dos melhores vinhos do mundo. Vale a pena conhecer o "Casillero Del Diablo".

Um comentário: