sábado, 8 de janeiro de 2011

A MÍSTICA E ESTONTEANTE CAPADÓCIA


Capadócia (em turco, Kapadokya). O mais exótico e deslumbrante dos lugares visitados na Turquia, localizado na Anatólia Central.

É um lugar realmente único, cujas formações geológicas sao resultados de fenômenos vulcânicos e erosão.

Chama a atenção os desenhos em forma de chaminés (as "peri bacalari", ou, "chaminés de fadas"), muitos lembrando figuras conhecidas, como a de Nossa Senhora, a parecida com um camelo, etc. Algumas formações atingem impressionantes 40 metros de altura. Foram formadas há mais de 30 milhões de anos, a partir de cinzas vulcânicas solidificadas e depois desgastadas em um material de fácil erosão chamado "tufa". É um deleite para os turistas visualizar tão estranhas formações rochosas!

Figura cônica parecida com Nossa Senhora. Capadócia.


Os "apartamentos" da Capadócia.
Goreme, patrimônio mundial da humanidade, vale uma visita, por ser o ponto alto da região. A cidade, construída nas pedras, não é patrimônio cultural da humanidade por acaso. Chama a atenção  em Goreme as igrejas esculpidas nas pedras, como a Igreja de Tokali, a Igreja de Karanlik, a Igreja de Yilanlt, a Igreja de Elmalt (aqui temos os afrescos mais sofisticados e bonitos) e a Igreja de Santa Bárbara. Trabalhos artesanais maravilhosos, sem dúvida!

As capelas, encontradas em toda a região onde nasceu São Jorge, tem decoração requintada e demonstra a força religiosa existente neste local desde tempos remotos, por volta do século IV d.C.

Pintura na parede em igreja da Capadócia. Uma maravilha!

Outra atração bastante visitada, e importante, de Goreme, é justamente o Mosteiro de Kizlar, formação rochosa perfurada onde monges viviam e trabalhavam. Curiosidade: os monges, para atingirem andares mais altos, utilizavam, por fora, escada ou andaimes, já que não existiam escadas internas.


Cidade de Goreme. Patrimônio histórico mundial e sítio arqueológico único.

Merecem destaque também, nesta mesma região, as cidades subterrâneas, subterfúgios das civilizações mais antigas que ali viviam, temerosas de ataques inimigos. É fantástico ver como viviam os antigos, em condições as vezes improváveis. Tinha depósitos, igrejas, interessantes sistemas de ventilação e aposentos. Milhares de pessoas, chegando a 10.000 seres humanos em alguns casos, em um lugar tão pequeno e apertado! Impressionante!


Saída de uma cidade subterrânea.  Um passeio asfixiante!
Importante destacar que o balonismo é uma forma de sustento na região, impulsionado pelas belas paisagens. É impossível não ficar maravilhado com tantas belezas vistas do alto! É a melhor forma de se conhecer a região. Embora perigoso, vale o risco.


Balões de ar quente na Capadócia. O mais belo dos passeios na região!

Paisagem dominada por balões na Capadócia. E os lindos "chaminés de fadas".
As duas cidades principais da região são Kayseri e Nevsehir. Nevsehir é a capital. Urgup é outra cidade que se destaca, já que há muitos hotéis por ali, sendo base para as expedições pela  região.

Enfim, a Capadócia revela-se linda e misteriosa, sendo o lugar mais fascinante e emblemático de todos os visitados na Turquia.

2 comentários:

  1. Olá Carlos,

    Adorei a atualização acerca da Capadócia. Acho que é o lugar que mais gostei de conhecer "viajar" no seu blog... Confesso que não sabia que as formações geológicas são decorrentes de "cinzas vulcânicas solidificadas e depois desgastadas em um material de fácil erosão chamado "tufa". Seu blog realmente é maravilhoso.... É uma fonte de informação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito obrigado, de coração, pelas palavras elogiosas.
    É com leitores assim que o blog cresce e a vontade de escrever aumenta.
    É verdade, a questão da tufa é interessante. Mais uma curiosidade, ligada ao material calcário: vc sabia que existe uma cidade no mundo apelidada de "cidade rosa"? É Yerevan, a capital da Armênia (antiga república da União Soviética). Lá, grande parte das construções utilizou-se da chamada "tufa rosa". Muito legal!
    Um grande abraço e fique com Deus!
    Carlos

    ResponderExcluir