sábado, 15 de janeiro de 2011

10 PASSEIOS INTERESSANTES NO TERRITÓRIO TURCO

A Turquia é realmente um país com muita cultura, muita coisa interessante para se ver. Tentarei resumir alguns outros passeios interessantes:

1. Tróia - A mítica cidade talvez esteja na Turquia. Bem, ninguém tem provas disso, mas o fato é: as ruínas do local são interessantíssimas e se tem algum lugar no mundo onde possa ter ocorrido a lenda de Homero (Ilíada), é definitivamente ali. Fica próxima à Çanakkale.

O cavalo de Tróia,  presente de grego.


2. Bérgama (Pérgamo) - Ruínas interessantíssimas, vale a visita. Uma das "Sete Igrejas do Apocalipse", localizada na região do Mar Egeu, Pérgamo foi construída no século VIII a.C. Merecem destaque no conjunto artístico o "Altar de Zeus", o "Teatro" e o "Templo de Trajano" .

Pérgamo. Templo de Trajano



3. Konya - Interessantíssimo o "Museu Mvelana"  nessa cidade que mais parece um pedação do Irã do que propriamente uma cidade turca moderna. Nesse museu, encontramos também um pouco da história dos "dervixes rodopiantes". Mevlana, vale destacar, era praticamente do sufismo, uma parte contemplativa do Islã, que prega a aproximação do Deus por meio de músicas e cãnticos - prática proibida em muitos países do Islã pela Sharia.


Museu Mevlana. Konya, Turquia.



4. Caravançará (Caravanserai) - Vale a pena conhecer os antigos locais em que os comerciantes descansavam. Existe um maravilhoso, chamado Sultanhani, muito bem preservado..

Aspecto do Caravançará  Sultanhani, o mais bem preservado da Turquia.


5. Casa da Virgem Maria - Segundo os turcos, Maria viveu em uma colina perto de Éfeso, levada por São João Evangelista. Um lugar realmente encantador, vale nem que subida vertiginosa. Ao chegar lá, deparamo-nos com uma casinha bem simples, mas com muita história para contar. Água benta, pedidos, venda de indulgências. Um lugar bastante bacana. De lá, é possível postar cartões postais para o Brasil, com a certeza de que chegarão ao destino (ao contrário de outros lugares na Turquia).

Água benta na famosa Casa da Virgem Maria.  E vamos que vamos!
6. Nemrut Dag ou Monte Nemrut- Estátuas colossais construídas no topo do Monte Nemrut, o local é considerado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Foram construídas anos antes do nascimento de Cristo, pelo rei antióquio Teo, que mandou cortar três esplanadas (leste, oeste e norte) para fazer a obra. Hoje, o turista pode visitar o que restou das esplanadas leste/oeste, já que da norte nada se salvou.

7. Safranbolu - Outro local turco declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, dada a sua importante herança arquitetônica otomana. Fica na região do Mar Negro.

8. Castelo de São Pedro em Bodrum - Bodrum é a nova denominação de Halicarnasso, cidade que possuía o Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Hoje, o Castelo de São Pedro é a sua maior atração, contendo exposições espetaculares de apetrechos recolhidos de antigos naufrágios.

9. Mesquita de Selimiye em Edirne.- Maior e mais notável complexo otomano. Edirne foi a capital otomana até a tomada de Constantinopla (hoje Istambul), em 1453. A Mesquita é uma das maiores atrações da Turquia.

10. Anfiteatro romano em Aspendos -  Perto do Mediterrâneo, o anfiteatro de Aspendos é o mais bem preservado da Turquia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário