sábado, 25 de fevereiro de 2012

BERLINER MAUER - O PARADOXAL MURO DA VERGONHA!

Parte do Muro de Berlim atual, grafitado . Escalada Planetária.
Tido pela maioria dos historiadores como o símbolo máximo da "Guerra Fria", o Muro de Berlim ("Berliner Mauer", em alemão) ainda hoje causa comoção quando se visita a capital alemã.

O monumento é considerado o "Muro da Vergonha", justamente pelo fato de ter separado famílias dentro de um mesmo país - a Alemanha. De um lado, a Alemanha Ocidental, capitalista, alinhada aos Estados Unidos. De outro, a Alemanha Oriental, comunista, parceira da União Soviética.

O divisor berlinense foi construído pela República Democrática Alemã (RDA, a porção comunista), tendo como marco inicial 13 de agosto de 1961. Desta data até 9 de novembro de 1989 (data da queda, 28 longos anos depois), o mundo viu, perplexo, uma inacreditável divisão de uma cidade, com duas concepções de mundo completamente diferentes - capitalismo democrático e socialismo ditatorial.

É fácil ainda se observar os restos do muro ainda hoje em Berlim. Em alguns locais da cidade, ainda permanece intacto, com  maravilhosos desenhos grafitados. Quando não há o muro, existe uma trilha de paralelepípedos, que dá uma idéia de por onde passava o divisor.

O curioso é que os alemães ocidentais de Berlim, a partir da construção do muro, estavam isolados da Alemanha Ocidental. Apenas quatro rodovias ligavam Berlim Ocidental à Alemanha Ocidental. Havia ainda transporte ferroviário como alternativa. Uma situação no mínimo inusitada.

Várias tentativas de fuga foram registradas, sendo 80 o número estimado de mortes dos desertores.

A derrubada do divisor leste/oeste, em 1989, foi a pá de cal nos regimes socialistas do leste europeu, já bastante abalados pelas políticas de abertura de Gorbatchev, na Rússia (Glasnost e Perestroika) e de Lech Walesa, na Polônia. A queda pode ser interpretada como um desdobramento da falência desses regimes da antiga "Cortina de Ferro".

Enfim, o Muro de Berlim ainda é um paradoxo - precisa ser esquecido, mas sempre é lembrado.

2 comentários:

  1. MURO DE BERLIM, essa divisão física foi além do moral da Alemanha, sobre uma visão mais interiorizada diria que em muitas almas essa divisão ainda existe. Kel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. A divisão atingiu a alma dos alemães, e ainda hoje se percebe uma cidade em busca de uma identidade única.

      Excluir