terça-feira, 16 de agosto de 2011

PRAGA, A CIDADE DAS 100 TORRES

Vamos falar um pouco de Praga, essa jóia do Oriente, a "Cidade das 100 Torres".

Praga é a capital e cidade mais importante da República Checa, situada na região chamada "Boêmia Central". É cortada pelo rio Vlatava.

Tem uma população estimada em um milhão e trezentos mil habitantes.

Em relação ao futebol, temos dois times principais da cidade: o "Slavia Praga" (Slavia Praha), vermelho e branco cujo símbolo é uma estrela; e o "Sparta Praga" (Sparta Praha), seu maior rival, agremiação de cor grená.

Trata-se sem dúvida de uma dos centros históricos mais lindos e imponentes do mundo, notadamente a chamada cidade velha - "Stare Mesto". A arquitetura de várias nuances impressiona. Ali, temos o gótico, o "art noveau", dentre outras formas de expressão artística. Merece destaque ainda a igreja "Nossa Senhora de Tyn", que, sem dúvida, é um dos marcos de praga em sua expressão gótica (vide foto abaixo).

Praça da Cida Velha. Praga, Repúbica Checa (Stare Mesto)
Dentre os principais pontos turísticos, destacam-se o "Castelo de Praga", a "Ponte Carlos", o "Relógio Astronômico", o "Bairro Judeu" e a "Igreja do Menino Jesus de Praga".

O "Castelo de Praga", na colina Hradcany, é a atual sede da Presidência do país, além de abrigar importantes construções, como a Catedral Gótica de São Vito.


Praga vista a partir da perspectiva do Castelo de Praga.

A "Ponte Carlos" é, talvez, a ponte mais linda da Europa. São várias esculturas durante todo o seu trajeto, além de contar com uma maravilhosa vista da cidade. As esculturas, na verdade, são santos venerados pela população local. Construída no século 14, após a destruição da antiga Ponte Judite por uma enchente, a Ponte Carlos foi, por muito tempo, a única ligação entre a cidade velha ("stare mesto") e o Castelo de Praga.


Ponte Carlos. Elementos religiosos. Praga, República Checa.

O "Relógio Astronômico" (Orloj) é uma jóia do período renascentista. São 600 anos de história. Nele, de hora em hora, há um pequeno show que embala multidões de turistas que se acotovelam em busca de uma melhor visão.

O famoso relógio medieval astronômico - Orloj. Praga, R. Checa

O bairro Judeu é um imenso complexo, que engloba sinagogas, cemitérios e outros pontos de interesse. Ingressos dão direito a todo o complexo, ou podem ser comprados separadamente, dependendo do interesse.

Embora seja uma das cidades mais lindas do mundo, Praga abriga a estátua mais esquisita e inusitada que já vi na vida, em homenagem a um filho ilustre da cidade, o escritor Franz Kafka, autor de "A Metamorfose". Talvez a idéia fosse representar uma metamorfose kafkiana, mas o resultado deixa dúvidas.

Estátua em homenagem à Franz Kafka. Praga, República Checa
Por fim, o menino Jesus de Praga merece uma menção, uma vez que é um símbolo da cidade mundialmente famoso. A igreja fica na Cidade Nova, pouco a frente da Ponte Carlos, do lado oposto ao da Cidade Velha (oposto tendo-se em vista o Rio Vlatva). Curiosidade: ao lado do "Menino Jesus de Praga", encontra-se uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, doada recentemente àquela igreja pelo Brasil.

 Enfim, Praga é, sem dúvida, uma cidade especial, que merece a visita e a fama de "Paris do Leste".