domingo, 16 de janeiro de 2011

ÉFESO, AS RUÍNAS MAIS BELAS DA TURQUIA

 Éfeso, a famosa cidade antiga, é talvez as ruínas que mais me agradaram em terras turcas.

Situada próxima a Selçuk, na Turquia, Éfeso já foi uma das grandes cidades da antiguidade. Alguns falam que a cidade já teve mais de quatrocentos mil habitantes. Era um importante centro comercial da Ásia Ocidental, séculos antes do nascimento de Cristo.

Para se chegar até as ruínas de Éfeso, existem duas maneiras: a primeira, a partir de Izmir, em uma viagem de uma hora de carro ou táxi (trecho de 74km); a segunda, por Kusadasi, porto onde atracam a maioria dos navios (19 km).

Em Éfeso estava localizado uma das sete maravilhas do mundo antigo: o "Templo de Artêmis" (ou "Templo de Diana"). O Templo foi feito em homenagem à deusa grega da caça e dos animais selvagens Artêmis. Media 138 metros de comprimento e abrigava esculturas importantes.

Outrossim, merece destaque o fato de que Éfeso faz parte do que se convencionou chamar "as sete igrejas do apocalipse". As sete igrejas, segundo interpretação difundida, foram, na verdade, sete comunidades mencionadas no Apocalipse de João. O que João escreveu no famoso livro foi enviado para as sete comunidades.

Destaca-se também que João, o santo, viveu em Éfeso e escreveu ali os quatro livros do Novo Testamento.

Vale visitar também o anfiteatro romano, um dos maiores da antiguidade, além da famosa Biblioteca de Celso.

Biblioteca de Celso. Éfeso, Turquia.

Anfiteatro romano. Éfeso, Turquia.
Curiosidade: na Rua de Mármore, a principal de Éfeso, podem ser vistos os mecanismos utilizados na antiguidade no que se refere à água encanada.

Enfim, trata-se de um passeio cinco estrelas imperdível em território turco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário