sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ANCARA, A MODERNA CAPITAL TURCA

Vamos falar um pouco agora da capital turca, Ancara (leia-se "Âncara"), sede do governo e importante centro industrial.

Desde o aeroporto, percebe-se uma cidade planejada, tranquila e, paradoxalmente, moderna e antiga. No seu aspecto moderno, lembra muito Brasília, com suas grandes avenidas e a grande quantidade de concreto. É a segunda maior cidade do país, com cerca de quatro milhões e quatrocentos mil habitantes. 

Mas a cidade, anteriormente chamada de Ancyra, embora hoje seja moderna, tem monumentos bastante antigos (por exemplo, o "Templo de Augusto e Roma", que data de 20 a.C).

Vale dizer, a Anatólia, onde está situada a cidade, é um verdadeiro berço das civilizações. 

Dois lugares, no entanto, são interessantes para visitação: Mausoléu de Ataturk e o Museu das Civilizações da Anatólia (Anadolu Medeniyetleri Müzesi).

Kemal Ataturk foi o fundador da atual Turquia (1923). Ele, com sua visão de grande estadista, transformou e unificou o país. Por isso, é hoje reverenciado pelos turcos, tendo cada cidade uma estátua do famoso general. O seu "Mausoléu", na capital, é uma obra do tamanho de seu prestígio. Aliás, foi Ataturk o responsável por transformar Ancara em capital do país, além de modernizá-la nos moldes ocidentais.


Mausoléu de Ataturk. Ancara, Turquia

Já o Museu das Civilizações da Anatólia, localizado no Castelo de Ancara, possui uma magnífica coleção de artefatos e peças rupestres, do paleolítico, neolítico e de outras civilizações que viveram nessa região especial do mundo. Destaque para algumas peças dos hititas, civilização que viveu por aquelas bandas dois milênios antes de Cristo. Vale a pena visitar.

Entrada do museu.

Peça bastante antiga.

Atrações do Museu das Civilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário