sexta-feira, 24 de junho de 2011

BUDAPESTE - A PÉROLA DAS ÁGUAS

Budapeste (Budapest, em húngaro), a capital da Hungria, é talvez a cidade que mais impressiona pela beleza no leste europeu. Formada da união das cidades de Buda e Obuda, na margem direita do Danúbio e de Peste, na margem esquerda do mesmo rio, é a sexta maior cidade da União Européia.

Curiosamente, poucas pessoas sabem da existência da cidade de "Obuda", afinal o nome da capital é decorrente da junção "Buda" e "Peste".

Impressionante a beleza desta cidade vista de cima, do famoso "Castelo de Buda" (parte alta da cidade).

Visão noturna do Castelo de Buda.
Logo se percebe a extraordinária arquitetura do Parlamento magiar do lado "Peste", sem dúvida um dos monumentos mais lindos do mundo.

Parlamento Húngaro. Lado peste de Budapeste.

Aliás, falando de monumentos, uma dezena deles forma o que há de melhor na capital magiar.

Do lado "Peste", destacam-se: o já mencionado "Parlamento"; a "Praça dos Heróis"; a "Ópera", a "Termas Géllet" e a "Basílica de Santo Estevão", sem dúvida a igreja com um dos interiores mais bonitos que já vi na vida.

Por seu turno, do lado "Buda", destacamos: o "Castelo de Buda"; o "Bastião dos Pescadores", cuja visão do Danúbio e de "Peste" é esplendorosa e a "Igreja de São Matias", esta com um lindo exterior.

Turisticamente, a rua "Vati Utca" concentra o grosso da parte comercial da cidade, embora o comércio de luxo se concentra em outras avenidas.

Outrossim, as pontes que ligam Buda a Peste nos mostram visuais extremamente belos.

Historicamente, temos fatos marcantes dessa cidade. Muitos acontecimentos relevantes ocorreram ali, inclusive batalhas ocorridas durante a "Segunda Grande Guerra", dada a sua posição central na Europa. Segunda Guerra que causou feridas extremas, a ponto de muitos edifícios históricos terem ruído, sendo substituídos por prédios estilo "caixotão", típicos do comunismo. Onde há um "caixotão" em meio a prédios históricos, é sinal de que ali caiu uma bomba.

Importante destacar que o comunismo reprimiu uma das mais importantes revoluções do século XX: a "Revolução de 1956". Nesse movimento, buscavam os húngaros, sob a liderança de Emri Nagy, livrarem-se das amarras do regime soviético. Infelizmente, o movimento restou abafado, com seus líderes morrendo enforcados. Muitas mortes e a manutenção do comunismo, que veio a sucumbir apenas no início dos anos 90. Também essa derrocada da "revolução" foi responsável pelo fim do famoso time húngaro de Puskas, Kocsis e Hideguti, vice-campeão da Copa de 1954 e um dos maiores times da história do futebol. Puskas foi jogar seu belo futebol na Espanha, no lendário Real Madrid várias vezes campeão europeu nos anos 60.
Pode-se dizer também que Budapeste é a "capital das águas", famosa por suas piscinas termais e pela existência de abundante água subterrânea, em toda a cidade. Aliás, muitos turistas apreciam os passeios às cidades subterrâneas existentes.

Enfim, é essa a Budapeste que emerge num novo caminho, um caminho de esperança, a caminho de se tornar uma das cidades mais visitadas e admiradas do mundo.

No próximo post, algumas curiosidades sobre a Hungria, esse país que é considerado o mais "azarado" do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário