sábado, 11 de junho de 2011

VIENA, A BELA CAPITAL AUSTRÍACA

Vamos falar um pouco de Viena, a belíssima capital da Áustria, às margens do famoso Rio Danúbio.

Viena (Wien, em alemão, língua oficial do país) é a capital e principal cidade austríaca. Conta com um milhão e seiscentos mil habitantes, tendo sido escolhida, em 2007, como a melhor cidade do mundo para se viver.

Concordamos com esse título. Com um sistema de transportes perfeito, além de um centro histórico maravilhoso e ainda, de quebra, com a beleza do Danúbio de contraponto, Viena é quase perfeita. Mais perfeita como cidade seria difícil. Lá tudo funciona bem e de maneira eficiente.

Além de tudo, os austríacos são extremamente austeros e discretos.

O Centro Histórico de Viena é um dos mais impressionantes da Europa. Não sem razão foi considerado pela UNESCO "Patrimônio Mundial da Humanidade". Nesse centro, destaca-se, sem dúvida, a belíssima catedral gótica de Santo Estevão (Stephansdom). Simplesmente deslumbrante!


Cúpula da Sthefansdom. Viena, Áustria


A capital austríaca também tem como pontos altos os jardins do Belvedere e o prédio da Prefeitura.

Palácio Belvedere. Viena, Áustria

Além desses pontos históricos, merece também destaque o "Palácio Imperial dos Habsburgos". Imperdível.

Mas quem merece a fama que tem é justamente o "Palácio de Schonbrunn", construído no século XVII por Leopoldo I para ser uma casa de veraneio e aperfeiçoado por Maria Tereza, todos da dinastia dos Habsburgo. Maria Tereza que viria a ser mãe de Maria Antonieta, aquela que casou-se com Luís XVI e teve sua cabeça guilhotinada.

Palácio de Schonbrunn. Viena, Áustria.
Curiosamente, há notícias de que nesse palácio viveu a arquiduquesa Leopoldina, que foi casada com Dom Pedro I.

Em Schonbrunn há também muita história de Sissi, ou Elisabeth da Áustria e da Hungria, que foi casada com o imperador Francisco José. Extremamente vaidosa, era considerada uma das mulheres mais belas do mundo. Não se deixou fotografar depois dos trinta e um anos para manter sua áurea mítica. Foi imortalizada no cinema em três filmes estrelados por Romy Scheneider.

Enfim, Viena, além dos concertos, tem muita história para contar. Vale muito a pena a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário