quinta-feira, 24 de março de 2011

COLONIA DEL SACRAMENTO

Para quem vai a Buenos Aires, uma dica interessante é dedicar um dia para visitar a cidade de Colonia del Sacramento, no Uruguai, declarada "patrimônio histórico mundial" pela UNESCO em 1995.

Côlonia tem um ar bucólico e carros antigos. Cidade histórica.
Trata-se de uma cidade colonial dominada primeiramente por portugueses (construída pelos lusos, que na época se chamava "Novo Colônia del Santíssimo Sacramento"), depois por espanhóis, fundada há mais de trezentos anos a beira do Rio do Prata, um dos maiores rios do mundo em extensão (é o oitavo).

Curiosamente, foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, governador da Capitania do Rio de Janeiro. Foi somente em 1777 que Colônia foi cedida à Espanha, muito a contragosto, diga-se, já que a cidade possui uma localização estratégica do ponto de vista comercial.


Incrivelmente preservada, tem uma arquitetura parecida com Lisboa antiga e um ar bucólico bastante interessante.






Além do centro histórico, que tem muitos locais de interesse (Portón de Campo, Calle de Los Suspiros, Paseo de San Gabriel, Plaza Mayor 25 de Mayo, Plaza de Armas, Iglesia Matriz, Convento de San Francisco, Puerto Viejo e Teatro Bastión del Carmen), há ainda 8 museus históricos. Vale aqui destacar que há bilhete que cobre a entrada para eles. São eles: Museo Portugues (fechado quarta), Museo Municipal (fechado terça), Archivo Regional (fechado sábado e domingo), Casa Nacarello (fechado terça), Museo Indígena (fechado quinta), Museo del Azulejo (fechado quinta), Museo Espanhol (fechado quinta) e Museo Paleontológico (fechado segunda, terça e quarta). Percebe-se que a sexta-feira é o único dia em que se pode visitar todos os museus.

Colônia é, assim, uma excelente opção para um passeio tipo "bate e volta" a partir de Buenos Aires, já que as embarcações que cruzam o Rio do Prata podem fazer o percurso até em uma hora (notadamente o Buquebus, o maior deles). Existe opção de cruzeiro por três horas, que seria pouco vantajoso para um passeio "bate e volta".

Para atravessar o Rio da Prata, três empresas disputam a preferência do consumidor: a Buquebus (a maior delas), a Seacat e a Colonia Express.

Usei o Buquebus e achei interessantíssimo. Apesar de ser o mais caro das três opções, é uma embarcação mais confortável, com ótima localização do porto (continuidade da avenida córdoba) e com um free-shop bacana.

O interior do Buquebus.
 Já o Colonia Express fica um pouco mais afastado - perto do dique 1 de Puerto Madero, e há relatos de que problemas ocorrem com mais frequência.

Seacat, por sua vez, é uma opção boa também, mas o barco é menor, menos confortável e com um free-shop também mais reduzido. Fica na mesma posição do buquebus e é mais barato.

Serviço

Colônia del Sacramento

180 km a oeste de Montevidéu; 50 km de balsa a partir de Buenos Aires.  
Ótimo passeio bate-volta a partir de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário