sábado, 31 de dezembro de 2011

SÉRIE PAÍSES DO MUNDO 1- SAMOA

Vamos começar a série "Países do Mundo" pela Polinésia.
É lá que se localiza Samoa, arquipélago formado pelas ilhas de Savai e Upolu.
Samoa, antes chamada de Samoa Ocidental, tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962. É vizinha de Samoa Americana (território dos EUA), Tonga, Tuvalu, Tokelau (território neozelandês) e Wallis e Fortuna.
Sua pequena população, cerca de 176 mil habitantes,  sobrevive da agricultura de subsistência e da exportação de madeiras. Ainda há o turismo, que movimenta uma parcela laboral significativa da população (quinze por cento).
Para quem resolver se aventurar por lá, importante saber que o clima é úmido de dezembro a abril, sendo seco e frio nos demais meses.
A população desse pequeno país é predominantemente protestante, existindo ainda boa quantidade de católicos e mórmons.
O país se notabiliza também por ter uma forte seleção de rugby que, inclusive nesse ano de 2011 derrotou na primeira fase do mundial a vice-campeã França.
Por fim, insta destacar que Samoa é hoje uma república parlamentarista, depois de ter vivido 45 anos de regime monárquico.

Samoa suprime 30 de dezembro para mudar fuso

Samoa suprime 30 de dezembro para mudar fuso

Objetivo é mudar de fuso e aproximar país dos principais sócios comerciais.
Projeto permitirá a ilha deixar de ser dos últimos lugares onde sol se põe.

Da France Presse
 
A ilha de Samoa decidiu suprimir o dia 30 de dezembro do calendário deste ano e passar diretamente de 29 a 31 deste mês, com o objetivo de mudar de fuso horário e aproximar o país dos principais sócios comerciais na Ásia e Pacífico.
O projeto permitirá a Samoa deixar de ser um dos últimos lugares do mundo onde o sol se põe para e passar a integrar o grupo dos primeiros países a amanhecer.
"Para fazer negócios com a Nova Zelândia e Austrália, estamos perdendo dois dias úteis por semana", afirmou o primeiro-ministro Tuilaepa Sailele Malielegaoi.
"Quando é sexta-feira aqui, já é sábado na Nova Zelândia. E quando nós estamos na igreja no domingo, já estão fazendo negócios em Sydney e Brisbane, na Austrália', completou.
O primeiro-ministro fará um discurso na noite desta quinta-feira, 29/12, e depois disso a ilha passará diretamente a 31 de dezembro.
Samoa, que atualmente está 21 horas atrás da Austrália e 23 da Nova Zelândia, passará a ter um diferencial de apenas uma e três horas, respectivamente.
Os principais sócios comerciais de Samoa são Austrália (81,7%) e Nova Zelândia (10,1%).