sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ÁFRICA DO SUL - UM PAÍS SURPREENDENTE

África do Sul. A primeira vista, um país que não está na lista de prioridades de ninguém no Brasil. Mas não se enganem. É um destino turístico de primeiríssima linha, unindo natureza, aventura e belas paisagens como poucos lugares do mundo podem oferecer. Existe, sim, e poucos sabem, uma África do Sul extremamente luxuosa, destino de europeus e americanos endinheirados.



A bandeira da África do Sul.

A África do Sul, "South Africa" em inglês (uma das onze línguas oficiais do país, a outra principal é o "Africaner"), é uma república presidencialista, dividida em nove províncias. As principais  são Gauteng (onde se localiza Johanesburgo e Pretória), Mpumalanga ("onde nasce o sol", território dominado pelo famoso Kruger Park) e Western Cape (onde está a lindíssima Cidade do Cabo, a cidade da "Table Mountain").



Cidade do Cabo, com a Table Mountain ao fundo. África do Sul.

Curiosamente, o país conta com três capitais, uma para cada um dos "poderes": Pretória é a capital administrativa (Poder Executivo), Cidade do Cabo é a sede legislativa e Bloemfontein  a capital judiciária.

Pretória, África do Sul

A principal cidade, com maior concentração populacional, é Johannesburgo que, diga-se de passagem, apresenta-se com um alarmante índice de violência. Aliás, não é recomendável andar à noite em nenhum grande centro urbano africano (nem mesmo Cidade do Cabo), uma vez que o turista é facilmente reconhecível como estrangeiro e pode ser vítima de crimes brutais.

O país é reconhecido mundialmente por suas riquezas, notadamente ouro e diamante. O turismo é outra importante fonte de receitas do país, concentrado principalmente na Cidade do Cabo, nas reservas para sáfari (Kruger Park, Pilanesberg, etc), em Sun City (a Las Vegas africana) e nos grandes centros urbanos (Johanesburgo, Pretória, Durban).

Também o seu vinho tem reconhecimento internacional, sendo a região próxima à Cidade do Cabo (Western Cape) a principal produtora da apreciada bebida - Stelenbosch, uma cidade lindíssima, é a capital do vinho sul-africano.

Esportivamente, temos a imensa popularidade do futebol entre os negros e do rúgby entre os brancos, de origem inglesa e holandesa. Mas é importante destacar: o rugby parece cada vez mais se tornar o esporte mais popular, com intensa mobilização em torno do time "springbok", como é carinhosamente conhecida a seleção sul-africana da modalidade, bicampeã mundial (1995 e 2007), atualmente (2011) defendendo o título na Nova Zelândia.

Mundialmente a África do Sul é famosa pelos terríveis acontecimentos do apartheid, o regime de segregação racial de negros que produziu uma das maiores atrocidades contra os direitos humanos . O símbolo da luta contra esse regime, Nelson Mandela, ainda está vivo e é um baluarte da democracia e dos direitos humanos.

Não se pode esconder o fato de que ainda existem graves problemas sociais na África do Sul, ainda que bem menores se comparados ao restante do continente africano, notadamente a região subsaariana. Não se vê no território sul-africano as mazelas da fome da mesma maneira que em países como Somália, Etiópia e Eritréia. Existe sim, mas em um nível de intensidade inferior. Mas, como já disse alhures, ainda há uma violência muito significativa nos maiores centros urbanos do país, fruto de problemas ligados ao desemprego.

Mas não só de problemas sociais e más lembranças vive a África. Após a Copa do Mundo de 2010, pode-se perceber que o legado de infra-estrutura que o país alcançou com o torneio é digno de nota. Os dois aeroportos principais do país, OR.Tambo (Johanesburgo) e de Cape Town, contam com uma estrutura bastante parecida com aeroportos dos principais centros mundiais desenvolvidos. A malha rodoviária também impressionou muito, com estratas amplas e bem conservadas.

E, a título de arremate, em assunto que será esmiuçado em posts a seguir, temos que mencionar o importante Kruger Park, o mais completo parque sul-africano, com toda a sua rica fauna, notadamente os "big five" - leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte.

Enfim, há muito ainda a se falar sobre esse imenso e maravilhoso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário